Quais são as habilidades de um líder que engaja e motiva colaboradores?

Se você não tem uma resposta na ponta da língua, é hora de conhecer melhor o assunto.

Afinal, a maioria das pessoas sabe que o trabalho de uma equipe sob grande liderança torna-se muito mais produtivo que a coordenação por gestores medianos. Isso acontece porque a eficácia e as habilidades de um líder podem fazer uma diferença considerável no dia a dia da empresa.

Um bom líder não só deve transmitir a missão e os valores da organização, mas demonstrar a importância que os colaboradores têm para ela. Esse tipo de comunicação favorece a motivação e, consequentemente, aumenta o desempenho do time.

Continue a leitura deste post e veja as 5 principais habilidades de um líder e como elas podem impactar no sucesso do negócio. Mas, antes, conheça um pouco mais sobre as funções de um líder. Boa leitura!

Habilidades de um líder: funções desenvolvidas a partir delas

Existe uma ideia de que bons líderes são aqueles que nascem com uma pré-disposição para essa posição. A princípio, não há como negar que algumas pessoas têm vantagens intelectuais e/ou de personalidade que as ajudam a se tornarem bons coordenadores de equipe.

No entanto, pessoas tidas como “comuns” também são totalmente capazes de se transformarem em líderes excepcionais. Afinal, com dedicação, é possível desenvolver as habilidades de um líder ao longo do tempo.

Para isso, é preciso que ocorra um movimento, tanto por parte das empresas quanto pelo lado dos profissionais, para que tal capacidade seja desenvolvida.

Afinal, mais relevante do que ter uma liderança satisfeita com o seu trabalho por acreditar ser o melhor que a organização pode conseguir, é ter pessoas engajadas em sua própria melhoria por terem a crença de que precisam estar sempre um passo à frente dos demais.

Esse desenvolvimento pode ser feito por meio de treinamentos, capacitações e a construção de uma cultura organizacional que permita que todos saibam o quanto a empresa preza por uma liderança de alto desempenho.

Desse modo, é necessário que a própria organização delineie com clareza o papel que espera que seus líderes exerçam. Esse esclarecimento proporciona um maior alinhamento entre as equipes, ao permitir que todas tenham trabalhos complementares.

Algumas das funções que a empresa pode cobrar de sua liderança são:

Estimular a equipe

Estimular é criar condições para que as ações de cada colaborador tenham um impacto positivo nos processos organizacionais como um todo.

Isto é, um líder é aquele que consegue tirar o que há de melhor de cada um e harmonizar todos os esforços. Ao apresentar a sua visão, o líder pode motivar a equipe, sendo ele mesmo um exemplo.

Orientar

É preciso saber que orientar não é simplesmente dar ordens. Um verdadeiro líder acompanha a realização do trabalho, está sempre próximo, coloca-se à disposição para sanar dúvidas, reconhece o bom trabalho feito pela equipe e dá feedbacks sempre que necessário, no intuito de levar todos a um objetivo maior.

Influenciar

Para influenciar, a liderança deve ser inspiradora – essa é uma das habilidades de um líder.

As cobranças de resultados devem ser justas. É preciso ter flexibilidade, uma comunicação transparente com o time e saber gerenciar conflitos.

Para ser influente, o líder deve se envolver com os colaboradores e não se dirigir a eles apenas para fazer exigências e delegar trabalhos.

5 principais habilidades de um líder

Considerando as funções que devem ser exercidas por um líder, é difícil desvinculá-las de certas competências.

Afinal, a harmonização dos processos de planejamento, organização e controle dependem do desenvolvimento pleno dessas competências.

É preciso ressaltar que existem vários tipos de liderança. Alguns líderes extraordinários têm como pontos fortes o desenvolvimento em determinadas habilidades, enquanto outros são mais desenvolvidos em competências diferentes.

O que deve haver dentro de uma organização é uma unificação da sua liderança. Uma empresa precisa ser capaz de montar uma equipe de líderes com diversidade de talentos para maximizar o seu potencial e promover a capacidade coletiva.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Quando uma competência complementa a outra, sem disputas, apenas visando o alcance dos objetivos da companhia, todos saem ganhando.

Assim sendo, listamos abaixo as principais habilidades de um líder. Acompanhe:

1. Credibilidade

Um líder precisa transmitir integridade e honestidade. Os seus atos devem ser dotados de transparência para que ninguém possa colocá-los à prova. Um caráter duvidoso é comparável a uma bomba-relógio: é somente uma questão de tempo até que ela destrua a credibilidade de uma pessoa.

Um profissional com boa índole e princípios é um líder que as pessoas confiam, pois ele a respeita e agrega valor à sua equipe. Isso é transmitido em tomadas de decisão e hábitos no dia a dia.

2. Conhecimento

É muito pouco provável que uma equipe siga uma pessoa que demonstre profunda falta de expertise na sua área de atuação. A experiência aliada à técnica são ferramentas indispensáveis no cotidiano de um líder.

Estar na liderança é ser capaz de analisar os problemas e encontrar as melhores soluções para resolvê-los. Aquele que aprimora os seus conhecimentos pode trazer inovações para o seu setor e incentivar práticas de autodesenvolvimento entre os seus liderados.

3. Foco

O foco também está entre as principais habilidades de um líder.

Poucas coisas são capazes de motivar tanto um time quanto a conquista dos resultados almejados. Um bom líder sabe que, antes de alcançar os objetivos, é preciso muito trabalho e dedicação.

Por isso, ele estabelece metas e delega tarefas a cada membro da equipe, de acordo com as suas capacidades.

A visão desse gestor é estratégica. Ao invés de ficar preso em pormenores, ele pensa no futuro e tenta melhorar o rendimento de todos a sua volta.

Um bom líder tem iniciativa, não espera acontecer, pois dentro dele existe a necessidade de se envolver, comandar os processos e conquistar o sucesso.

4. Habilidades interpessoais

Uma comunicação eficaz tem o poder de construir relacionamentos frutíferos. Portanto, o líder que se comunica poderosamente inspira e motiva os outros para o alto desempenho.

As habilidades interpessoais de um líder aumentam a confiança dos seus colaboradores e os aproximam, estreitando o contato entre eles. Seja em uma conversa individual, em reuniões ou em um diálogo via e-mail, um gestor que age com empatia atrai a colaboração e o trabalho em equipe.

5. Perspectiva estratégica

Um verdadeiro líder não se acomoda e não permite que a sua equipe permaneça sem evoluir. Assim sendo, ele desenvolve uma perspectiva estratégica, por meio da qual opera mudanças na organização sempre que necessário.

Ao invés de isolar o seu grupo, esse gestor o conecta ao mundo externo, promovendo o networking, valorizando os seus profissionais e atraindo outros talentos. Ele desafia o processo procurando por oportunidades e experimentando, assumindo riscos e aprendendo com os erros.

Apesar de, em alguns momentos, essas habilidades parecerem distintas, elas não são.

Todas estão interligadas, mas cada uma sobressai mais em uma pessoa do que em outra. Todas juntas trabalham para melhorar o desenvolvimento das equipes.

A liderança é um relacionamento entre aqueles que aspiram liderar e os que escolhem seguir.

Para crescer e prosperar, os líderes devem dominar a dinâmica dessa relação. Devem aprender como mobilizar os outros a quererem lutar por aspirações em comum.

Obter as habilidades de um líder não significa nunca falhar: os melhores líderes não são os que não têm fraquezas, mas aqueles que focam nos seus pontos fortes e trabalham para aprimorá-los.

Por essa razão, quanto mais uma organização investir no desenvolvimento de seus líderes, mais próxima estará de ser uma empresa de destaque.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as habilidades de um líder, que tal conhecer algumas dicas de como engajar sua equipe? Leia nosso post sobre o assunto!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert