O Waggl Harvest 2019 foi mais uma edição de sucesso do evento pioneiro em engajamento e employee voice, orgulhosamente promovido pela Waggl.

O encontro foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2019, em um espaço intimista de Napa Valley, Califórnia — uma região conhecida pelas vinícolas.

Foram dois dias de palestras com especialistas em RH e gestão de pessoas, discussões interativas e compartilhamento de insights, com direito a recepção no Indian Springs Resort, banquetes com ingredientes locais e vinhos californianos premiados. 

E o mais importante: o evento ecoou ainda mais o poder da voz na transformação das empresas, trazendo novas ideias e perspectivas para ouvir os colaboradores.

Vamos ao resumo desse evento histórico?

O que é o Waggl Harvest

O Waggl Harvest reúne os principais líderes e pensadores do mercado de RH global em torno de um foco comum: o poder da voz na transformação das organizações.

Promovido pela Waggl, o encontro é inspirado no conceito de employee voice (voz dos funcionários), que vem mudando as regras do engajamento nas empresas com a participação coletiva.  

Na edição de 2019, realizada em Napa Valley, Califórnia, foram três dias de experiências intensas e muitos insights para a gestão de pessoas.

Considerado um “retiro para os líderes”, o evento repetiu o sucesso de 2018 e deixou uma rica bagagem para os profissionais que compareceram, especialmente no que diz respeito as estratégias de diálogo e escuta ativa nas organizações.

Quem esteve no Waggl Harvest 2019

O Waggl Harvest 2019 teve ninguém menos que Josh Bersin — referência global em consultoria de RH — como orador principal. 

O pesquisador, palestrante e escritor é reconhecido pelo seu trabalho na área de gestão de talentos, recursos humanos, liderança, recrutamento e tecnologia, além de tratar do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Atualmente, ele vive em São Francisco, Califórnia, e atua como consultor para grandes empresas, além de gerir a Bersin by Deloitte

Da própria Waggl, participaram o cofundador e CEO Michael Papay e a CMO e Head de Growth Strategy Alex Kinnebrew.  

Da área de consultoria, os convidados foram:

Para compartilhar seus cases e ideias, também tivemos os representantes de várias empresas notáveis:

Esse foi o time de peso selecionado para compartilhar experiências e dar o tom do Waggl Harvest 2019. 

Cases de sucesso apresentados no Waggl Harvest 2019

Não faltaram cases de sucesso inspiradores nas falas dos convidados no Waggl Harvest 2019.

Confira alguns destaques do evento. 

Freddie Mac

A Freddie Mac, empresa pública de empréstimos dos EUA, é um dos grandes cases de sucesso da Waggl.

Sua apresentação foi baseada na jornada da empresa pela employee voice, que começou com a ativação da voz dos colaboradores.

Apesar de sempre ter utilizado as pesquisas internas, o RH nunca havia ido além na transparência e coleta de feedback.

Mas, com a implantação da Waggl, a Freedie Mac evoluiu da distante avaliação de engajamento para diálogos autênticos e diretos com seus colaboradores. 

Em sua apresentação, intitulada “A História da Freddie Mac: Inspirando Talentos da Era da Agilidade”, Dru Fearing resumiu as mudanças na comunicação provocadas pela Waggl e pelo employee voice em sete pontos:

  1. Tom: do secreto ao transparente
  2. Frequência: de mensal a semanal/diário
  3. Relatórios: de exaustivos a segmentados
  4. Foco: de avaliar o passado para moldar o futuro
  5. Resultados: dos abstratos aos concretos
  6. Direção: do leader-driven ao employee-driven
  7. Reação: do “esperar para ver” para o “fazer algo a respeito”.

3M

A apresentação da 3M teve histórias notáveis sobre a transformação cultural da empresa após a implementação da Waggl.

Segundo a Dr. Kathryn Coleman, a organização destravou as vozes de seus funcionários com a promoção de uma escuta ativa em 75 países, gerando 27 mil novas ideias e 232 mil votos na plataforma.

Como resultado, a comunicação se tornou mais transparente e a empresa coletou diversos insights para enriquecer seus projetos, além de acelerar a cultura de pertencimento e participação coletiva

Heineken

O case da Heineken também é motivo de orgulho para a Waggl, pois mostra como é possível criar um programa de diversidade e inclusão do zero com o apoio da plataforma.

No evento, Cat Kennedy contou como a empresa desenvolveu seu programa a partir das pesquisas pulso, coletando ideias de quase 200 colaboradores e contabilizando mais de 1000 votos

Dessa forma, os funcionários puderam co-construir a estratégia, garantindo uma cultura mais diversa e inclusiva

PepsiCo

Na palestra da PepsiCo, o enredo foi sobre a revitalização global dos valores da empresa.

Para entrar no caminho responsivo e ágil da employee voice, a organização ouviu mais de 260 mil pessoas, em 17 idiomas, durante 6 semanas, soltando 255 pulsos, que geraram 12 mil ideias e perspectivas.

Os números impressionam e mostram que a participação coletiva é uma realidade, mesmo em empresas globais de grandes proporções — que formam imensas comunidades.

UC Health

Os representantes da UCHealth movimentaram a Waggl Harvest compartilhando seu trabalho de mais de dois anos para promover a escuta ativa entre os funcionários.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

A apresentação incluiu dados para provar que os líderes que usaram diálogos significativos e transparentes conseguiram aumentar o engajamento da equipe — enquanto que, os que não usaram, presenciaram a queda livre da motivação.

A conclusão foi que a qualidade da conversa reverbera na qualidade dos relacionamentos, e que a soma dos diálogos cria o poder de agir coletivamente

Frases marcantes do Waggl Harvest 2019

Foram tantas frases marcantes durante o Waggl Harvest, que vale a pena compartilhar os destaques.

Acompanhe as palavras mais inspiradoras:

“As habilidades mais desejadas do momento são exclusivamente humanas: empatia, escuta e comunicação oral efetiva”. —  Josh Bersin

“A habilidade de ouvir, se adaptar e se comportar de forma que todos confiem em você é a coisa mais importante para seus funcionários.”—  Josh Bersin

“Os líderes não precisam engajar seus times dando respostas prontas para tudo. Eles apenas precisam se esforçar em dialogar. O Employee Voice cria o contexto e os motivos para ter essas conversas.” — Mike Taylorson

“O quanto você conversa com os seus funcionários, seguramente, impacta na pontuação do seu engajamento anual.” — Conrad Chun

“É necessário trabalhar a autoestima e a confiança do líder sobre si mesmo para que ele possa aceitar a escuta de seus liderados.” — Linda Aldredd

“A moral da minha história é: apenas faça! Nosso super-herói é o Employee Voice… nosso pessoal está falando e é melhor que a gente ouça.” — Cat Kennedy

Tendências e insights do Waggl Harvest para o RH

Para finalizar nosso resumo do Waggl Harvest 2019, reunimos algumas das principais tendências e insights de palestrantes para o RH.

Confira as lições mais valiosas do evento.

Desenvolva líderes para guiar a mudança

Vários palestrantes destacaram a importância de desenvolver a liderança para dar voz aos colaboradores.

Afinal, os líderes serão os embaixadores da cultura colaborativa, responsáveis por empoderar seus liderados e criar os diálogos transformadores na empresa.

Isso ficou ainda mais claro na apresentação da Epidemic Leadership’s, que explorou os princípios biológicos do engajamento e o poder epidêmico do employee voice promovido pelos líderes. 

Sobre a função da Waggl nesse processo, Josh Bersin foi categórico: “Se você deixar que seus liderados votem, o CEO não pode ignorar essa manifestação. Um voto é um voto, e você precisa agir a partir dele” — em referências ao sistema de votação da plataforma.

Crie e sustente uma cultura colaborativa

Empresas como Gilead Sciences, Boeing e Texas Children’s Hospital exploraram a segurança psicológica de que os indivíduos precisam para compartilharem sua voz coletivamente. 

A Waggl foi apresentada como a ferramenta ideal para gerar essa conversa e criar o clima de confiança necessários para o diálogo autêntico — uma cultura realmente colaborativa

Para Thaler Pekar, especialista em storytelling, a confiança pode ser alcançada quando as pessoas têm a liberdade de contar suas histórias no contexto empresarial.

Por isso, ela afirma que “a Waggl não é apenas uma ferramenta de engajamento e produtividade, é quase uma ferramenta existencial para gerir uma grande organização”.

Escale a revolução de valores

Para as corporações como Heineken, PepsiCo e 3M, o employee voice em grande escala fez diferença para transformar a empresa de forma global. 

Todas ficaram surpresas com a riqueza dos insights obtidos e a representatividade de diferentes línguas, culturas e níveis dentro da organização. 

É como dizemos: as grandes ideias podem vir de qualquer pessoa dentro de uma empresa — do C-Level ao operacional.

Para ilustrar o poder desses valores, Dan Denison compartilhou a história de uma petrolífera que implementou um plano para combater a crise climática, renovando o senso de propósito de todos os seus colaboradores.

Já o Dr. Russell Robinson falou sobre o case da Alcoa, em que o CEO passou a convocar os colaboradores pessoalmente para pedir conselhos sobre o programa de segurança da empresa.

Prepare-se para o engajamento 3.0 

Um dos conceito mais promissores do Waggl Harvest 2019 foi o engajamento 3.0: o nível de envolvimento e motivação conquistado quando os funcionários têm uma missão e propósito definidos.

Para Josh Bersin, especialmente, nossos conceitos de engajamento estão ultrapassados e precisam ser substituídos por uma ideia de confiança, transparência e empoderamento.

Quando o engajamento 3.0 é alcançado, as pessoas trabalham com a sensação de missão cumprida a cada projeto e têm uma relação de confiança com a empresa, além de plena identificação com seus valores

Ele também deixou claro que a Waggl tem um papel central nessa mudança:

“A Waggl construiu uma plataforma de ação diferente de tudo o que já vi”.  

Para finalizar, Michael Papay ainda discutiu os resultados das pesquisas pulso da Waggl com os convidados.

Não à toa, todos saíram do evento inspirados a amplificar a voz dos colaboradores em suas empresas e revolucionar suas práticas de engajamento.

Agora é esperar pelo Waggl Harvest 2020 — que já está gerando altas expectativas no mundo do RH.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert