A cultura de transparência é um conceito importante para estreitar os laços de confiança entre líderes e colaboradores.

O acesso às informações que a internet proporciona diariamente transformou o mundo em um lugar onde quase nada é segredo — e as empresas não estão livres dessa revolução.

Para começar a mudar esse cenário com impacto positivo nos resultados do negócio e na vida dos colaboradores internamente, a cultura de transparência oferece ótimos resultados.

Com a finalidade de fornecer as informações necessárias sobre a organização, conquistar e estabelecer uma relação de confiança com clientes, fornecedores, investidores, parceiros e, principalmente, funcionários, essa nova estratégia está conquistando diversos admiradores dentro e fora do Brasil.

Para que você conheça mais sobre a cultura de transparência, preparamos um artigo com todas as informações necessárias sobre o assunto e seus benefícios para as organizações.

O que é cultura de transparência

O principal objetivo da cultura da transparência é construir relações de confiança entre empregado e empregador, por meio de mudanças significativas nas formas de comunicação e divulgação das informações mais relevantes da empresa.

Para entender melhor, vamos apresentar algumas maneiras de criar esse vínculo de forma simples e capaz de engajar com mais facilidade os profissionais.

Comunicar missão e visão da empresa

A primeira conexão estabelecida entre um funcionário e a empresa pode ser estruturada ainda no processo seletivo, quando a missão e a visão da empresa são comunicadas de forma inclusiva aos candidatos.

A partir desse primeiro contato baseado na lisura, os profissionais que se identificarem vão se empenhar ainda mais para conquistar a vaga.

Portanto, a clareza deve acompanhar a empresa em cada etapa e setor; com isso, o profissional tem visão clara das metas corporativas e se esforça para conquistá-las.

Investir na comunicação colaborativa

Não basta abusar da comunicação, evidenciando somente as boas notícias, e deixar de explicitar as dificuldades da organização.

Nessa etapa, tão importante quanto expor os problemas é envolver os talentos para que eles colaborem com sugestões e ideias para solucionar as dificuldades.

Ouvir o que os profissionais, que trabalham diariamente com as mais diversas circunstâncias, têm a dizer cria um vínculo de confiança que se incorpora no dia a dia da empresa.

Essa oportunidade favorece o clima interno e aumenta a autoestima dos colaboradores, que se sentirão mais à vontade em buscar e sugerir melhorias.

Priorizar a informação das notícias internas

A cultura de transparência, para ter essa denominação, precisa estar atenta a tudo o que acontece com relação à empresa e repassá-la quase em tempo real para líderes e profissionais.

Assim, o corpo funcional não é pego de surpresa e todos poderão festejar ou buscar estratégias para reverter o quadro.

Ao manter toda a empresa informada simultaneamente — por meio de e-mails, memorandos, boletins ou quadro de avisos —, os funcionários se sentirão parte importante do negócio, evitando fofocas de corredor, informações equivocadas e desmotivação no trabalho.

Disponibilizar dados que antes eram confidenciais

As empresas que utilizam essa estratégia obtêm ótimos resultados. Um bom exemplo é a política de participação nos lucros e resultados (PLR). Essa medida fornece aos colaboradores os resultados da empresa — se as metas foram atingidas, qual foi o lucro alcançado, entre outros.

Essa abertura envolve e estimula os profissionais, pois eles saberão do seu papel no crescimento e alcance dos objetivos. Além disso, uma empresa que abre seus números para os funcionários aumenta a relação de confiança e essa atitude é capaz de reter por mais tempo os talentos na organização.

Praticar o marketing transparente

Utilizar as redes sociais de forma transparente é aumentar o vínculo de confiança entre empresa e profissionais e, com isso, desenvolver uma estratégia de atração de novos talentos, parceiros, clientes e fornecedores.

Quando a empresa desenvolve vídeos institucionais, apresentando quem são as pessoas por trás de produtos ou serviços produzidos na organização, cria uma relação mais íntima com seus funcionários.

Banner Horizontal Aplicação LP EX Powered by Rock Convert

Essas publicações são compartilhadas e alcançam uma diversidade de públicos e lugares, elevando, além da confiança, a marca empregadora da instituição.

Benefícios da cultura de transparência

A partir das medidas citadas acima, os resultados começam a aparecer na empresa. Os benefícios são vários, mas vamos destacar alguns dos mais importantes quando falamos sobre a relação empregador x empregado.

Metas compartilhadas

Ao compartilhar claramente o que deseja e como vai fazer para alcançar os objetivos, a organização inclui todos os funcionários no mesmo barco e é essa estratégia que fará com que as pessoas se sintam confortáveis no desenvolvimento de suas atividades.

Elas sabem perfeitamente o que precisam fazer para ajudar nos resultados e se empenharão para conquistá-los.

Sensação de pertencimento

Funcionários que sabem dos objetivos da empresa e no que a sua função colabora para o alcance dessas metas criam uma atmosfera de envolvimento coletivo, em que as pessoas se sentem motivadas, engajadas e, consequentemente, produzem mais e melhor.

Além disso, elas permanecem mais tempo na empresa, o que reduz os custos com turnover.

Falhas expostas

Com a cultura implementada e posta em prática, fica fácil perceber quem está engajado e quem não se adaptou ao sistema.

Portanto, os líderes terão uma visão mais ampla da equipe e poderão criar estratégias direcionadas para alinhar o time e construir profissionais de alta performance.

Melhores decisões no RH

A cultura de transparência apresenta uma visão de cima da empresa.

É possível enxergá-la como um tabuleiro, onde todas as funções estão bem definidas, os processos otimizados, as informações fluindo e os setores interligados de forma precisa e eficiente.

Dessa forma, o RH consegue visualizar com mais clareza e decidir quando é a hora de investir em uma nova contratação e treinamentos, diminuindo a distância entre o RH e os talentos.

Cultura de transparência com a Waggl

A transparência aumenta a confiança entre os funcionários e a empresa, e essa construção se torna mais eficaz com a utilização de táticas e ferramentas eficientes e adequadas.

A Waggl tem uma metodologia de pesquisa pulso que fortalece a cultura de transparência, pois, com sua plataforma de crowdsourcing, é possiível aplicar pesquisas personalizadas e frequentes, aonde todos os colaboradores poderão expressar suas opiniões em relação ao tema abordado pela empresa.

Ouvir os funcionários para melhorar a gestão, os processos, os produtos, a fim de estabelecer vínculos capazes de engajar e motivar os profissionais, torna-os agentes de mudanças com participação ativa nos processos.

A Waggl estimula e acredita que a cultura de transparência é a principal estratégia para fortalecer a confiança entre os funcionários e a empresa e, com isso, elevar a marca empregadora, a produtividade, a qualidade e a credibilidade do negócio no mercado.

O crowdsourcing desenvolvido pela plataforma Waggl promove a interatividade e a sabedoria coletiva, e por meio dela é possível extrair ideias inovadoras, votar nas melhores opiniões fornecidas pelos demais colaboradores e participá-los das tomadas de decisões.

Além disso, os resultados são dispostos a todos em tempo real, consolidando ainda mais a cultura da transparência, aumentando o interesse dos funcionários e o alinhamento para a ação.

Neste conteúdo, abordamos o quanto é importante investir na cultura de transparência nas organizações, as formas de introduzi-la e seus benefícios para a empresa.

É importante perceber que não é uma medida impossível de ser aplicada e desenvolvida.

Ademais, aprendemos o quanto uma plataforma como a Waggl pode ajudar nesse processo, com questionários personalizados e interativos: a cultura de transparência é o principal objetivo dos nossos serviços.

Se deseja começar ainda hoje a implementar a cultura de transparência na sua empresa, converse com nossos consultores e agende uma demonstração. Temos a estratégia ideal para o sucesso do seu negócio.

Banner Horizontal Aplicação Cultura Powered by Rock Convert