A cultura de transparência é um conceito importante para estreitar os laços de confiança entre líderes e colaboradores.

O acesso às informações que a internet proporciona diariamente transformou o mundo em um lugar onde quase nada é segredo — e as empresas não estão livres dessa revolução.

Para começar a mudar esse cenário com impacto positivo nos resultados do negócio e na vida dos colaboradores internamente, a cultura de transparência oferece ótimos resultados.

Com a finalidade de fornecer as informações necessárias sobre a organização, conquistar e estabelecer uma relação de confiança com clientes, fornecedores, investidores, parceiros e, principalmente, funcionários, essa nova estratégia está conquistando diversos admiradores dentro e fora do Brasil.

Para que você conheça mais sobre a cultura de transparência, preparamos um artigo com todas as informações necessárias sobre o assunto e seus benefícios para as organizações.

O que é cultura de transparência

O principal objetivo da cultura da transparência é construir relações de confiança entre empregado e empregador, por meio de mudanças significativas nas formas de comunicação e divulgação das informações mais relevantes da empresa.

Para entender melhor, vamos apresentar algumas maneiras de criar esse vínculo de forma simples e capaz de engajar com mais facilidade os profissionais.

Comunicar missão e visão da empresa

A primeira conexão estabelecida entre um funcionário e a empresa pode ser estruturada ainda no processo seletivo, quando a missão e a visão da empresa são comunicadas de forma inclusiva aos candidatos.

A partir desse primeiro contato baseado na lisura, os profissionais que se identificarem vão se empenhar ainda mais para conquistar a vaga.

Portanto, a clareza deve acompanhar a empresa em cada etapa e setor; com isso, o profissional tem visão clara das metas corporativas e se esforça para conquistá-las.

Investir na comunicação colaborativa

Não basta abusar da comunicação, evidenciando somente as boas notícias, e deixar de explicitar as dificuldades da organização.

Nessa etapa, tão importante quanto expor os problemas é envolver os talentos para que eles colaborem com sugestões e ideias para solucionar as dificuldades.

Ouvir o que os profissionais, que trabalham diariamente com as mais diversas circunstâncias, têm a dizer cria um vínculo de confiança que se incorpora no dia a dia da empresa.

Essa oportunidade favorece o clima interno e aumenta a autoestima dos colaboradores, que se sentirão mais à vontade em buscar e sugerir melhorias.

Priorizar a informação das notícias internas

A cultura de transparência, para ter essa denominação, precisa estar atenta a tudo o que acontece com relação à empresa e repassá-la quase em tempo real para líderes e profissionais.

Assim, o corpo funcional não é pego de surpresa e todos poderão festejar ou buscar estratégias para reverter o quadro.

Ao manter toda a empresa informada simultaneamente — por meio de e-mails, memorandos, boletins ou quadro de avisos —, os funcionários se sentirão parte importante do negócio, evitando fofocas de corredor, informações equivocadas e desmotivação no trabalho.

Disponibilizar dados que antes eram confidenciais

As empresas que utilizam essa estratégia obtêm ótimos resultados. Um bom exemplo é a política de participação nos lucros e resultados (PLR). Essa medida fornece aos colaboradores os resultados da empresa — se as metas foram atingidas, qual foi o lucro alcançado, entre outros.

Essa abertura envolve e estimula os profissionais, pois eles saberão do seu papel no crescimento e alcance dos objetivos. Além disso, uma empresa que abre seus números para os funcionários aumenta a relação de confiança e essa atitude é capaz de reter por mais tempo os talentos na organização.

Praticar o marketing transparente

Utilizar as redes sociais de forma transparente é aumentar o vínculo de confiança entre empresa e profissionais e, com isso, desenvolver uma estratégia de atração de novos talentos, parceiros, clientes e fornecedores.

Quando a empresa desenvolve vídeos institucionais, apresentando quem são as pessoas por trás de produtos ou serviços produzidos na organização, cria uma relação mais íntima com seus funcionários.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Essas publicações são compartilhadas e alcançam uma diversidade de públicos e lugares, elevando, além da confiança, a marca empregadora da instituição.

Benefícios da cultura de transparência

A partir das medidas citadas acima, os resultados começam a aparecer na empresa. Os benefícios são vários, mas vamos destacar alguns dos mais importantes quando falamos sobre a relação empregador x empregado.

Metas compartilhadas

Ao compartilhar claramente o que deseja e como vai fazer para alcançar os objetivos, a organização inclui todos os funcionários no mesmo barco e é essa estratégia que fará com que as pessoas se sintam confortáveis no desenvolvimento de suas atividades.

Elas sabem perfeitamente o que precisam fazer para ajudar nos resultados e se empenharão para conquistá-los.

Sensação de pertencimento

Funcionários que sabem dos objetivos da empresa e no que a sua função colabora para o alcance dessas metas criam uma atmosfera de envolvimento coletivo, em que as pessoas se sentem motivadas, engajadas e, consequentemente, produzem mais e melhor.

Além disso, elas permanecem mais tempo na empresa, o que reduz os custos com turnover.

Falhas expostas

Com a cultura implementada e posta em prática, fica fácil perceber quem está engajado e quem não se adaptou ao sistema.

Portanto, os líderes terão uma visão mais ampla da equipe e poderão criar estratégias direcionadas para alinhar o time e construir profissionais de alta performance.

Melhores decisões no RH

A cultura de transparência apresenta uma visão de cima da empresa.

É possível enxergá-la como um tabuleiro, onde todas as funções estão bem definidas, os processos otimizados, as informações fluindo e os setores interligados de forma precisa e eficiente.

Dessa forma, o RH consegue visualizar com mais clareza e decidir quando é a hora de investir em uma nova contratação e treinamentos, diminuindo a distância entre o RH e os talentos.

Cultura de transparência com a Waggl

A transparência aumenta a confiança entre os funcionários e a empresa, e essa construção se torna mais eficaz com a utilização de táticas e ferramentas eficientes e adequadas.

A Waggl tem uma metodologia de pesquisa pulso que fortalece a cultura de transparência, pois, com sua plataforma de crowdsourcing, é possiível aplicar pesquisas personalizadas e frequentes, aonde todos os colaboradores poderão expressar suas opiniões em relação ao tema abordado pela empresa.

Ouvir os funcionários para melhorar a gestão, os processos, os produtos, a fim de estabelecer vínculos capazes de engajar e motivar os profissionais, torna-os agentes de mudanças com participação ativa nos processos.

A Waggl estimula e acredita que a cultura de transparência é a principal estratégia para fortalecer a confiança entre os funcionários e a empresa e, com isso, elevar a marca empregadora, a produtividade, a qualidade e a credibilidade do negócio no mercado.

O crowdsourcing desenvolvido pela plataforma Waggl promove a interatividade e a sabedoria coletiva, e por meio dela é possível extrair ideias inovadoras, votar nas melhores opiniões fornecidas pelos demais colaboradores e participá-los das tomadas de decisões.

Além disso, os resultados são dispostos a todos em tempo real, consolidando ainda mais a cultura da transparência, aumentando o interesse dos funcionários e o alinhamento para a ação.

Neste conteúdo, abordamos o quanto é importante investir na cultura de transparência nas organizações, as formas de introduzi-la e seus benefícios para a empresa.

É importante perceber que não é uma medida impossível de ser aplicada e desenvolvida.

Ademais, aprendemos o quanto uma plataforma como a Waggl pode ajudar nesse processo, com questionários personalizados e interativos: a cultura de transparência é o principal objetivo dos nossos serviços.

Se deseja começar ainda hoje a implementar a cultura de transparência na sua empresa, converse com nossos consultores e agende uma demonstração. Temos a estratégia ideal para o sucesso do seu negócio.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert