Promover o reconhecimento profissional é fundamental para estimular a equipe, motivar os colaboradores e melhorar o desempenho da empresa.

Um elogio recebido por um bom trabalho é um estímulo tão valioso quanto uma comissão financeira. É extremamente recompensador para o funcionário quando o gestor reconhece todo o empenho dedicado àquela tarefa na hora de analisar o resultado.

As instituições devem implementar culturas organizacionais nas quais os responsáveis pelos setores entendam a importância de expressar o seu contentamento.

Da mesma forma como são feitas críticas a algo que deixou a desejar, é preciso enaltecer entregas que superem as expectativas. Silêncio não é sinônimo de elogio.

Um colaborador que percebe na empresa uma preocupação com seu bem-estar e encontra na instituição o reconhecimento profissional que procura certamente terá um engajamento maior e, consequentemente, resultados ainda melhores.

Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura do artigo:

A importância do reconhecimento profissional

Somos motivados por recompensas desde pequenos. Quando damos a primeira engatinhada ou proferimos as primeiras sílabas, provocamos comemorações e recebemos incentivos dos nossos pais.

O ser humano é movido a estímulos desde sempre. Fatores biológicos também confirmam a importância do reconhecimento.

Cientistas mapearam quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos que, juntas, provocam a sensação de felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Cada uma tem um efeito e, dentre elas, destacamos aqui a dopamina.

O professor de Psicologia na Universidade de Connecticut (EUA), John Salamone, afirma que um baixo nível de dopamina tem influência no desempenho dos indivíduos. A falta dela faz com que as pessoas sejam menos propensas a trabalhar por um propósito.

Por outro lado, quando acionada, apresenta reflexos positivos na motivação.

Salamone explica que dentre os gatilhos ativadores da dopamina estão o reconhecimento e a conquista. A cada etapa cumprida dentro de um plano de metas e a celebração desse passo — que inclui o reconhecimento dado a isso — a substância é acionada e provoca a sensação de felicidade.

Como você viu, existe uma herança emocional desde a mais tenra infância e uma explicação científica para o sentimento de orgulho ao termos nossos feitos reconhecidos.

Esses fatores mostram que, além de manter um ótimo clima no ambiente de trabalho, o reconhecimento profissional é uma construção histórica e um processo biológico de motivação.

Por isso, sua importância é tão grande na vida profissional de cada colaborador. Sendo assim, que tal continuar lendo este post e conhecer algumas dicas para reconhecer os seus colaboradores profissionalmente?

As formas de motivar os funcionários pelo reconhecimento profissional

Afinal, como promover o reconhecimento profissional dentro da empresa?

Confira as principais formas de fazer isso:

Destaque o papel de cada um na organização

Valorize a função que o trabalhador desempenha dentro da instituição. Todos são parte de uma engrenagem que precisa estar em sintonia, desde o mais alto executivo até o funcionário do serviço operacional.

Enalteça os pontos fortes da tarefa bem executada

Pontue quais foram as ações que mais geraram valor dentro do escopo de cada atividade na qual a empresa obteve êxito. Elogios bem direcionados são mais produtivos que agradecimentos genéricos.

Gerencie as expectativas

Alinhar a expectativa do colaborador à realidade é uma parte muito importante do trabalho do gestor. O funcionário que espera demais de uma ação pode se frustrar facilmente e não alcançar o reconhecimento desejado.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Estimule projetos pessoais

O trabalho em equipe é essencial para o dia a dia de qualquer organização, mas incentivar ideias próprias e dar a oportunidade do trabalhador desenvolver um projeto individual trará benefícios não só para ele, como também para a empresa.

Desde que essa atividade paralela não impacte negativamente nas suas responsabilidades coletivas, ela vai colaborar para que o funcionário se sinta valorizado e encontre a felicidade no trabalho.

Desafie seu colaborador

Tire o empregado da zona de conforto propondo uma atividade inusitada e que seja incomum em sua rotina.

De preferência, algo que faça com que ele busque novos conhecimentos e interaja com outras pessoas que não sejam do seu círculo de convívio. Isso vai expandir o entendimento que ele tem da empresa e mostrar que você confia no trabalho que ele desenvolve.

Forneça feedbacks produtivos

Dar o retorno ao trabalhador com elogios é sempre ótimo. Contudo, mesmo na hora de fazer alguma crítica, transforme isso em um momento positivo.

Mostre onde foram cometidos os erros e aponte as possíveis soluções para que o seu colaborador consiga superar os obstáculos quando voltar a encontrá-los.

Organize eventos internos de confraternização

Nem só de reuniões vive a empresa: lembre-se disso se quiser gerar reconhecimento profissional.

Propiciar momentos lúdicos aos seus colaboradores e desfrutar desses momentos junto a eles é uma ótima forma de reconhecer o trabalho duro.

Essa pode ser a ocasião perfeita para elogiar publicamente e de forma natural um funcionário que tenha se destacado.

Tire seu pessoal do escritório

Periodicamente, envolva sua equipe em atividades ao ar livre. As sugestões podem incluir desde um tradicional piquenique com a família até uma opção mais ousada, como uma escalada radical em um local fora da cidade.

Essas vivências criam vínculos emocionais, fortalecem a união entre os funcionários e promovem o engajamento deles com a empresa. Um colaborador que percebe que a companhia cuida dele terá um comportamento recíproco, além de se sentir valorizado.

Tudo isso ajuda a construir uma cultura organizacional de valorização do funcionário. No entanto, é preciso medir esse reconhecimento e aproveitá-lo da melhor forma para potencializar a produtividade da empresa.

Para isso, existem plataformas inteligentes de coleta de feedback que entregam dados compilados e facilitam a vida do gestor.

A tecnologia como aliada do reconhecimento profissional

Reconhecimento profissional passa obrigatoriamente por ouvir a equipe e saber orientá-la da melhor forma. Existem, hoje, diversas opções de Software as a Service (SaaS), entregando dados que auxiliam os responsáveis na escolha da melhor abordagem na hora de passar e receber os feedbacks.

Ter um sistema que dê voz em tempo real aos seus colaboradores, conferindo veracidade às informações ao garantir o anonimato das opiniões e baseado na metodologia do crowdsourcing, contribuirá para o alinhamento rápido dos diferentes setores — e, a partir da coleta de dados, para a implementação de ações com o imediatismo que o mercado exige.

Além disso, seu feedback profissional contará com uma importante ferramenta para embasamento e organização de dados. Uma pesquisa interna realizada com um SaaS eficiente, por exemplo, é uma forma de medir o ambiente da organização e envolver todos os colaboradores nos processos decisórios.

Viu o enorme valor que o reconhecimento traz para o relacionamento da empresa com o funcionário? Vínculos formados entre profissionais competentes e bons líderes passam impreterivelmente por conhecer as necessidades de cada um e aprender com isso.

Valorize as possibilidades de escolha dos seus colaboradores. E estimule o reconhecimento profissional não só descendente, mas também entre os diferentes setores da empresa.

Uma equipe que sabe valorizar seus integrantes é uma equipe mais forte.

Gostou do post? Para continuar por dentro de assuntos relevantes para sua organização e de novidades nas áreas de gestão, estratégia e tantos outros temas, siga nossas redes sociais e faça parte da nossa comunidade — estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert