As formas de liderança de equipes têm sido tema em diversos congressos, reuniões formais e informais e, principalmente, entre os colaboradores. Dependendo da metodologia adotada, a gestão de equipes pode ser uma atividade árdua ou enriquecedora. Para que a experiência seja favorável a todos, o mindful leadership está despertando um novo modelo de gestão.

Traduzida como “liderança consciente”, esse modo de gerir equipes é o oposto de todas as formas desenvolvidas até então. Sua principal característica é a atenção ao que está acontecendo internamente na equipe. Solucionando problemas dessa ordem, o reflexo é visto também externamente.

Neste texto, vamos detalhar o mindful leadership, apresentando o que é, o que desperta na equipe e seus impactos nas organizações. Interessado? Então não perca a leitura!

Entenda o que é o mindful leadership

Esse conceito propõe uma visão mais aprofundada e abrangente no desenvolvimento da liderança, incluindo o cultivo de virtudes e de uma qualificação do estado interno: a atenção.

O modelo de gestão que ainda é predominante nas organizações baseia-se em estilos comportamentais, ferramentas utilizadas e modelos seguidos. Não que essa forma seja errada, mas o grande motivo de discussões entre especialistas em Recursos Humanos e Psicólogos é como transformar essa estrutura tão consolidada de liderança em uma gestão mais consciente e com atenção plena ao que está sendo executado.

O objetivo principal das pesquisas é que a inovação da liderança está na capacidade de tomar decisões mais racionais e eficazes mesmo sob pressão, por meio de um conhecimento mais aprofundado dos modelos mentais.

A principal ferramenta utilizada para despertar essa liderança consciente é a meditação. Por meio de suas técnicas, é possível conhecer melhor as respostas que a mente fornece nas mais diversas situações e aprender a filtrá-las, de forma que as decisões sejam menos impulsivas.

Saiba o que esse tipo de liderança desperta na equipe

A partir da prática do mindful leadership, o profissional começa a perceber os resultados também no seu time. Como o principal fundamento dessa metodologia é a atenção plena no que está sendo feito naquele momento, os resultados são refletidos em pontos essenciais.

Aumento da criatividade

Não importa quantas atividades serão realizadas ao longo do dia, a atenção exclusiva para a que está sendo feita no momento eleva a capacidade de criar formas de realizá-la ou que seja feita com mais agilidade e qualidade.

O gestor deverá conduzir sua equipe mostrando que a prioridade naquele momento é a tarefa em andamento e que todo o foco deve estar nela. Desenvolver esse pensamento dentro de cada liderado, para que ele se sinta livre para criar, gera uma sensação de bem-estar importante para o resultado final.

Clareza

Conhecer a própria mente e focar no que importa no momento oferece maior clareza para resolver situações muitas vezes complicadas. Em muitos casos, decisões tomadas por impulso não seriam tão efetivas para a empresa.

A liderança consciente desperta no gestor a serenidade necessária para que as soluções sejam tomadas com calma e clareza e os resultados mais efetivos, despertando a confiança entre liderados e seu líder.

Consciência não crítica

Com o autoconhecimento em desenvolvimento constante, o gestor passa a analisar as situações da forma como elas se apresentam, sem criticar as causas ou as pessoas — situações que elevam o nível de estresse —, focando apenas na solução do problema, de forma que ele seja resolvido definitivamente e, a partir disso, criar medidas que evitem que ele aconteça novamente.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Foco para lidar com o ambiente de trabalho

Como a atenção concentrada é o grande objetivo do mindful leadership, ao desenvolvê-la o gestor de pessoas passa a ter mais serenidade, lucidez e prontidão para lidar com acontecimentos internos e externos. Portanto, o foco é o maior aliado na condução das equipes, dos processos e das tomadas de decisões, evitando o automatismo tão frequente no mundo corporativo.

Quando o estresse no ambiente corporativo é controlado por meio da meditação e na prática da atenção concentrada, os profissionais se tornam estáveis e conscientes do seu lugar na empresa e no mundo. Essa visão favorece a liberdade interna de pensamentos, a gestão das equipes e a conexão com a empresa.

A liderança consciente desperta um sentimento pouco divulgado nas empresas: a empatia. Quando um líder desenvolve esse sentimento em seus funcionários, a equipe se torna mais coesa e cooperativa e os profissionais se ajudarão para conquistar os objetivos definidos pela organização e sua liderança, compactuando para o sucesso do negócio.

Conheça os impactos positivos do mindful leadership

Um gestor que utiliza essa ferramenta é capaz desenvolver melhor suas virtudes, pois aprende a focar na atividade que está executando e dar o melhor de si, apresentando melhores resultados. Ao contrário, quando não se concentra e pensa em várias coisas ao mesmo tempo, a probabilidade de tomar decisões precipitadas aumenta e isso impacta os resultados.

Ao aprender a cultivar e conhecer a própria mente, a pessoa começa a reconhecer os sentimentos que aparecem em vários momentos do dia — agitação, ansiedade, orgulho, raiva, lentidão, entre tantos outros que se refletem no desempenho profissional — e, assim, poder decidir se quer ou não continuar com essas variações.

A liderança consciente é uma evolução da gestão no mundo corporativo, em que a prática da meditação, o conhecimento da própria mente e o exercício da atenção plena são fundamentais para que os resultados sejam equipes mais produtivas, motivadas e conscientes de suas atribuições na empresa.

O mindful leadership eleva a liderança para um estágio de consciência plena de suas atividades e como melhorá-las no dia a dia, assim como a evolução na interação com o time, ouvindo e valorizando suas opiniões. As tomadas de decisões se tornam mais eficientes e o gestor, mais presente e com inteligência emocional fortalecida.

Nesse post, conhecemos o mindful leadership — um tema que está sendo discutido mundialmente — a fim de aprofundar o desenvolvimento do conhecimento da própria mente com o objetivo de formar lideranças mais conscientes de seu papel nas instituições e na vida profissional dos colaboradores, pois são os gestores os grandes impulsionadores de pessoas e organizações.

Uma ótima estratégia para liderar com eficiência é exercer o papel de ouvinte, pois os colaboradores são a engrenagem da organização e, quando se sentem importantes nas tomadas de decisões, ficam mais engajados e motivados. Utilizar ferramentas que simplifiquem com qualidade a rotina de ouvir os profissionais torna a gestão mais colaborativa e a comunicação mais transparente.

Assim é a plataforma da Waggl: um novo conceito de pesquisa interativa que preza pela clareza do método — ouvir os profissionais da empresa por meio de uma plataforma de pesquisa pulso online.

Essa inovação aumenta a confiabilidade e agilidade nos resultados, pois são transmitidos em tempo real, das questões relativas ao tema proposto pela empresa em conjunto com a equipe de desenvolvimento da Waggl.

A fim de oferecer a melhor experiência e interatividade entre os profissionais, a Waggl ajuda a tornar o mindful leadership uma conquista agradável e com efeito transformador para o gestor, para a equipe e para o negócio.

Se sua empresa deseja investir em inovações, mas quer saber o que suas pessoas tem a dizer, conheça a Waggl. Entre em contato com nossos consultores e vamos criar uma solução personalizada para o sucesso do seu negócio!

Powered by Rock Convert