Toda empresa tem uma estratégia, mesmo que ela não esteja explícita para todos. O planejamento estratégico é fundamental para orientar de forma adequada como um negócio vai se desenvolver e, algumas vezes, torna-se necessário reajustá-lo.

Muitas dúvidas podem surgir na hora de construir o planejamento estratégico. Dificuldades ainda maiores podem aparecer na hora de executá-lo. É preciso incluir o máximo de colaboradores possível, tanto no momento de planejamento quanto no de execução.

Obviamente, cada um terá o seu papel e a sua função nesse processo tão importante para a sobrevivência de uma empresa. Neste post você vai entender como cada colaborador pode atuar no planejamento estratégico. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é estratégia empresarial?

Para criar uma boa estratégia empresarial é preciso conhecer a fundo o seu conceito. E, para isso, é necessário estudar como a empresa cria valor. Isto é, como são percebidos os seus produtos e serviços para seus clientes. Para atingir bons resultados, é preciso que a geração de valor seja sustentável e diferencie sua empresa da concorrência.

A estratégia vem definir, de maneira sólida, a base da gestão para que a geração de valor seja criada. É a forma como o alta liderança mobiliza seus colaboradores para definir o seu foco de atuação e a oferta de produtos ou serviços. Para onde a empresa quer ir? Quais são as metas, objetivos, medidas e métricas?

Além disso, a estratégia abrange qual é o propósito da empresa e os valores fundamentais dos quais ela não abre mão. Tudo isso, missão, visão e valores são a base para o planejamento de ações nos níveis estratégico, tático e operacional.

Como criar uma estratégia empresarial de sucesso?

Para criar a estratégia, uma análise externa e interna se mostra essencial. A primeira se relaciona a todos os fatores externos à empresa: políticos, economia, oportunidades e ameaças. A segunda tem a ver com aquilo que a empresa consegue gerenciar: seus recursos, competências, forças e fraquezas. Isso pode ser feito por meio da ferramenta chamada Análise SWOT.

Outros dois fatores a serem considerados para a construção sustentável da estratégia são a liderança e a definição de objetivos. Os líderes devem ter sempre uma visão empreendedora e eficiente, pois eles são os grandes responsáveis pela definição, comunicação e monitoramento dos resultados.

Já os indicadores são essenciais para analisar se as iniciativas estão levando a organização aos objetivos estabelecidos. É uma maneira de identificar desvios na execução ou na estratégia em si. Esses “marcadores” devem ser acompanhados com frequência para que correções e adaptações sejam feitas em tempo hábil.

Qual é o papel do colaborador na elaboração de estratégias empresariais?

Precisamos desmistificar a elaboração da estratégia. Foi-se o tempo em que apenas a alta liderança definia sozinha todos as decisões que uma empresa ia tomar. O mercado atualmente muda muito rápido. Tão rápido que, muitas vezes, uma estratégia feita no final de um ano já não é mais adequada para o meio do ano seguinte.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Além disso, a diretoria pode não entender os esforços e dificuldades com os quais os seus colaboradores se deparam no dia a dia. Esse fator pode contribuir para estratégias que, na prática, não serão mantidas por muito tempo ou encontrarão certa resistência em serem aceitas. Por isso é importante incluir as ideias e opiniões de mais funcionários da empresa.

O primeiro passo é garantir que todos compreendem a missão, visão e valores. Assim, todos estarão alinhados aos princípios básicos da estratégia, podendo contribuir e trazer ideias e opiniões que realmente farão a diferença. Se “duas cabeças pensam melhor do que uma”, imagine toda uma organização pensando junto!

Pode-se citar também que a inclusão dos colaboradores na criação de novas estratégias gera benefícios como melhora do engajamento e da motivação. Isso porque cria um sentimento de pertencimento que todo ser humano almeja e torna o trabalho mais fácil, visto que há um entendimento e comprometimento com o objetivo a ser atingido.

Novamente, é importante citar o papel de uma boa liderança como canal de comunicação entre áreas e colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. É papel do líder traduzir a estratégia da empresa em rotinas e práticas do cotidiano.

Como coletar a voz dos colaboradores para ajudar na construção da estratégia empresarial?

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido o quão importante é a participação dos seus colaboradores na construção da estratégia organizacional. Agora que já sabe o porquê, é preciso definir “o como”. E a resposta é simples: é preciso criar um movimento permanente de retro alimentar a estratégia. Parece redundante, mas já será esclarecido.

Esperar um grande volume de respostas de maneira imediata não acontecerá. Isso porque, provavelmente, já existe na sua cultura organizacional um padrão de comunicação que na maioria das empresas não ocorre de maneira horizontal, o que torna alta a probabilidade de resistência a mudanças de um novo modelo de construção da estratégia.

Por isso, a base dessa da construção da estratégia é criar meios de interação com os colaboradores de maneira gradativa. O primeiro passo é mapear a atual cultura organizacional para entender onde estão os fatores críticos que facilitam ou impedem uma melhor comunicação. Assim, é possível utilizar abordagens adequadas na criação da estratégia como parte da cultura.

É necessário criar conexões para ouvir seus colaboradores e dar sentido a esta ação. Quando as pessoas percebem que suas histórias são ouvidas pelos outros a confiança aumenta e este movimento de comunicação é ampliado a toda organização.

A estratégia de comunicação com o colaborador não pode ser considerada um projeto. Deve ser reconhecida como um movimento, ou seja, algo que funciona como um ciclo, que é feito regularmente.

Nesse contexto, com experiência e expertise no mercado, a Waggl é sua melhor parceira para ouvir os colaboradores durante todo o processo de estratégia empresarial, da criação ao monitoramento.

Se você se interessou por este conteúdo sobre como construir sua estratégia de forma mais colaborativa e acha que se comunicar melhor com seus colaboradores pode ajudar a sua empresa a crescer, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio!

Powered by Rock Convert