A transformação digital já é realidade em todas as empresas — algumas estão mais avançadas, outras dando seus primeiros passos.

Seja qual for a sua posição nessa jornada, você deve estar atento às oportunidades que as novas tecnologias trazem para os negócios.

Ao contrário do que se pensa, esse processo não se resume a usar ferramentas futuristas, e sim buscar novas formas de empregar a tecnologia para agilizar processos e melhorar os resultados.

Neste artigo, você vai entender o que significa transformação digital atualmente e como você pode acelerar o processo na sua empresa.

Continue lendo e atualize sua gestão. 

O que é transformação digital?

Transformação digital é o uso de novas tecnologias digitais para criar ou modificar processos de negócio e experiências nas empresas. 

Ou, na definição da consultoria BCG:

“É uma mudança fundamental nos negócios, uma metamorfose, que revoluciona o modo como as empresas geram valor para seus sócios e stakeholders, por meio de tecnologias digitais e novas formas de trabalhar todos os aspectos da organização.”

Mais do que agregar as últimas tecnologias à estrutura da organização, esse processo transforma profundamente a cultura organizacional, adequando o mindset aos novos desafios do mercado na era digital.

Além disso, não se resume a passar “do analógico para o digital”, como pensam alguns gestores.

Na realidade, a transformação digital agrega valor a todas as atividades de uma empresa, desde a automatização de uma tarefa do financeiro até a personalização da experiência do consumidor. 

Ou seja: na empresa digital, temos muito mais controle e possibilidades de inovação e otimização, graças aos dados acessíveis e à integração de informações. 

É possível, por exemplo, processar grandes volumes de dados de clientes e segmentar ofertas altamente personalizadas, prever as intenções de compra ou criar um novo canal de atendimento na rede social do momento. 

Internamente, a transformação digital permite agilizar o fluxo de trabalho e integrar as áreas da empresa como nunca — e não há limite para o que se pode fazer com as novas ferramentas. 

5 oportunidades da transformação digital nas empresas 

A transformação digital traz inúmeras oportunidades para melhorar a eficiência e alavancar o crescimento das empresas.

Veja algumas das principais:

1. Revolução na experiência do consumidor

A experiência do consumidor é um dos pontos centrais da transformação digital, que motivou as empresas a investir na tecnologia para atrair e fidelizar consumidores. 

De fato, a era digital traz muitas oportunidades para melhorar cada ponto da jornada de compra e garantir uma experiência única para os clientes.

Basta pensar na agilidade dos feedbacks nos canais digitais, nas infinitas possibilidades de personalização e na velocidade com que as empresas conseguem responder às necessidades de seus consumidores.

Com a tecnologia, é possível estar muito mais próximo do cliente e acompanhar suas demandas em tempo real, desde o primeiro contato com a empresa e inclusão na lista de leads até o pós-venda. 

2. Empoderamento dos colaboradores

Outra oportunidade é o empoderamento dos colaboradores, que ganham muito mais autonomia e desenvolvem novas habilidades para lidar com os desafios digitais. 

Com o livre acesso à informações e poderosas ferramentas de análise de dados, os profissionais conseguem ter uma visão mais ampla dos objetivos e estratégias da empresa.

Dessa forma, sua participação é muito mais ativa, ampliando os horizontes para novos projetos e melhorias.

3. Agilidade nas operações

A agilidade nas operações é uma das consequências óbvias da transformação digital, graças às soluções de automação e integração

Nas operações digitais, as tarefas repetitivas são automatizadas e as pessoas têm mais tempo para se dedicar às questões estratégicas.

Além disso, os erros são drasticamente reduzidos e os processos fluem com muito mais rapidez e precisão.

4. Criação de uma cultura data-driven

A transformação digital é a base para construir uma cultura data-driven, onde as decisões são tomadas a partir de dados concretos.

A ideia é que os gestores e colaboradores tenham acesso a ferramentas de BI (Business Intelligence) e análise de dados em seu dia a dia, para fazer escolhas mais inteligentes e reduzir os riscos. 

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

5. Aumento da colaboração

A colaboração também é impulsionada pela transformação digital, pois a empresa alcança um nível de transparência e integração inédito.

Assim, as equipes e profissionais podem trabalhar juntos e promover a inovação dentro da empresa, graças à livre circulação de informações e ferramentas colaborativas.

Fatores-chave para o sucesso na transformação digital

De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey, publicada em 2018, apenas 16% das empresas pesquisadas afirmam ter completado o processo de transformação digital com sucesso. 

Mesmo nas indústrias mais avançadas, como mídia, tecnologia e telecomunicações, o índice de sucesso não ultrapassou 26%.

Nas organizações que se saíram melhor na pesquisa, essas são as principais tecnologias utilizadas:

  • Serviços baseados em nuvem
  • Tecnologias para dispositivos móveis
  • Big Data e arquitetura de dados digital
  • Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT)
  • Design thinking
  • Ferramentas de inteligência artificial
  • Robótica
  • Técnicas avançadas de machine learning e redes neurais
  • Tecnologias de realidade aumentada (RA)
  • Manufatura aditiva (por exemplo, impressão 3D).

Mas, muito além de ter as ferramentas e tecnologias certas, essas empresas têm em comum os fatores-chave do sucesso na transformação digital:

  • A liderança estabelece um processo claro para implementar as mudanças 
  • As ferramentas digitais são implementadas para tornar a informação mais acessível em toda a organização
  • Os colaboradores e parceiros têm acesso a ferramentas “self-service” (que permitem que qualquer pessoa obtenha dados e utilize o sistema) 
  • Os líderes seniores criam um senso de urgência para concretizar a transformação
  • Os processos padronizados de operações são alterados para incluir novas tecnologias
  • Os líderes encorajam os colaboradores a experimentar novas ideias e desafiar os antigos métodos de trabalho
  • Os líderes garantem a colaboração entre as equipes nas iniciativas de transformação. 

Logo, a transformação digital só é bem-sucedida em organizações que vão além das tecnologias e adequam sua estrutura, relacionamentos, liderança e gestão à nova realidade. 

Como aplicar a transformação digital na sua empresa

Agora que você já conhece as oportunidades e fatores-chave da transformação digital, vamos aplicar esses conceitos na prática.

Siga o passo a passo para transformar sua empresa:

1. Digitalize suas operações

Naturalmente, o primeiro passo para a transformação digital é investir na sua infraestrutura de TI para digitalizar as operações da empresa.

Isso significa ter um ERP (Enterprise Resource Planning) robusto, com soluções baseadas em nuvem e integração total entre as áreas da organização. 

Assim, você poderá centralizar e compartilhar os dados da empresa com segurança, além de ter uma base para implementar qualquer ferramenta necessária. 

2. Adote métodos coerentes

Para uma transformação digital de sucesso, você precisa adotar métodos de trabalho coerentes com as inovações tecnológicas.

Os métodos ágeis, por exemplo, transformam a gestão de projetos com uma abordagem iterativa, de feedback constante e maior participação da equipe e cliente.

3. Capacite os líderes digitais

A liderança também precisa de um perfil digital para conduzir essa mudança na empresa.

Logo, você deve capacitar líderes para atuar como mentores e promotores da transformação digital, capazes de inspirar os colaboradores a adotar novos métodos e tecnologias.

Além disso, eles devem dominar a gestão data-driven e ter a flexibilidade necessária para lidar com o dinamismo de uma empresa digital.

Lembrando que, ao mesmo tempo em que são aficcionados por tecnologia, esses líderes também possuem as soft skills certas para influenciar e guiar pessoas. 

4. Garanta a transparência e colaboração

Durante o processo de transformação digital, é importante garantir a transparência e promover a colaboração dentro da empresa.

Para isso, você terá que ouvir os colaboradores e incentivar sua participação nas mudanças, levando em conta suas ideias e sugestões para avançar. 

Da mesma forma, as informações da empresa devem estar acessíveis para todos e a comunicação deve ser contínua. 

5. Invista em ferramentas colaborativas

Por fim, é claro que você vai precisar de ferramentas e soluções tecnológicas para implementar a transformação digital.

Já vimos que as mudanças dependem do comportamento e cultura da empresa, mas é fundamental ter os recursos certos para viabilizar os novos métodos de trabalho.

Além do ERP, softwares de análise de dados e aplicações inteligentes, vale a pena investir em ferramentas colaborativas para melhorar a integração e agilizar o trabalho em equipe. 

Como acelerar a transformação digital com a Waggl

Você percebeu que a transformação digital requer soluções colaborativas e uma escuta ativa dentro da empresa?

A boa notícia é que a Waggl tem uma solução completa para você ouvir seus colaboradores e obter os melhores insights durante o processo.

Com nossa plataforma de crowdsourcing, você cria um ciclo em tempo real de escuta, feedback e ação por meio das chamadas pesquisas pulso: uma metodologia que amplia a frequência de escuta e coleta informações de forma simples, rápida e inclusiva.

Para testar a eficiência da Waggl, agende uma demo e descubra como funciona essa tecnologia. 

Assim, sua transformação digital será inspirada pela inteligência coletiva, aumentando ainda mais as chances de sucesso.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert