Você já utiliza tecnologias para RH na empresa?

Se ainda não faz isso, saiba que existem boas razões para implementá-las.

Afinal, é incrível imaginar o quanto a tecnologia transformou o mundo corporativo nos últimos anos.

Atualmente, vivemos na era da disrupção digital em que novas ferramentas são desenvolvidas a todo o instante mudando o modo como os serviços corporativos são realizados. Podemos perceber claramente isso nas tecnologias para RH.

Mas o quê o mundo virtual está fornecendo para o RH agora e o que promete para o futuro?

Porque as organizações precisam acompanhar essa evolução tecnológica? Descubra em nosso artigo!

Tecnologias para RH: tendências

O departamento de RH tem a função de lidar com o bem mais precioso da organização: os colaboradores. Em vista disso, as tecnologias voltadas para esse setor visam potencializar os resultados do capital humano, além de alinhá-los com as estratégias do negócio.

Vejamos como algumas das tendências de tecnologias para RH cumprem esse propósito.

Chatbots

Os chatbots ou bots (robôs de chat) é um programa de computador que permite o gerenciamento e a interação de pessoas com aplicativos de mensagens.

Essa tecnologia é muito utilizada por empresas que possuem um setor de atendimento ao cliente.

No entanto, os bots conquistaram o seu espaço no RH tornando-se um importante aliado na melhoria das demandas internas. Pode-se dizer que esses robôs são funcionários virtuais.

Como são dotados da inteligência artificial (AI), os chatbots têm uma grande capacidade de acessar e armazenar dados importantes.

Por isso, uma das principais tendências é que a tecnologia continue desenvolvendo bots conectados a plataformas virtuais. Por exemplo, as geniais aplicações para o recrutamento e seleção (R&S) ganharão um desempenho ainda maior com a ajuda dos chatbots.

Normalmente, após a escolha dos candidatos que participarão do processo seletivo, inicia-se com a ajuda de uma plataforma R&S, a fase da aplicação de vários testes, como o de personalidade e competência.

Nessa etapa, os bots podem ser usados para fazer perguntas aos candidatos. E com base nas respostas, medir o nível de compatibilidade do entrevistado com os requisitos de uma função e a cultura da empresa.

Contudo, esses “funcionários virtuais” podem agilizar ainda outra área do RH: o atendimento aos colaboradores.

Esses profissionais recorrem com frequência ao RH em busca de informações sobre: férias, salário, benefícios etc. Em vez de um membro da equipe, o bot responderá esses questionamentos e até ajudará no preenchimento de dados cadastrais.

Plataformas de feedback

O conceito agile thinking estimula a colaboração e a entrega de valor dos times para a organização.

Esse método associado ao empowerment (empoderamento da equipe) tem ajudado as empresas a atingir resultados surpreendentes. Baseado nessas metodologias foram criadas as plataformas de feedback.

Essa é uma tecnologia para RH que promete aperfeiçoar-se e consolidar-se nos próximos anos. Mas como essas aplicações funcionam?

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Durante um projeto, os colaboradores são questionados por meio de um aplicativo sobre o que estão achando sobre o andamento de cada etapa.  Eles são incentivados a proporem soluções, ideias e sugestões para o aprimoramento do projeto.

Ao passo que esses feedbacks vão sendo armazenados pelo software, o sistema gerencia, refina e apresenta para os gestores os melhores insights para o sucesso do projeto. Esse é um modelo de avaliação 360 graus, pois várias visões diferentes sobre um processo são analisadas.

Um aspecto dessa tecnologia que ajuda muito é a oportunidade dos gestores escolherem perguntas bem direcionadas para serem respondidas pelos colaboradores de toda a empresa. Por exemplo, imagine que o RH tenha implantado um novo programa de recrutamento e seleção.

Embora os gestores tenham pensado bem nas necessidades do time interno antes de iniciar esse programa, é no decorrer das aulas que se entende a sua eficácia.

Por meio da plataforma de feedback, os participantes do processo de aprendizagem revelarão o que estão achando dos métodos de ensino.

Com essas informações em mãos, o RH terá a oportunidade de mudar certos aspectos antes que o engajamento dos participantes diminua. Como também aprimorar os próximos programas.

Learning Management System (LMS)

O LMS é um software conhecido também como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essa tecnologia tem a finalidade de administrar e acompanhar os cursos de capacitação de colaboradores.

Além disso, o LMS ajuda na criação de conteúdos, organização e inscrição de novos participantes.

Na prática funciona assim: os colaboradores informam ao sistema quais são os cursos que desejam fazer.

Após isso, eles recebem ofertas de cursos oferecidos pela empresa que se encaixam nas suas preferências.

Ao passo que vão participando das aulas, o LMS faz constantes avaliações sobre o progresso dos participantes, repassando essas informações para os gestores e recomendando novos cursos. O objetivo é direcionar o processo de aprendizagem.

O interessante é que muitas técnicas podem ser inseridas no LMS, como a gamificação, testes, fóruns, web conferência etc., melhorando ainda mais a eficiência do programa educacional.

Olhando para o futuro, podemos discernir uma evolução dessa tecnologia na direção de outra aplicação o Talent Management System (TMS) ou sistema de gestão de talentos.

A tendência é que o LMS se integre ao TMS para auxiliar os processos de recrutamento, avaliação de desempenho e sucessão de colaboradores.

Além disso, o LMS será um forte aliado para a inserção da política de bem-estar interno, dando às empresas a oportunidade de medirem o nível de satisfação dos colaboradores no trabalho.

Qual é a vantagem de se usar as tecnologias para RH?

Notamos no decorrer do texto, muitas vantagens que a empresa tem quando permite que a inovação invada o seu ambiente interno por meio das tecnologias para RH. Podemos acrescentar ainda outros benefícios, como:

  • melhoria da gestão de pessoas;
  • oportunidade de selecionar currículos de candidatos talentosos;
  • formas mais flexíveis de trabalho;
  • o fortalecimento da cultura interna;
  • o aumento da felicidade e da qualidade de vida dos colaboradores;
  • uma liderança com um alto desempenho;
  • maior visibilidade do negócio;
  • atração de bons profissionais.

Enfim, nós podemos esperar ser surpreendidos cada vez mais pelas tecnologias para RH. Isso é ótimo!

Afinal, quando maior o número de ferramentas que automatizem as demandas corporativas, maior será a excelência e rapidez dos serviços oferecidos.

Para que a sua empresa não fique de fora dessa evolução, mantenha-se atualizado!

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer as principais tendências de tecnologias para RH?

Queremos ajudar você a implantar essa inovação em sua empresa. Quer saber como? Aguardamos o seu contato!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert