Com o intuito de acompanhar as tendências atuais do mundo dos negócios e modernizar o sistema de gestão, muitas empresas estão adotando modelos organizacionais inovadores, e conseguindo melhorar o engajamento, a qualidade do serviço e aumentar a produtividade da empresa. Um desses modelos que estão sendo utilizados é o de excluir o papel do chefe nas empresas, conhecido também como holocracia. Mas, afinal, o que é isso?

Para explicar esse novo modelo, preparamos este post especialmente para você. Começaremos conceituando o que é a holocracia e como ela funciona. Posteriormente falaremos da sua importância no contexto atual do mercado de trabalho.

Em seguida, abordaremos sobre as empresas que melhor se adéquam a esse modelo de gestão e daremos algumas dicas de como implantar esse processo. Por fim, falaremos sobre como a holocracia age positivamente para desenvolver talentos na empresa. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a holocracia?

Holocracia é um modelo de gestão em que não há um sistema rígido de hierarquia, sendo o poder de tomada de decisões dividido entre todos os colaboradores da empresa. Esse modelo foi criado pelo idealista Brian Robertson, natural dos EUA. O objetivo da sua criação foi o de tornar as tomadas de decisões mais rápidas e fazer com que a empresa seja mais responsiva às dinâmicas do mercado.

Dessa forma, o sistema de holocracia é baseado no princípio de que a estrutura de uma empresa deve privilegiar o processo de aprendizagem e, por meio do curso, atender às demandas e aos problemas de forma mais ágil. Outras características da holocracia que podem ser apontadas são os incentivos à experimentação e à inovação, além de aprendizados em ciclos rápidos e organização em redes.

Esse modelo de gestão se opõe de forma radical à maneira tradicional de organização hierárquica das empresas atuais. Portanto, sua implementação necessita de muita cautela e conhecimento sobre suas principais características.

Como ela funciona?

Já que apresentamos o conceito da holocracia, é importante que você conheça as características desse modelo de administrar uma empresa. Elencamos neste tópico as principais características e como elas são aplicadas na holocracia.

Estabelecimento de regras claras e objetivas

Como o poder da tomada de decisões não está concentrado mais em uma única pessoa, ou em um pequeno grupo de pessoas, as regras precisam ser ainda mais claras e objetivas na holocracia, com o intuito de que elas se façam entendíveis para todos os funcionários da empresa e, assim, o resultado final não seja prejudicado.

Autoridade horizontal

Na maioria das empresas, o poder de decisão está organizado de forma hierárquica top-down, o que faz com que a responsabilidade pela tomada de decisão acabe na mãos de poucos. Na holocracia, o poder é organizado de forma horizontal e há uma quebra desse padrão, visto que todos os funcionários apresentam autoridade semelhante.

Mudança na estrutura organizacional

Um dos principais objetivos da holocracia é o fortalecimento da criatividade na equipe. Dessa forma, uma nova estrutura é organizada a fim de oferecer maior liberdade aos funcionários para que a liberdade criativa seja expressada. Os trabalhadores passam a exercer funções variadas e participam de diferentes equipes simultaneamente.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Oposição ao modelo tradicional

A implementação da holocracia representa uma mudança na estrutura organizacional da empresa, o que pode gerar alguns desconfortos em funcionários mais antigos. Para que isso seja evitado, é importante que o processo de implementação seja bastante dialogado.

Por que ela é importante?

A holocracia apresenta uma motivação a mais para que cada funcionário dê o máximo de si em tomadas de decisões rápidas, além de incentivar a liberdade criativa. Dessa forma, ela é uma boa alternativa para os tempos atuais, visto que o mercado exige, cada vez mais, tomadas de decisões rápidas e capacidade de apresentar soluções para as mudanças que ocorrem de forma muito rápida.

Para qual tipo de empresa esse sistema é indicado?

O sistema de holocracia é indicado para vários tipos de empresa, em especial aquelas que necessitam responder de forma rápida às mudanças do mercado, e que seu público-alvo e profissional seja mais receptivo a mudanças desse tipo, como os jovens. Dessa forma, podem ser incluídas as empresas de tecnologia, startups, empresas de comunicação visual, design, arquitetura, publicidade, entre outras do ramo. Conhece a história da Zappos e a sua experiencia na implantação da holocracia com modelo organizacional.

Como iniciar esse processo?

Para iniciar o processo de mudança do sistema tradicional para a holocracia, é necessário, antes de tudo, planejamento. Faça um passo a passo do que é necessário ser feito antes da total mudança do regime e reflita sobre o que será necessário para fazer essa mudança e quais serão os impactos.

Posteriormente, é necessário iniciar um processo de educação e de treinamento dos atuais funcionários da empresa, explicando o que é esse sistema, quais são suas principais características, por que ele é importante para o contexto atual do mercado e ouvir um feedback dos funcionários.

Por fim, é necessário que se façam pequenos testes de como funcionaria a empresa sob esse regime administrativo. E iniciar uma mudança gradual para a holocracia, evitando, assim, grandes transtornos que podem acontecer caso a implantação seja feita de uma vez e sem o consentimento dos funcionários. Lembre-se, a holocracia serve para tornar o poder de tomadas de decisão horizontal e nada mais contraditório do que introduzir o sistema de baixo para cima, sem diálogo.

Como esse sistema desenvolve os talentos na empresa?

Por ser um modelo de administração que incentiva a participação na tomada de decisões, uma das maiores vantagens da holocracia é o desenvolvimento de lideranças e de talentos na empresa. Os funcionários são motivados a adquirir maior autonomia e responsabilidade, lidando com os desafios do dia a dia e tendo que usar suas habilidades para vencê-la, contribuindo para a inovação na empresa.

Como o modelo também estabelece o trabalho do colaborador em várias equipes de trabalho, a criatividade e o envolvimento dos funcionários também são incentivados.

Sendo assim, a holocracia é um modelo de gestão que pode ser o diferencial na sua empresa ou equipe. Para implementá-la, é necessário que você siga as dicas que deixamos ao longo deste post. Aprofunde-se no tema e coloque sua empresa em um caminho de muita criatividade e inovação!

Agora que você já sabe o que é holocracia e como ela pode ser importante para alavancar a sua empresa, deixe um comentário neste post com a sua dúvida ou sugestão sobre o assunto!

Powered by Rock Convert