Com o surgimento de cerca de 2,5 milhões de novas empresas em 2018, a palavra empreendedor passa a ser vista com um significado diferente do real. É comum a associarem com o ato de abrir um novo negócio e se tornar um empresário.

Contudo, existem milhares de empreendedores trabalhando como funcionários em grandes ou pequenas organizações, criando projetos, produtos e serviços — os intraempreendedores. Esses talentos podem ser encontrados em qualquer setor da instituição, mas são podados em suas ideias devido à política e estrutura verticalizada das empresas.

Neste conteúdo, vamos esclarecer como o intraempreendedorismo é um grande gerador de valor nas empresas, de que modo empoderar esses profissionais e quanto o crowdsourcing vai auxiliar na descoberta desses talentos. Confira!

Entenda a relação existente entre intraempreendedores e crowdsourcing

O intraempreendedor é o funcionário que trabalha em uma organização, mas atua como se fosse o dono, pois ele está sempre envolvido no planejamento de novas estratégias, criando soluções para os processos e participando ativamente. Sua insatisfação é constante, por isso, a sua colaboração é muito apreciada pelos líderes — o que favorece o crescimento da empresa, afinal, ele é um verdadeiro empreendedor interno.

O crowdsourcing é a ferramenta utilizada para dar voz a todos os colaboradores, em que eles podem expressar suas opiniões e ideias de acordo com as necessidades da empresa por meio de perguntas direcionadas. Quando perguntamos abertamente ao coletivo, os funcionários se sentem encorajados a participar, pois percebem que há uma oportunidade de serem ouvidos.

Quando a empresa utiliza o crowdsourcing para incentivar o intraempreendedorismo, percebe a grande quantidade de talentos escondidos nos setores. Ao criar perguntas ou situações em que o objetivo é a resolução de problemas, você utiliza o conhecimento e as perspectivas individuais para aumentar a taxa de sucesso da solução.

Em um primeiro momento, a empresa não precisa divulgar que se trata de uma campanha de intraempreendedorismo, apenas tentar engajar os colaboradores e informar a importância que suas soluções têm para o negócio.

Entretanto, não adianta iniciar esse processo pelo meio, sendo que o começo de tudo é analisar a cultura corporativa e verificar se ela se encaixa nessa nova estratégia. O crowdsourcing também pode ajudar muito nessa pesquisa.

Quando a empresa descobre em seu quadro funcional empreendedores internos com alto potencial, ela automaticamente é contemplada com os seguintes benefícios:

  • desenvolvimento e inovação, influenciando outros colaboradores;
  • diferenciais competitivos da organização em relação ao mercado;
  • impulsão da competitividade interna;
  • constante geração de ideias e soluções;
  • melhoria nos resultados.

Com todas essas vantagens é impossível não pensar em investir nesse potencial.

Saiba por que é preciso empoderar intraempreendedores

Devido à estrutura vertical da maioria das organizações, os profissionais não são estimulados a participarem de forma ativa nas mudanças de processos ou estratégias simplesmente porque a empresa não tem essa cultura ou desconhece como fazer para mudar.

Portanto, se a instituição deseja investir no empreendedorismo interno é importante abandonar a rigidez hierárquica, pois ouvir os profissionais deve ser uma prática diária.

Artigo_ProsperarPowered by Rock Convert

Ao estimular o engajamento dos talentos oferecendo oportunidades para que eles contribuam com soluções e ideias para o negócio é criado um ambiente em que, aos poucos, as pessoas se sentirão cada vez mais confortáveis e seguras para se expressarem.

Com comunicação e ferramentas eficientes e transparentes é possível dar voz a todos os profissionais e receber em troca opiniões e soluções importantes para as mudanças que a instituição deseja.

Se em um primeiro momento não era necessário informar que a pesquisa era sobre intraempreendedorismo e sim um momento inicial de engajamento. Quando falamos sobre empoderamento, essa etapa estará ultrapassada e é a hora de realizar pesquisas direcionadas e esperar que os espíritos empreendedores se revelem.

Quanto mais voz os funcionários tiverem por meio das pesquisas, mais participativos eles se tornarão e, com isso, a quantidade de boas soluções surgirão gradativamente. Essa estratégia torna as pessoas mais seguras e empoderadas.

Estimular esse sentimento de forma positiva e a favor do negócio é uma grande oportunidade para formar novos líderes e equipes de alta-performance.

Entenda como a Waggl poderá auxiliar nesse processo

Com uma arquitetura desenvolvida especialmente para cada empresa, a Waggl tem em seu time os melhores profissionais capazes de compreender e criar questões inteligentes e métricas que mensurarão as respostas e captarão a essências das ideias oferecidas pelos profissionais.

crowdsourcing da Waggl é assim: uma plataforma customizável para ouvir todas as vozes da organização de forma rápida, prática, transparente e sem burocracia, pois não é necessário baixar nenhum aplicativo ou programa no computador. Nós analisamos os objetivos da empresa e ajudamos a criar um perguntas que atendem as necessidades de acordo com os desafios da organização.

Além disso, contamos com um algoritmo exclusivo de votação, em que as ideias fornecidas pelos profissionais que estão participando da iniciativa são votadas pelos próprios participantes, identificando as melhores e potencializando a visão coletiva, o que gera mais chances de sucesso na ação.

E mais, os resultados podem ser observados em tempo real e com transparência, o que aumenta o interesse e o alinhamento para a ação. A consequência são profissionais mais engajados, motivados, criativos, autoconfiantes e empoderados, pois saberão que suas vozes são importantes para o crescimento do negócio.

O crowdsourcing da Waggl auxilia a empresa na identificação e valorização do intraempreendedorismo por meio de uma plataforma inovadora que funciona conforme a participação e engajamento dos colaboradores, elevando a interatividade e a sintonia entre as empresas e seus talentos.

Neste conteúdo, foi apresentado como é possível criar parcerias dentro do ambiente corporativo por meio incentivando o intraempreendedorismo por meio do crowdsourcing. Além disso, foi destacado como empoderar esses profissionais e como a Waggl pode ajudar a coletar da melhor forma essas soluções e ideias, fornecendo o suporte necessário para a transformação das organizações.

Interessou-se pelo assunto e deseja implementar o crowdsourcing na sua empresa? Então, agende uma DEMO para conhecer melhor a Waggl! Nossos consultores estão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo nesta jornada.

Powered by Rock Convert