Como reter talentos na empresa?

Essa pergunta deve estar sempre na mente do gestor.

Afinal, o alcance dos objetivos organizacionais depende diretamente da performance da equipe – e dos talentos presentes nela.

Veja um exemplo.

Entre as muitas conquistas na vida profissional de Marcos Roberto Silveira Reis destaca-se uma que é cada vez mais rara. Ele começou e terminou sua carreira na mesma empresa se tornando uma referência dentro da instituição.

Não sabe quem é? E o goleiro palmeirense “São Marcos”, você conhece?

Mesmo tendo recebido uma proposta financeira excepcional da Inglaterra, Marcos pesou os benefícios que vão além do dinheiro e escolheu ficar no Palmeiras, clube pelo qual venceu uma Copa Libertadores da América e defendeu mais de 500 vezes.

Colocar entre as principais conquistas de um campeão da Copa do Mundo a permanência e a identificação com a organização pela qual atuou não é pouca coisa.

Atualmente a rotatividade de profissionais tem se tornado corriqueira e isso não é uma exclusividade do futebol.

Um funcionário que se destaca chama atenção do mercado. Por isso, saber como reter talentos é um grande diferencial para a empresa se manter competitiva.

Vamos conhecer alguns benefícios de investir na retenção do seu colaborador?

Motivos para reter talentos na empresa

São muitas as vantagens de preservar um empregado competente.

Um funcionário que faça carreira na empresa é uma economia de tempo e de recursos, uma vez que despesas com processos seletivos não são baixas e deslocar um profissional para o treinamento dos novos colaboradores vai retirá-lo temporariamente das suas funções.

Com o passar dos anos dentro da mesma instituição o indivíduo vai assimilando sua missão e os seus valores, compreendendo as boas práticas para o ambiente de trabalho, se inserindo na cultura organizacional e tendo seu talento lapidado.

Ao acompanhar o desenvolvimento de carreira a empresa também passa a conhecer melhor o trabalhador. Dentro das suas afinidades e habilidades o empregado pode ser remanejado e, a partir dos seus resultados, ser aproveitado em um setor no qual tenha melhor rendimento.

Automaticamente esse funcionário passará a ser uma referência para os novos colaboradores. Os calouros se espelharão nele para também fazer carreira dentro da instituição.

Isso é um ativo importante para a construção da imagem institucional e melhora da reputação da empresa perante o mercado.

Manter bons funcionários também é uma forma de atrair talentos. Mas, para isso, é preciso adotar práticas que tragam satisfação ao colaborador e o estimulem a permanecer na organização.

Confira algumas dicas de como reter talentos na empresa.

Como reter talentos na organização

Preste atenção às próximas linhas para garantir que você saiba como reter talentos na empresa. Confira as dicas:

1. Ofereça um salário justo e bons benefícios

O dinheiro não é tudo, mas é um aspecto importante do relacionamento empresa-funcionário. Um profissional que não receba um valor compatível com sua posição e suas responsabilidades vai procurar essas condições na concorrência.

Incluir um bom plano de saúde, bônus financeiros e auxílios para despesas com creche ou farmácia para os filhos, por exemplo, completam esse pacote.

2. Tenha um plano de carreira

Enxergar uma perspectiva de crescimento dentro da organização é fundamental para que o funcionário se mantenha motivado e empenhado nas atividades. Isso faz com que ele transforme cada entrega em credenciais para continuar subindo na empresa.

Banner Horizontal Aplicação LP EX Powered by Rock Convert

3. Torne o ambiente organizacional agradável

Não tem como reter talentos se o ambiente de trabalho é nocivo ao bem-estar e produtividade da equipe.

A rotina de trabalho atribulada e as metas a serem batidas já são pressões suficientes. Normas muito rígidas atrapalham o dia a dia.

Tornar o clima no escritório o melhor possível, estimulando o convívio harmonioso e permitindo momentos de descontração entre os funcionários é essencial para que eles se sintam felizes no trabalho.

4. Desafie o colaborador

Fazer com que o seu funcionário saia da zona de conforto vai estimulá-lo a buscar novos conhecimentos e mostrará que você confia no potencial dele.

Incluir novas tarefas é uma forma de ampliar a visão e o entendimento que ele tem da organização. Mas cuidado para não o sobrecarregar e produzir um efeito contrário.

5. Preocupe-se com a qualidade de vida

Promova atividades que incentivem uma vida mental e física saudável na sua equipe. Uma caminhada em conjunto ao final do dia, uma confraternização na empresa e até uma viagem anual são ações que mostram o cuidado da organização com o funcionário.

Um acompanhamento psicológico também é uma ótima pedida.

6. Expresse o seu contentamento

O reconhecimento dentro das empresas precisa ser praticado. Da mesma forma como são dados “puxões de orelha” quando acontecem falhas é necessário fazer elogios quando os resultados são positivos.

O colaborador precisa se sentir valorizado, não só financeiramente, mas também profissionalmente.

7. Firme parcerias

Ter um convênio com uma faculdade, por exemplo, vai facilitar o acesso a uma especialização e qualificar a equipe. E esse formato pode se estender para outras áreas.

Um pacote corporativo em que as mensalidades de uma academia sejam subsidiadas, uma campanha que dê descontos em ingressos para atividades culturais e tantas outras coisas podem ser viabilizadas para contemplar o funcionário.

8. Permita projetos pessoais

Cada indivíduo tem suas próprias causas. Estimular o trabalhador a desenvolver um projeto pessoal que nutra as suas crenças vai motivá-lo e ele vai sentir que está fazendo a diferença.

Além do mais, uma boa ideia que nasça individualmente pode ser ampliada para toda a equipe.

São muitas as formas de incrementar sua empresa e torná-la cada vez mais atrativa. Mas para saber qual caminho tomar é preciso entender sua organização.

Pesquisas de satisfação são um instrumento importantíssimo e trarão dados muito relevantes para compreender sua equipe e medir o clima organizacional.

A pesquisa precisa ser condizente com os objetivos que se quer atingir com sua aplicação. É preciso apresentar uma linguagem adequada, ser imparcial e definir um questionário com um tamanho que não desestimule o colaborador a respondê-la.

Garantir a confidencialidade é outro fator importante que vai dar mais veracidade às respostas.

Você pode recorrer aos formulários de papel, encher as caixas de e-mail dos seus funcionários, organizar atividades em grupo e mobilizar parte da sua equipe — o que acaba prejudicando outras atividades — ou contratar um bom SaaS para aplicar a pesquisa.

A Waggl é uma plataforma de pesquisa pulso ágil e interativa, que permite entender a percepção dos colaboradores para apoiar as mais diversas ações como desenvolvimento, clima, gestão da mudança e muitos outros.

Ela possibilita ter uma visão individualizada e coletiva, criando um ranking com as respostas mais votadas, gerando priorização nas decisões por meio do crowdsourcing.

Com as perguntas certas e utilizando uma ferramenta transparente e eficaz como a Waggl você terá o embasamento para implementar o change management a partir da opinião dos seus colaboradores e melhorar cada vez mais os processos de gestão da sua empresa.

Um colaborador que encontre na instituição não apenas o seu sustento, mas também sua valorização e o seu reconhecimento é um funcionário engajado, que vestirá a camisa da empresa e que fará a diferença. Por isso é imprescindível ouvi-lo.

Este post foi útil para você? Está mais por dentro sobre como reter talentos na sua organização?

Quer saber melhor como funciona a Waggl e conhecer todas as possibilidades que a plataforma te oferece? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua organização!

Banner Horizontal Aplicação Gestão Powered by Rock Convert