No campo corporativo, as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço nas empresas executando projetos e tarefas dos mais elevados níveis de dedicação.

O empoderamento feminino já é uma realidade e demonstra a inflexão de paradigmas tradicionais envolvendo as mulheres. Elas são competentes, ativas e essenciais para os negócios. O protagonismo feminino só tende a crescer com o passar dos anos. Você já conhece a importância do empoderamento das mulheres no mercado de trabalho?

Pensando nesse tipo de dúvida, elaboramos este material com informações completas sobre o assunto. Leia o artigo até o final para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?

O que é o dia mundial do protagonismo feminino?

Em primeiro lugar, você sabia que há um dia específico para a comemoração do protagonismo feminino? Pois bem, em novembro, é celebrado essa data. Esse ato simbólico tem o objetivo de chamar a atenção para a forma com que o protagonismo feminino é tratado.

Afinal, ainda persistem casos de segregação trabalhista e diferenças salariais exorbitantes, quando se trata da comparação de cargos entre homens e mulheres. Nessa perspectiva, é muito comum ouvir que uma pessoa do sexo masculino ganha mais do que uma do gênero feminino.

Isso é algo impensável, já que ambos podem executar tarefas semelhantes, necessitando assim de remunerações iguais. Esse é só algum dos pontos que o dia mundial do protagonismo feminino procura chamar a atenção e incitar a reflexão sobre a persistência de desigualdades.

De que forma o empoderamento feminino contribui para o sucesso das empresas?

Toda empresa deve pautar o seu desenvolvimento por meio do crescimento corporativo, social e econômico. Um dos pilares para o alcance desses objetivos é identificar e estimular práticas de igualdade de gênero.

Empoderar as mulheres é uma forma de incitar a motivação para o trabalho e a execução primorosa das atividades. São exatamente esses dois fatores que promovem o objetivado sucesso empresarial. Isso decorre do fato de que um ambiente pautado na equidade de gênero tende a gerar muito mais engajamento com os propósitos e objetivos da empresa.

Mulheres que ganham menos que homens, discriminação e preconceito são fatores que só tendem a levar a empresa para um caminho: o fracasso. É válido lembrar que um dos maiores ativos para qualquer negócio é o seu capital humano.

Ou seja, as pessoas envolvidas na operação são fundamentais para que a execução dos procedimentos e o desenvolvimento geral do negócio sejam efetivados. Tudo isso converge para a geração de um ambiente de trabalho mais harmônico e respeitoso, com colaboradores engajados na procura do seu crescimento profissional e pessoal. Então, fica fácil perceber o porquê do empoderamento feminino gerar sucesso para as mais diversas empresas que sabem trabalhar essa temática. Pense nisso!

Sucesso não pode ser medido apenas por indicadores financeiros e taxas de retorno sobre o investimento. Há um tipo de valor que é intangível e poucos empresários conseguem enxergar: a contribuição de cada colaborador para a empresa. É exatamente esse tipo de análise prática que coloca uma organização anos à frente dos seus concorrentes.

Como a participação em eventos contribui para construir esse protagonismo?

Agora que já ficou mais claro sobre como é importante ter uma cultura de empoderamento feminino, há uma dúvida muito pertinente. De que modo é possível construir o protagonismo com a equipe da minha empresa? Pois bem, aprender com quem já tem domínio do assunto é a melhor forma de aprender, não é verdade? É exatamente esse tipo de transmissão de ideias e conhecimentos que os eventos se propõem a fazer.

Programas de empoderamento feminino ajudam a desbravar sonhos, ressignificar valores, reconectar a essência e despertar o protagonismo no interior de cada mulher. Dar um novo significado e compreender como superar as adversidades do dia a dia são formas inteligentes de se iniciar uma mudança pessoal. É exatamente essa modificação interior que promove o afloramento de ideias. Com isso, os novos princípios e pensamentos podem resultar em ações que elevem a participação nas decisões estratégicas de uma empresa.

Há uma nova tendência na criação e eventos direcionados a essa demanda. O interessante de tudo isso é que existem opções para todos os tipos de necessidades. Um exemplo clássico é a participação em imersões e projetos de autoconhecimento para o crescimento pessoal e profissional.

Entretanto, também é possível a realização de eventos in company, no interior da própria empresa, que podem fomentar o debate sobre esse assunto. Muito mais do que o diálogo, há a possibilidade da realização de trabalhos individuais e em grupo direcionados às demandas de cada empresa.

Não pense que tratar o empoderamento feminino é algo presente apenas em multinacionais. Essa preocupação é algo que toda empresa deve ter. Os frutos colhidos pela implementação de estratégias de equidade e valorização são significativos para o desenvolvimento de uma empresa que valoriza seus profissionais e ajuda a superar adversidades.

Os eventos também são importantes no aspecto de que há a possibilidade de analisar estratégias que já funcionaram em outros casos. Com isso, há até a possibilidade de se realizar um benchmarking. Isso quer dizer que as melhores práticas empresariais podem ser incorporadas a um outro negócio.

Ou seja, é basicamente aprender a fazer com quem conseguiu. Assim, o empresário fica mais seguro para implementar medidas que alterem a rotina e o dia a dia normal da empresa. Tudo isso pautado em estratégias vencedoras faz com que os riscos sejam minimizados.

Empoderar é antes de tudo ouvir! Por isso, há a recomendação de realizar debates e criar um canal de comunicação entre os colaboradores e os respectivos líderes e gestores das áreas correspondentes.

Nesse artigo, foi possível descobrir como o protagonismo feminino é uma temática em voga. É preciso pensar em como despertar e fomentar práticas de valorização e equidade de gênero. Além disso, construir um ambiente harmônico e direcionado ao crescimento pessoal e profissional.

A WaggI possui soluções para a análise e captação das opiniões dos seus funcionários. Vamos descobrir o que pode ser melhorado? Entre em contato agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert