Toda companhia é formada por pessoas, e cada pessoa atua diariamente no trabalho com base nos seus valores, com base na cultura que foi formada e criou suas principais referências. Por isso, a cultura da empresa é importante e essencial para que todos na organização atuem com um denominador comum e conscientes do que é esperado de cada um em termos de comportamentos e escolhas diante de cada situação.

Mas, afinal, o que é exatamente essa cultura, o que ela significa de fato para todos os colaboradores? A cultura da empresa está ligada diretamente aos valores, visões, ações e comportamentos de todos que atuam na companhia, desde os altos executivos até os estagiários.

Essa prática é, principalmente, o que movimentará os objetivos da companhia e ajudará a trilhar de que forma as metas devem ser atingidas e o que deve ser seguido e priorizado.

Por isso, a participação do colaborador é fundamental para que a cultura da empresa seja aplicada no dia a dia. Como fazer isso? Continue a leitura e saiba tudo sobre a prática!

Qual a importância das mudanças na cultura da empresa?

Imagine a seguinte situação: a companhia na qual você trabalha atuava ativamente seguindo os modelos e processos consolidados, ou seja, os funcionários realizavam suas tarefas quase de forma automática e repassavam seus resultados para os sistemas de medição ou os superiores. Mas, com a digitalização das empresas o que você notou é a necessidade de mudança para que esse cenário se renove.

Então, para que uma nova cultura organizacional ocorra, é preciso que você reformule certas diretrizes e processos, bem como reforce que a empresa está passando por um processo intenso de evolução e que gostaria, primeiramente, da contribuição de toda a equipe. Essa mudança é importantíssima e fará com que todos passem a se entregar ainda mais ao trabalho.

Vale lembrar também que, com o passar dos anos, é fundamental mudar, principalmente quando se fala da forma como a empresa atua com seus funcionários e como eles podem se expressar e participar mais de todos os processos de desenvolvimento, buscando melhores resultados. É aí que, mais uma vez, você deverá se voltar para seus profissionais!

Qual o papel do colaborador na mudança organizacional?

Como dissemos logo no início deste texto, o elemento fundamental para que toda empresa tenha sucesso envolve diretamente as pessoas que trabalham nela. Isso significa que o colaborador é peça-chave para que qualquer tarefa e ação seja desenvolvida e posta em prática, certo? Com a mudança da cultura da empresa, isso também se faz extremamente presente.

Pense que é o seu funcionário que lidará com as novidades que estão chegando, já que é ele quem está ligado a execução de tarefas e nas conquistas dos resultados. Ou seja, se ele era desde o princípio um profissional valioso para você, agora isso é ainda mais potencializado com a participação ativa que ele terá na implementação da nova cultura da empresa.

Como incentivar esse profissional a aderir as novas diretrizes? Primeiramente, você deve informar a todos os motivos das mudanças, reforce que isso vem para melhorar o trabalho de toda a equipe e traga também alguns bons exemplos de situações similares em que empresa e colaboradores saíram ganhando. Dessa forma, você chamará a atenção dos funcionários!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Como gerir mudanças organizacionais positivas?

Eis o momento de tirar o projeto do papel e engajar toda a empresa na mudança organizacional que acontecerá. De que forma? Confira, abaixo, algumas dicas:

Tenha clareza de objetivos e benefícios da mudança

Para começar, trace objetivos claros e que tenham de fato uma direção a ser seguida. Só assim todos poderão perceber da melhor forma como é possível atingir as metas e como colocar em prática a nova cultura da empresa. É bom lembrar também da importância que esses objetivos terão a curto, médio e longo prazos, combinado?

Reforce os benefícios da mudança para que fique claro que os objetivos trarão ganhos a todos, seja na satisfação dos clientes, funcionários e impactos à sociedade.

Mantenha o desenvolvimento contínuo

Sim! O desenvolvimento da nova cultura organizacional precisa seguir uma linha e se manter sempre em constante avanço. Identifique onde é preciso melhorar e continue, envolva todos da equipe e reforce a importância de estarem unidos em busca dos mesmos objetivos.

A educação é um excelente meio para estimular novos comportamentos e novos hábitos, por isso faça do desenvolvimento o caminho para a mudança na organização.

Ouça seus funcionários e tenha coautores da mudança

Nada mais importante do que ouvir os funcionários, sabia? Muitas vezes, eles têm ideias incríveis que você nem imaginou e que farão toda a diferença no dia a dia das novas práticas. Uma outra dica bacana é reunir os colaboradores ao menos uma vez por semana para trocar informações sobre o que está sendo feito e se alguém tem sugestões criativas e diferentes.

Monitores por meio de pesquisas de clima e satisfação

Um dos melhores métodos de saber se as mudanças estão sendo bem-aceitas por todos é com a ajuda de pesquisas de clima e satisfação. Com essa prática, você poderá identificar de que forma os colaboradores estão sendo impactados e se todas as novidades estão sendo, de fato, positivas para o trabalho de toda a equipe. Você pode realizar essas pesquisas por e-mail ou até mesmo pessoalmente com cada um dos funcionários.

Informe as conquistas e ganhe adesão de mais gente

A medida que a nova cultura organizacional for sendo colocada em prática, que tal informar todas as conquistas que estão sendo alcançadas com as diretrizes? Assim, você ganhará ainda mais pontos com os colaboradores, pois está mostrando claramente que se importa em divulgar e compartilhar o bom trabalho que está sendo desenvolvido com a ajuda de todos.

Tendo um bom relacionamento com os funcionários, você verá que é possível mudar a cultura da empresa de um jeito prático, fácil, tranquilo e com boas possibilidades de entrosamento e resultados significativos para a companhia. Por isso, mais uma vez é importante informar as conquistas para que eles se sintam parte de todo o processo que está sendo implementado.

Você consegue notar agora como a participação do colaborador pode realmente trazer grandes contribuições para a companhia? Não se esqueça de que uma nova cultura da empresa sempre requer muito cuidado e trabalho, mas, com a habilidade de um líder e ouvindo frequentemente a todos, o entusiasmo dos funcionários na busca por melhorias do trabalho diário é visível e torna a mudança revigorante. Aposte e comece a ouvir já!

Gostou? Então assine a nossa newsletter e receba sempre, em primeira mão, conteúdos interessantes como este!

Powered by Rock Convert