Os gestores estão se reinventando e, quanto mais transparentes eles são no ambiente de trabalho, mais é possível perceber a sua participação na potencialização do engajamento dos colaboradores. Afinal, quando se tem uma equipe afinada e que colabora entre si, o pensamento coletivo da companhia costuma ser um dos pontos altos de sucesso.

Lembre-se de que esses profissionais são uma das peças essenciais para o seu negócio, e a força de trabalho deles é o que faz uma empresa crescer e se manter saudável no mercado.

Por isso, devemos considerar a elaboração de boas estratégias para o engajamento dos funcionários. Uma das chaves para que essa ação funcione é investir em ferramentas modernas, relacionamento interpessoal reforçado, entre outros. Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir!

A importância do engajamento da equipe

Quando falamos em engajamento de funcionários, deve-se pensar em algo que vai além de uma equipe que trabalha em conjunto e em busca de objetivos em comum. É garantir que os colaboradores realmente estejam satisfeitos com o seu trabalho, e que dão o melhor de si para alcançar resultados expressivos para a empresa.

Vale reforçar que a importância do engajamento impacta em como os profissionais se sentem em relação ao ambiente em que atuam. Só para se ter uma ideia, podemos citar alguns ótimos resultados quando se tem engajamento:

  • ligação afetiva com a empresa;
  • envolvimento entre colaboradores;
  • maior produção de ideias;
  • melhor definição de objetivos;
  • outros.

Os motivos pelos quais, há anos, o indicador de engajamento pouco se altera globalmente e no Brasil (segundo o Gallup)

A resposta é simples: ainda falta para as empresas o entendimento de que investir em treinamento e educação corporativa é importante para envolver seus colaboradores. O que realmente conta bastante é pensar em práticas de gestão que ajudem os funcionários a serem mais engajados no trabalho e confiarem em uma economia mais positiva no futuro.

Enquanto o mercado ainda segue começando a dar os primeiros passos pós-crise, é hora de aproveitar e se transformar internamente, colocando os profissionais para melhorarem suas habilidades e desenvolverem novas competências. Práticas como essas ajudam bastante a empresa em novos projetos.

Os pontos necessário para criar engajamento

Mais uma vez a transparência ganha espaço e serve como pontapé inicial para criar engajamento dos funcionários dentro de uma empresa. Sabemos que a era digital é permeada por muitas incertezas, ainda mais quando se trata de confiança e segurança. Por isso, é comum notar que os profissionais têm incertezas no momento de se entregar ao trabalho.

Perguntas como “será que a empresa em que eu trabalho me fala a verdade?”, “será que eles realmente estão enfrentando uma recessão?”, será que eles incentivam o engajamento apenas visando os lucros?”, são algumas das questões que rodeiam os colaboradores.

A dica é promover encontros, debates e trocas de ideias entre todas as equipes, a fim de que percebam que o engajamento vai além de apenas trabalhar em conjunto, mas de acreditar que aquele projeto tem tudo para dar certo. E que a era digital oferece desafios, mas também conta com ótimas ferramentas tecnológicas que podem ser aliadas no dia a dia do trabalho.

As maneiras de se estimular a confiança e o engajamento na era VUCA

Você já ouviu falar sobre o VUCA? É uma sigla em inglês que, traduzida, significa: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. É exatamente o que vivemos hoje, tanto no mundo dos negócios como na vida real, no cotidiano da sociedade. Então, como seria possível promover o engajamento dos funcionários em uma era como essas, cheia de incertezas?

Estimular a confiança pode ser encarado a base de muito diálogo. O bacana é que a sua empresa consiga encontrar uma brecha no dia a dia dos profissionais para conversar, mostrar que estão todos ali em busca do mesmo objetivo, que a competitividade interna é saudável e que a confiança no outro é algo interessante e que vale a pena.

Outra linha com grandes chances de sucesso é, mais uma vez, o treinamento corporativo. Um funcionário que não tem dúvidas do seu trabalho ou de que forma alcançar suas metas, é um profissional que se engaja muito mais rápido com o que faz.

A importância de se monitorar com frequência o engajamento

Se falamos que o engajamento dos funcionários é algo bom e de grande valor, acompanhar como anda esse processo se faz necessário. O monitoramento do ambiente corporativo pode dizer muito sobre como anda a satisfação dos profissionais, o que tem dado certo e, principalmente, o que tem dado errado e necessita ser corrigido.

O ideal é que você tente monitorar os projetos mais de perto, verificando como anda o clima entre os colaboradores, o que eles esperam, o que tem feito para superar desafios. As respostas desse acompanhamento poderão ajudar bastante você a pensar em estratégias de comunicação para toda a equipe.

A chave para o sucesso ao criar planos de ação com até 90 dias

Que tal inovar e não deixar para depois o que pode ser feito em um trimestre? Se a sua empresa tem um projeto que precisa sair do papel, é hora de colocar em prática estratégias inteligentes e engajar todo o seu time nesse objetivo.

A ideia é começar com um plano de negócios em geral, mas com foco no agora, no que é preciso ser feito hoje, amanhã. Trace isso para ser concretizado em 90 dias, chame todos os colaboradores e diga o porquê. Conte com a ajude de um time que fique responsável por engajar os funcionários e que desburocratize vários processos.

Outra dica bem bacana é mostrar semana a semana a evolução do projeto, de forma a trazer um ambiente positivo e estimulante para todos.

Os impactos de uma melhoria no engajamento

Agora, quer ver na prática como o engajamento impacta positivamente qualquer empresa que aposte nessa estratégia? Veja só alguns exemplos muito bons do que pode acontecer:

  • maior produtividade;
  • qualidade nas entregas;
  • trabalho feito com total segurança;
  • bem-estar da equipe;
  • satisfação dos clientes;
  • colaboração e desenvolvimento de todos os envolvidos.

E aí, animado para investir no engajamento dos funcionários? Lembre-se de que isso possibilitará que a sua empresa seja ainda um ambiente melhor para trabalho e, consequentemente, vai atrair, reter talentos e dificilmente terá problemas de turnover!

Gostou? Então, entre em contato conosco para juntos pensarmos nas melhores estratégias para a sua empresa!

engajamentoPowered by Rock Convert