Você sabe como os níveis de felicidade no trabalho afetam a performance do seu negócio?

Muito além das competências e habilidades, o nível de satisfação e bem-estar dos seus colaboradores também é um indicador de desempenho importante.

Afinal, está provado que pessoas felizes produzem mais e melhor, e você pode alavancar seus resultados com um ambiente de trabalho positivo.

No artigo de hoje, vamos ajudar você a colocar esse conceito em prática:

  • O que é felicidade no trabalho
  • Importância de ter colaboradores felizes
  • Fatores que impactam a satisfação no trabalho
  • Guia para promover a felicidade na empresa
  • Como o crowdsourcing pode ajudar.

Quer aprender a transformar felicidade em resultados? 

Siga a leitura e veja como aplicar na sua empresa.

O que é felicidade no trabalho

Felicidade no trabalho é um estado de realização e emoções positivas associadas à atividade profissional. 

É claro que o conceito de felicidade é muito subjetivo, e varia conforme a experiência e as motivações de cada indivíduo.

De acordo com o especialista em felicidade Nic Marks, a melhor definição seria “uma abreviação de uma ótima experiência, que resume a qualidade das vivências no trabalho diário”.

Para o autor do livro The Happines Manifesto (Amazon Services, 2011), a felicidade no ambiente de trabalho pode ser descrita em três sentimentos:

  • Entusiasmo: é um estado de energia elevada que incentiva as pessoas a criar e buscar a inovação, mobilizando esforços em equipe
  • Interesse: é o que define o foco no trabalho, ajudando a manter o comprometimento com as tarefas e a responsabilidade com os objetivos do negócio
  • Contentamento: é uma emoção subjetiva, que se traduz na satisfação em fazer um bom trabalho e orgulho da profissão como um todo. 

Ou seja: é o conjunto de emoções, sentimentos e percepções que define se nos sentimos bem com o que fazemos todos os dias durante o expediente.

Já o pai da psicologia positiva, Martin Seligman, determina que a felicidade é medida por 5 fatores:

  1. Emoção positiva
  2. Engajamento
  3. Sentido na vida
  4. Realização positiva
  5. Relacionamentos positivos.

Em seu livro Felicidade Autêntica (Objetiva, 2002), ele apresenta um passo a passo para alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos na vida pessoal e profissional.

Para ele, a felicidade no trabalho só é possível com o reconhecimento pleno das emoções positivas, virtudes e forças pessoais. 

Mais do que alguns momentos de alegria, esse sentimento diz respeito a um estado abrangente e complexo, que não se altera com os obstáculos e frustrações do dia a dia.

Além disso, está diretamente ligado à autorrealização e sensação de trabalhar com um propósito, aproveitando ao máximo o próprio potencial e enxergando o impacto positivo nos resultados da empresa. 

Importância da felicidade no trabalho

A máxima “funcionário feliz é mais produtivo” é comprovada por várias pesquisas ao redor do mundo, e vem se tornando uma pauta prioritária no mundo dos negócios.

O ranking 100 Best Companies to Work For da Fortune, por exemplo, surgiu em 1998 para medir os níveis de felicidade dos colaboradores e selecionar as melhores empresas para se trabalhar no mundo. 

De acordo com uma pesquisa publicada na Forbes, as empresas que aparecem na lista disparam suas ações em 14% ao ano e contam com funcionários 20% mais produtivos.

Não é preciso ir muito longe para entender por que colaboradores satisfeitos são mais engajados e geram resultados superiores para as empresas.

Na era do capital humano, os talentos são o principal diferencial competitivo das empresas, e é preciso investir nesses ativos para obter o retorno esperado.

No caso, estamos falando de pessoas, que têm seus próprios sonhos, aspirações e necessidades, e precisam de um ambiente motivador para despertar seu potencial.

Logo, ao nutrir a felicidade no trabalho, as empresas ganham colaboradores dedicados que encaram os objetivos do negócio como se fossem seus próprios. 

Além disso, é o nível de satisfação das pessoas que determina o clima organizacional e molda toda a cultura da empresa.

Se os sentimentos e percepções dominantes forem positivos, há grandes chances de que esse bem-estar reflita diretamente no crescimento do negócio.

Por outro lado, se forem negativos, podem afetar drasticamente a produtividade e lucratividade da organização.

Fatores que impactam a felicidade no trabalho

A felicidade no trabalho depende de inúmeros fatores que atravessam questões organizacionais, culturais e gerenciais

Veja quais são os pontos mais importantes a avaliar na sua empresa. 

Propósito no trabalho

Hoje, os profissionais buscam muito mais que um salário: eles querem um trabalho com propósito e significado. 

Logo, o primeiro fator que influencia a satisfação no emprego é a sensação de que o trabalho vale a pena e impacta diretamente os resultados da organização.

Basicamente, seus colaboradores devem compreender a importância de suas funções e ter razões para melhorar seu desempenho a cada dia. 

Apreciação e reconhecimento

Outro fator-chave para o engajamento é o reconhecimento por parte dos gestores e colegas de trabalho.

A apreciação não precisa, necessariamente, vir em forma de compensação financeira, embora os bônus e gratificações sejam sempre bem-vindos. 

O importante é mostrar ao colaborador que seu trabalho está sendo valorizado e fortalecer a cultura de meritocracia dentro da empresa, seja por meio de campanhas de incentivo, planos de carreira ou homenagens. 

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Autonomia para tomar decisões

Conquistar a autonomia no trabalho significa ter a liberdade de tomar decisões por conta própria, sugerir ideias e influenciar processos.

Quanto mais empoderados os colaboradores se sentirem, melhor será seu desempenho e motivação para avançar na carreira. 

Por isso, você pode aumentar os níveis de felicidade no trabalho abrindo espaço para projetos de inovação e flexibilizando a hierarquia dentro da empresa, por exemplo. 

Equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Esse é um dos pontos mais importantes para os profissionais, pois o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal é um dos maiores desafios modernos.

Por mais que o trabalho seja gratificante, é impossível alcançar a felicidade sem o tempo adequado para descanso, lazer e relações pessoais.

Identificação com os valores

A identificação com os valores da empresa também é um ponto crucial para a felicidade no trabalho.

Afinal, os colaboradores precisam sentir que estão alinhados aos princípios da organização, para que tenham orgulho de fazer parte da equipe. 

Assim, o chamado “fit cultural” é necessário para que o profissional se conecte à empresa e se encaixe nas dinâmicas de trabalho. 

Como promover a felicidade no trabalho 

Se você quer fazer parte dos rankings de melhores empresas para se trabalhar, é melhor começar a investir na felicidade no trabalho.

Siga as dicas abaixo para criar suas estratégias. 

1. Avalie o clima organizacional

O primeiro passo para melhorar os índices de felicidade no trabalho é avaliar como está seu clima organizacional.

Para isso, você pode conduzir pesquisas de clima e fazer um diagnóstico sobre o grau de engajamento, satisfação e motivação dos seus colaboradores.

O processo deve ser repetido sempre, para acompanhar a evolução dos indicadores de felicidade.

2. Abra a comunicação

A comunicação aberta também é um ponto fundamental para promover a felicidade no ambiente de trabalho.

Por isso, vale a pena ser transparente e permitir o livre fluxo de informações, proporcionando acesso à informação e integração entre as áreas.

3. Compartilhe as metas

Para que os colaboradores se sintam felizes, eles precisam saber exatamente o que a empresa espera deles e como seu trabalho impacta nos resultados.

Então, seu próximo passo é compartilhar as metas e objetivos do negócio com todos os profissionais, deixando claras as expectativas sobre o desempenho de cada um. 

4. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

As oportunidades de desenvolvimento também são cruciais para a felicidade no trabalho, pois oferecem um horizonte aos colaboradores.

Por isso, é importante trabalhar com planos de carreira e oferecer treinamentos, cursos, workshops e mentorias para um aprendizado constante.

5. Reconheça e dê feedback

O reconhecimento pode vir na forma de um programa de incentivo por desempenho, premiações, homenagens, bônus e quaisquer estratégias que você possa usar para valorizar os colaboradores.

Para isso, também é preciso dar feedback de forma contínua e consistente, com foco no crescimento profissional. 

6. Construa uma cultura de inovação

Por fim, construir uma cultura de inovação significa oferecer um ambiente de trabalho flexível e dinâmico, onde as novas ideias são bem-vindas e os profissionais têm apoio em seus projetos.

Esse ambiente depende de uma hierarquia menos rígida e uma liderança inspiradora, além de métodos de trabalho colaborativos. 

Nesse sentido, você pode criar políticas de horários flexíveis, adotar o home office ou implementar tecnologias que agilizem a gestão de tarefas, por exemplo.

Como o crowdsourcing pode ajudar

O conceito de crowdsourcing traduz a contribuição coletiva nas empresas, que pode ser decisiva para a felicidade no trabalho.

Na prática, é uma forma de usar a sabedoria das pessoas para executar tarefas e projetos específicos por meio da tecnologia, de modo transparente e compartilhado.  

No caso da gestão de pessoas, o crowdsourcing é útil para dar voz aos colaboradores e ter acesso a ideias inovadoras, além de proporcionar feedbacks imediatos.

Um bom exemplo é a Waggl: uma plataforma que coleta ideias, opiniões e seleciona as melhores por meio da votação das pessoas ouvidas, para auxiliar na tomada de decisões nas empresas.

Com ela, é possível realizar pesquisas pulso para ouvir frequentemente os colaboradores e coletar informações de forma simples, rápida e inclusiva. 

Assim você descobre, pouco a pouco, que muitas das respostas que as organizações estão buscando já se encontram dentro de casa, na voz antes inaudível dos funcionários.

O sistema ainda oferece relatórios NPS (Net Promoter Score) completos por área, relatórios de evolução e infográficos que facilitam a avaliação do seu progresso. 

Desse modo, você acompanha de perto o grau de satisfação dos profissionais e pode ajustar suas estratégias para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho.

Não tem segredo: basta ouvir as pessoas com atenção para ganhar sua lealdade e comprometimento. 

Assim, você dispara os níveis de felicidade no trabalho e vê seus resultados crescendo junto. 

Se você quer alcançar esse patamar, agende uma demo e descubra o poder do crowdsourcing.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert