Você se preocupa com a evolução do engajamento dos funcionários?

Essa é uma ótima medida.

Afinal, quando se tem uma equipe afinada e que colabora de verdade, os resultados aparecem.

Nesse cenário, insights, ideias e inspirações do time fazem toda a diferença e costumam ser pontos altos do trabalho.

Por isso, devemos considerar a elaboração de boas estratégias para a evolução do engajamento dos funcionários.

Uma das chaves para que essa ação funcione é investir em ferramentas modernas e relacionamento interpessoal reforçado.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

Importância da evolução do engajamento dos funcionários

Quando falamos em evolução do engajamento de funcionários, deve-se pensar em algo que vai além de uma equipe que trabalha em conjunto e em busca de objetivos em comum.

É garantir que os colaboradores realmente estejam satisfeitos com o seu trabalho, e que dão o melhor de si para alcançar resultados expressivos para a empresa.

Vale reforçar que a importância da evolução do engajamento dos funcionários diz respeito a como os profissionais se sentem em relação ao ambiente em que atuam. Só para se ter uma ideia, podemos citar alguns ótimos resultados quando se tem engajamento:

  • Ligação afetiva com a empresa
  • Envolvimento entre colaboradores
  • Maior produção de ideias
  • Melhor definição de objetivos
  • Outros.

Indicador de engajamento dos funcionários no Brasil e no mundo

Há anos, o indicador de engajamento pouco se altera globalmente e no Brasil, segundo a Gallup.

Por que isso acontece?

A resposta é simples: ainda falta para as empresas o entendimento de que investir em treinamento e educação corporativa é importante para envolver seus colaboradores e para a evolução do engajamento dos funcionários.

O que realmente conta bastante é pensar em práticas de gestão que ajudem os funcionários a serem mais engajados no trabalho e confiarem em uma economia mais positiva no futuro.

Enquanto o mercado ainda segue começando a dar os primeiros passos pós-crise, é hora de aproveitar e se transformar internamente, colocando os profissionais para melhorarem suas habilidades e desenvolverem novas competências.

Práticas como essas ajudam bastante a empresa em novos projetos.

O que é preciso para a evolução do engajamento dos funcionários

Mais uma vez a transparência ganha espaço e serve como pontapé inicial para a evolução do engajamento dos funcionários dentro de uma empresa.

Sabemos que a era digital é permeada por muitas incertezas, ainda mais quando se trata de confiança e segurança.

Por isso, é comum notar que os profissionais têm incertezas no momento de se entregar ao trabalho.

Perguntas como “será que a empresa em que eu trabalho me fala a verdade?”, “será que eles realmente estão enfrentando uma recessão?”, será que eles incentivam o engajamento apenas visando os lucros?”, são algumas das questões que rodeiam os colaboradores.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

A dica é promover encontros, debates e trocas de ideias entre todas as equipes, a fim de que percebam que o engajamento vai além de apenas trabalhar em conjunto, mas de acreditar que aquele projeto tem tudo para dar certo.

E que a era digital oferece desafios, mas também conta com ótimas ferramentas tecnológicas que podem ser aliadas no dia a dia do trabalho.

A evolução do engajamento dos funcionários na era VUCA

Você já ouviu falar sobre o VUCA? É uma sigla em inglês que, traduzida, significa: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. É exatamente o que vivemos hoje, tanto no mundo dos negócios como na vida real, no cotidiano da sociedade.

Então, como seria possível promover a evolução do engajamento dos funcionários em uma era como essas, cheia de incertezas?

Estimular a confiança pode ser encarado a base de muito diálogo. O bacana é que a sua empresa consiga encontrar uma brecha no dia a dia dos profissionais para conversar, mostrar que estão todos ali em busca do mesmo objetivo, que a competitividade interna é saudável e que a confiança no outro é algo interessante e que vale a pena.

Outra linha com grandes chances de sucesso é, mais uma vez, o treinamento corporativo. Um funcionário que não tem dúvidas do seu trabalho ou de que forma alcançar suas metas, é um profissional que se engaja muito mais rápido com o que faz.

Importância de monitorar evolução do engajamento dos funcionários

Se falamos que o engajamento dos funcionários é algo bom e de grande valor, acompanhar como anda esse processo se faz necessário.

O monitoramento do ambiente corporativo pode dizer muito sobre como anda a satisfação dos profissionais, o que tem dado certo e, principalmente, o que tem dado errado e necessita ser corrigido.

O ideal é que você tente monitorar os projetos mais de perto, verificando como anda o clima entre os colaboradores, o que eles esperam, o que tem feito para superar desafios.

As respostas desse acompanhamento poderão ajudar bastante você a pensar em estratégias de comunicação para toda a equipe.

Evolução do engajamento dos funcionários em até 90 dias

Que tal inovar e não deixar para depois o que pode ser feito em um trimestre?

Se a sua empresa tem um projeto que precisa sair do papel, é hora de colocar em prática estratégias inteligentes e engajar todo o seu time nesse objetivo.

A ideia é começar com um plano de negócios em geral, mas com foco no agora, no que é preciso ser feito hoje, amanhã.

Trace isso para ser concretizado em 90 dias, chame todos os colaboradores e diga o porquê.

Conte com a ajude de um time que fique responsável por engajar os funcionários e que desburocratize vários processos.

Outra dica bem bacana é mostrar semana a semana a evolução do projeto, de forma a trazer um ambiente positivo e estimulante para todos.

Benefícios da evolução do engajamento dos funcionários

Agora, quer ver na prática como a evolução do engajamento dos funcionários impacta positivamente qualquer empresa que aposte nessa estratégia?

Veja só alguns exemplos muito bons do que pode acontecer:

  • Maior produtividade
  • Qualidade nas entregas
  • Trabalho feito com total segurança
  • Bem-estar da equipe
  • Satisfação dos clientes
  • Colaboração e desenvolvimento de todos os envolvidos.

E aí, animado para investir no engajamento dos funcionários?

Lembre-se de que isso possibilitará que a sua empresa seja ainda um ambiente melhor para trabalho e, consequentemente, vai atrair, reter talentos e dificilmente terá problemas de turnover.

Gostou? Então, entre em contato conosco para juntos pensarmos nas melhores estratégias para a sua empresa.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert