Você sente que precisa melhorar a comunicação com os colaboradores?

Se você não está tão próximo da equipe quanto gostaria, há várias maneiras de superar essas barreiras e conquistar a confiança dos seus talentos.

Lembrando que, quando os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados, seu negócio ganha em produtividade, desempenho e inovação.

Quer saber como se comunicar melhor e alcançar esses resultados? 

Siga a leitura e descubra como ficar mais perto do seu time.

Barreiras na comunicação com os colaboradores

A maioria das empresas lida com diversas barreiras na comunicação com os colaboradores, que podem ser de natureza física, psicológica ou organizacional. 

Confira alguns dos principais obstáculos entre você e seu pessoal. 

Hierarquia rígida e complexa

Quando a estrutura organizacional é complexa e possui níveis hierárquicos rígidos, é muito mais difícil garantir um fluxo de comunicação interna que alcance a todos.

Nas empresas muito verticalizadas, é comum que a informação se perca entre as áreas ou simplesmente fique retida nos níveis gerenciais.

Por isso, um passo importante para melhorar a comunicação com os colaboradores é flexibilizar a hierarquia, abrindo o diálogo entre líderes e equipes.

Falta de feedback

O feedback é um elemento essencial da comunicação com os colaboradores, e deve ser uma troca contínua entre gestores e colegas de equipe. 

Mas, muitas vezes, o feedback da empresa se resume a uma avaliação de desempenho formal que ocorre a cada seis meses ou um ano. 

Na verdade, essa prática deve fazer parte do cotidiano da empresa, para que os colaboradores tenham um retorno imediato sobre seu comportamento e os líderes possam avaliar e ser avaliados pela equipe. 

Sobrecarga da liderança

Outra barreira relevante é a sobrecarga de tarefas da liderança, que faz com que os gestores não tenham tempo ou disposição para ouvir os colaboradores.

É comum a queixa de que o líder não está prestando atenção durante as conversas, ou sequer tem um espaço na agenda para se reunir com sua equipe. 

Para superar esse obstáculo, você deve compreender que a gestão de pessoas é uma tarefa essencial dos líderes, que passa pela motivação, aconselhamento e coaching. 

Logo, os gestores da sua empresa precisam ter a comunicação com os colaboradores como prioridade, e, de preferência, um horário reservado para isso. 

Ambiente desfavorável

Na categoria de barreiras físicas, o ambiente de trabalho pode ser um grande empecilho para a comunicação interna.

De modo geral, os espaços abertos incentivam o diálogo e a integração, enquanto portas fechadas, ambientes barulhentos e iluminação inadequada tendem a isolar e afastar as pessoas umas das outras.

Logo, você precisa observar com que facilidade seus colaboradores circulam pela empresa, e como os espaços físicos estão influenciando a comunicação. 

Ferramentas ineficientes ou desatualizadas

É impossível manter uma comunicação de qualidade se as ferramentas que mediam o diálogo estão desatualizadas ou não funcionam direito. 

É o caso de softwares obsoletos e sistemas que mais atrasam a comunicação do que facilitam, com usabilidade ruim e funções pouco intuitivas.

Obviamente, seus colaboradores não se sentirão motivados a compartilhar ideias e participar das decisões da empresa se o canal de comunicação oficial for péssimo. 

Excesso de formalidade

A comunicação autêntica tem um caráter de informalidade, e isso não é diferente com os colaboradores da empresa.

Por isso, muitos profissionais não estão dispostos a encarar sistemas burocráticos e excesso de formalidade para dar uma simples opinião ou sugerir uma ideia.

Se os canais de comunicação oficiais da empresa são intimidadores por si só, com várias normas e procedimentos para enviar uma mensagem, é mais provável que o silêncio reine. 

Barreiras culturais

Por fim, as barreiras culturais também devem ser superadas na comunicação com os colaboradores.

Hoje, as empresas são ambientes multiculturais, com profissionais de várias origens, histórias e comportamentos diferentes.

Naturalmente, surgem conflitos e mal entendidos entre pessoas tão diferentes, e você tem a missão de integrar todos sob os mesmos valores.

Por isso é tão importante construir uma cultura organizacional sólida e usar uma linguagem que aproxime seus colaboradores, fazendo com que todos se sintam pertencentes e representados.

Oportunidades da comunicação com os colaboradores

A comunicação com os colaboradores não só melhora o clima organizacional, como traz inúmeras oportunidades de crescimento e melhorias para a empresa.

Veja alguns dos principais benefícios em se aproximar das equipes.

Altos níveis de engajamento

Em tempos de valorização do capital humano, engajamento é ouro nas empresas.

Em 2016, a Gallup anunciou que somente 13% dos colaboradores ao redor do mundo estão engajados em seu trabalho, dando início a uma corrida pela motivação nas organizações.

De acordo com outra pesquisa da consultoria, realizada em 2013, as empresas com os profissionais mais engajados são 22% mais lucrativas e 22% mais produtivas.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Entre os fatores que influenciam o engajamento, a comunicação é um dos mais importantes, pois determina o nível de participação e acesso à informação. 

Quando os colaboradores são ouvidos e podem expressar suas visões, os níveis de motivação e envolvimento com o trabalho disparam — assim como os resultados do negócio.

Retenção de talentos

A pesquisa da Gallup de 2013 traz outro dado essencial: as empresas com colaboradores engajados possuem um turnover (rotatividade) 65% menor.

Já o relatório 2018 State of Employee Communication and Engagement, publicado pela Dynamic Signal’s, revela que 33% dos profissionais norte-americanos estão tão frustrados com as falhas de comunicação que consideram trocar de emprego. 

Isso significa que a comunicação interna é um fator-chave para atrair e reter talentos na empresa, garantindo a permanência dos profissionais que fazem a diferença nos resultados.

Aumento da performance

Ainda de acordo com o relatório da Dynamic Signal, 66% dos colaboradores norte-americanos afirmam perder entre 30 minutos e 1 hora todos os dias procurando informações importantes.

Outro resultado surpreendente é que 42% dos profissionais relatam ter perdido informações críticas para o resultado de seu trabalho por causa da comunicação ineficaz, enquanto 52% dos líderes dizem que a falta de comunicação afeta negativamente as finanças da empresa.

Ou seja: basta melhorar a comunicação com os colaboradores para melhorar significativamente os processos e aumentar a performance das equipes.

Inovação e crescimento

A comunicação de qualidade também é fundamental para criar um ambiente propício à inovação, em que os colaboradores podem compartilhar suas ideias e contribuir com o crescimento da empresa.

Basta dar às pessoas a liberdade para que participem das decisões e colaborem entre si, em um fluxo de insights que pode mudar o futuro do negócio.

Afinal, a inteligência coletiva é a fonte mais rica de inovação que sua empresa pode ter, e cabe a você captar essas ideias. 

Como melhorar a comunicação com os colaboradores

A essa altura, você já deve ter uma ideia de como melhorar a comunicação com os colaboradores.

Então, aproveite nossas dicas práticas. 

1. Conheça seus colaboradores

Para se comunicar efetivamente, você precisa conhecer mais a fundo seus colaboradores.

Ao entender quem são e como se comportam, você pode adequar a linguagem e o tom de voz ao seu público interno, além de contar histórias mais envolventes.

Uma boa forma de fazer isso é por meio de reuniões abertas, confraternizações e pesquisas internas.

2. Crie uma cultura colaborativa

Construir uma cultura colaborativa é um trabalho de longo prazo, mas vale muito a pena.

Isso significa promover valores cooperativos e permitir o livre fluxo de ideias, encorajando todos a dar sua opinião e não ter medo de errar.

Assim, a tendência é favorecer a aprendizagem coletiva e ampliar o acesso ao conhecimento.

3. Tenha líderes inspiradores

Os líderes têm um papel essencial na comunicação com os colaboradores, pois são o primeiro nível de contato com a empresa.

Por isso, você precisa de uma liderança inspiradora, capaz de guiar, influenciar e motivar os colaboradores no dia a dia. 

Evidentemente, esses gestores devem ouvir com atenção as necessidades e ideias de sua equipe, oferecendo feedback contínuo.

4. Invista na comunicação interna

A estrutura da sua comunicação interna determina o grau de transparência e acesso às informações da empresa.

Logo, é importante investir em canais de comunicação e conteúdos específicos para seus colaboradores, desde a tradicional newsletter até os fóruns digitais. 

5. Use a tecnologia 

Como a maior parte da comunicação com os colaboradores ocorre no meio digital, a tecnologia é sua principal aliada nessa área.

Para além do e-mail e intranet, você pode investir em plataformas de trabalho colaborativas, redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens e outros recursos que aproximam os colaboradores e facilitam a troca de ideias online.

O importante é contar com tecnologias fáceis de usar e eficientes, que sejam incorporadas ao cotidiano das pessoas sem esforço. 

Waggl e a comunicação com os colaboradores

Você já imaginou ter um canal de comunicação direto com seus colaboradores?

A Waggl transforma essa ideia em realidade, criando a primeira plataforma de crowdsourcing que permite coletar e selecionar as melhores opiniões e insights do público em tempo real.

Normalmente, as pesquisas internas levam tempo e exigem um intenso trabalho de análise e interpretação de dados (muitas vezes, com resultados tendenciosos, imprecisos e lentos).

Com a solução da Waggl, você pode criar as chamadas pesquisas pulso, que coletam informações de forma simples, rápida e transparente.

O sistema funciona a partir de perguntas sob medida e vai muito além da captação de ideias.

A plataforma coleta e ranqueia os melhores insights com o poder da colaboração de todos os participantes e, assim, oferece soluções certeiras para a gestão e um clima organizacional mais equilibrado para todos.

Viu como é possível estreitar a comunicação com os colaboradores com uma única ferramenta?

Se você quer mais proximidade e confiança, dê voz aos seus talentos. 

Agende agora mesmo uma demo e veja como a tecnologia Waggl pode ajudar nessa conquista.

engajamentoPowered by Rock Convert