Que a tecnologia veio para ficar você já sabe, certo? Mas será que já notou que, a cada dia que se passa, a transformação digital cresce visando praticidade, agilidade e eficiência? Pois é, são os tempos super modernos, com milhares de opções tecnológicas para a sociedade usar, se comunicar, comprar, se informar e muito mais.

E as empresas, elas têm alguma participação nesse cenário todo? Com certeza, sim! Imagine que para uma companhia estar totalmente conectada com seu público-alvo, bem como seus parceiros, é preciso também que internamente ela use a tecnologia a seu favor. Afinal, o mundo digital já está amplamente misturado com o mundo real, isso é um fato.

Assim como a transformação digital reinventa soluções para todos, ela trará novos modelos de relacionamento corporativo. Que tal saber mais sobre isso? Confira abaixo e boa leitura!

Afinal, o que é transformação digital?

Para uma companhia, nos dias de hoje, é praticamente impossível desenvolver estratégias que não usem a tecnologia. Tudo porque o uso de ferramentas com esse viés já faz parte da rotina das pessoas e, para que uma empresa se mantenha firme no mercado, ela precisa incentivar a inovação internamente. E é aí que entra a transformação digital com força total.

Com a percepção de que a tecnologia precisa ter um papel central dentro da organização, é preciso evoluir e mostrar a importância da cultura organizacional, que é um dos braços direitos na transformação digital necessária. Indo além, é bom saber de que todas essas mudanças exigem um custo, que é muitas vezes alto. Mas vale a pena?

A resposta é sim, vale, e é muito mais benéfico você investir em tecnologia e modernização de processos agora do que ter que remediar uma situação futura, como a perda de competitividade. Lembre-se de que clientes estão mais exigentes, pesquisam bastante antes de comprar e quanto mais soluções novas a empresa tiver, melhor!

Outro fato que é preciso levar em conta é que a transformação digital não acontece somente em pequenas empresas, mas em negócios de todos os tamanhos, estruturas e finalidades. E mais, essa mudança envolve setores como o de marketing, gestão, RH e, claro, o de tecnologia — que deve estar à altura dos próximos passos importantes que serão dados.

Portanto, para que a sua empresa faça parte da nova era digital, é preciso o esforço de toda a equipe, de gestores, líderes, colaboradores e comunicação interna. Não se esqueça de que, para uma transformação ocorrer, é preciso que os envolvidos estejam amplamente conectados com o que fará parte da jornada de trabalho daqui para a frente.

Como a transformação digital impacta nos modelos de relacionamento corporativo?

Eis aqui um assunto que precisa ser amplamente debatido e reforçado. A transformação digital tem papel fundamental nos modelos de relacionamento corporativo, já que é nesse ambiente que ela se desenvolverá e poderá dar frutos altamente positivos para toda a empresa. Por isso, é importante que você consiga entender exatamente qual será esse impacto.

Para começar, o distanciamento entre empregado e empregador será diminuído e com objetivo de chegar a zero. Na era digital, quanto mais você quebrar barreiras e encurtar trajetos, maiores serão as chances de seu negócio prosperar, de uma comunicação ser ativa e positiva, além de gerar resultados que sejam claros e satisfatórios para todos. Mas não para por aí. A transformação digital muda muito mais práticas no relacionamento corporativo.

  1. Estabelece um ambiente de comunicação de forma horizontal

Você lembra que, nos modelos tradicionais de trabalho, tanto os processos como as atividades eram realizados de acordo com a hierarquia estabelecida? Era comum ver chefes trancados em suas salas tendo contato apenas com gerentes e outros cargos maiores. Hoje, com a transformação digital, isso tende a cair em desuso e mais, se reinventar completamente.

Para que essa mudança toda ocorra, é extremamente necessário que todas as áreas da empresa interajam, conversem entre si e trabalhem de forma integrada. Isso significa que pessoas de qualquer nível e função podem trocar informações, ideias e sugestões com outras equipes, em um trabalho conectado e com foco na produtividade da equipe.

Não só isso, com a modernização da comunicação e das ferramentas digitais, as possibilidades de acerto são muito maiores, reforçando o estímulo de todos os funcionários a trabalharem em um ambiente novo e cheio de bons desafios. Tudo isso terá um impacto interessante no desempenho corporativo, pois dará mais diferencial e competitividade para seu negócio. Quanto mais barreiras você quebrar, mais interessados seus funcionários estarão!

  1. Traz soluções em mobilidade

Outra situação que era comum nas empresas de outros tempos: a necessidade de o funcionário ir até o local de trabalho para exercer suas funções. Com a transformação digital, isso será flexível, com muitas outras formas de trabalho remoto. Ou seja, nenhum colaborador precisa mais ficar preso à sua mesa de trabalho, tudo é acessível!

Sabe aquele imprevisto que aconteceu antes de você ir ao trabalho? Pois é, isso não vai atrasar seus projetos e reuniões, já que, com a mobilidade, será possível realizar videoconferências de onde estiver, basta ter uma conexão de internet e aparelhos como celular, tablet ou computador.

Sem contar nas ferramentas digitais de comunicação que você pode deixar à disposição dos funcionários. O chat interno é apenas um exemplo, que pode ser aberto para todos os colaboradores, com facilidades de envio de arquivos, trabalho em conjunto e reuniões à distância. A mobilidade é hoje uma realidade e precisa ser incorporada pelas empresas.

  1. Promove o incentivo em prol de uma causa maior

Até agora, você viu que a transformação digital pode melhorar e potencializar o relacionamento corporativo tanto em uma comunicação mais aberta como na mobilidade interna. Pois bem, a prática vai além disso e é capaz de fazer profundas mudanças quando se fala em objetivos e metas definidas.

Quando alguma nova estratégia será lançada, muitas vezes os gestores se reúnem com suas equipes para passar as principais diretrizes e necessidades da situação. É nesse momento que as metas e os objetivos são traçados e expostos como o alvo maior da empresa durante determinado período.

Como fazer os colaboradores encararem o desafio e estarem interessados em uma causa maior? Mais uma vez, a transformação digital é colocada no centro das atenções e se faz presente na conquista de bons resultados. Com as ferramentas de gestão certas, sua equipe pode encontrar até soluções que nunca haviam sido pensadas antes!

  1. Aproxima o cliente

Um dos exemplos mais importantes de impacto no relacionamento corporativo tem a ver com o contato com o cliente. Como a transformação digital, esse será mais um ponto a ser observado com bastante atenção e cuidado, pois modernidade não significa distanciamento, mas sim o aumento de possibilidades que fortaleçam laços.

Para você ter uma ideia, uma empresa que se reinventa, cria padrões de trabalho diferentes e atuais, usa a tecnologia da melhor forma e está sempre em constante movimento tende a passar uma imagem muito positiva para os consumidores. Mas por quê? Porque as pessoas estão cada vez mais antenadas e conectadas com o que acontece a sua volta.

Ignorar essa informação é ampliar as margens de erro para o seu negócio, bem como perder grandes oportunidades de crescimento, fidelização de clientes, destaque entre os concorrentes e prestígio do mercado como um todo. Portanto, a conexão criada com o comprador daqui para a frente deve ser aproveitada com inteligência e inovação — sempre!

Quais são os benefícios da transformação digital para minha empresa?

Como você viu, a transformação digital é algo que não se deve deixar de lado. O investimento é válido, importante e tem que se tornar regra na sua empresa. Mas será mesmo que ela traz benefícios para a companhia? Ou será que é apenas algo passageiro que ganhou destaque por estar, digamos, na moda?

Anote aí: sim, a mudança para o digital é altamente benéfica para a sua empresa. Segundo, não, esse movimento não é algo passageiro, apesar de ser verdade que é um assunto em destaque nos dias de hoje. Porém, tenha em mente de que o mundo já não sabe mais viver sem tecnologia e muitas tarefas comuns do dia a dia já dependem muito de toda essa evolução.

Então, para que fiquem ainda mais claras quais são as vantagens que a transformação traz para a sua empresa, confira abaixo alguns exemplos.

  1. Torna o negócio competitivo com empresas maiores

Se a sua empresa for pequena ou média, não pense que, para trazer a tecnologia para a rotina do negócio, será custoso e muito difícil. Com a transformação digital, o acesso a novas ferramentas, plataformas, softwares e outros é maior e pode ser colocado em prática com até mesmo menos recursos do que você imagina.

Esse é o caso do marketing digital, por exemplo, que já é considerado um dos grandes aliados ao fazer campanhas, como as de divulgação, que podem ser moldadas de acordo com o perfil de diferentes tipos de negócios. O resultado dessa prática é incrível e merece destaque, pois, se aplicada da forma mais estratégica, os resultados são realmente positivos.

O que vale aqui é, na verdade, fazer uma boa escolha das ferramentas e dos instrumentos que serão usados na transformação da sua empresa. Lembre-se de que não adianta ter todos os recursos disponíveis se só alguns funcionam para a companhia, não é mesmo?

  1. Engaja funcionários e atrai talentos

Se tem algo que é muito almejado pelas empresas é saber como engajar a equipe. Com funcionários que se interessam pelo trabalho, que querem crescer junto com a empresa e que sabem seu papel dentro da companhia, as chances de a transformação digital acontecer são maiores e melhores.

Indo além, quando colaboradores estão plenamente satisfeitos com as condições e a dinâmica de trabalho, talentos que estão no mercado podem se interessar pela sua empresa. Aliás, vale ressaltar que, nos dias de hoje, não são só profissionais que procuram emprego, mas as corporações também fazem de tudo para garantir mão de obra, de fato, qualificada.

Nesse sentido, quando sua empresa ganhar destaque e for eleita pelos funcionários como um ótimo local para trabalhar, os novos talentos, bem como os mais experientes e com ampla bagagem, estarão de olho esperando por uma oportunidade de fazer parte do time. Quando você notar, seu quadro de funcionários contará só com os melhores do mercado!

  1. Pode ampliar o modelo de negócio

Quer ver seu leque de opções e oportunidades para atuar aumentarem? A transformação digital mais uma vez mostra o seu poder de melhora até mesmo nesse quesito. O que causa esse impacto são as inovações necessárias que fazem parte das práticas digitais, ou seja, você poderá ter novos domínios e habilidades ampliando as áreas do seu negócio.

Um exemplo claro disso são os bancos. Antes, você só poderia fazer movimentações se fosse diretamente à sua agência ou usasse um caixa eletrônico específico e só em determinado horário. Hoje, com as mudanças tecnológicas, isso já nem existe mais, pois os clientes podem acessar sua conta bancária de diversos dispositivos, como celulares e computadores.

Outra área que ampliou imensamente seu poder e modelo de negócio foi o comércio. Se antes as pessoas precisavam ir até as lojas para fazerem suas compras, hoje qualquer consumidor pode escolher produtos diretamente no e-commerce da marca que gosta, a qualquer horário e dia da semana ― e as vendas acontecem de forma ilimitada!

Ainda temos outro modelo que merece destaque, como as empresas que desenvolvem soluções aos mais variados processos internos e externos de outras companhias. Essas, por exemplo, podem ajudar negócios de todos os tamanhos, já que chegam com a ideia pronta e equipe toda por trás, basta executar.

  1. Aumenta a receita

Mesmo que pareça que você vai gastar bastante com o processo de transformação digital da sua empresa, não é necessariamente assim. O que é preciso é olhar de outra forma, tendo uma visão mais crítica e aberta ao novo, ao que é tendência e veio para ficar. Na verdade, você não vai perder dinheiro, mas possibilitar maiores ganhos no futuro.

As mudanças tecnológicas podem render mais tempo para se dedicar a tarefas que antes eram deixadas de lado, possibilitam maior agilidade na execução de ações e estratégias, organizam etapas e processos e vão além. Podem ser, também, responsáveis pela completa sintonia no ambiente de trabalho e na constante busca pela satisfação do cliente.

O impacto disso recai justamente sobre os resultados, que tendem a ser melhores e com retorno mais seguro do que antes. Também vale lembrar que ferramentas digitais são excelentes na gestão e identificação de falhas e previsão de tendências. Contar com elas é realmente algo muito positivo!

Como iniciar um processo de transformação digital na organização?

Agora que você já entendeu como a transformação digital é importante para a empresa, chegou a hora de saber como colocá-la em prática. É importante saber que iniciar um processo como esse dentro da organização é algo que leva um certo tempo, ou seja, demanda dedicação, paciência e muita organização no cumprimento de metas.

Se a sua companhia estiver no perfil de que nunca se preocupou muito com as questões digitais, talvez o trabalho seja um pouco mais detalhado, mas jamais impossível. E se a sua empresa já tiver uma boa participação dentro das plataformas digitais, inovar e trazer novidades para a rotina de trabalho não será demorado e pode ser bem fácil de engajar. Veja abaixo alguns ideais que podem fazer a diferença nesse processo.

  • Esteja sempre atento

Sim! Novidades tecnológicas e soluções inéditas são desenvolvidas a todo vapor em todos os cantos do mundo. Por isso, estar atento a esse movimento é fundamental para manter seu negócio atualizado e de acordo com o que é praticado no mercado. Ler bastante, trocar informações com outros empreendedores e gestores de RH são essenciais!

Participar de feiras, congressos e reuniões com empresas da mesma área também é uma boa alternativa. Outra forma de se manter atento é realizar cursos de aprimoramento, e isso envolve até uma pós ou MBA, sabia? O que importa, na verdade, é você não perder o caminho e ter um faro apuradíssimo para tudo o que for novo.

  • Mantenha firmeza durante todo o processo

Como dissemos, o processo de transformação digital pode ser demorado, conforme o nível de inserção em tecnologia da sua empresa. Isso significa que algumas vezes pode ser que sua equipe perca o fôlego ou se desestimule com o progresso, justamente pela demora. Nesse momento, é importantíssimo que você mantenha firmes os objetivos principais da companhia.

Talvez seja a hora de refletir se tudo realmente está caminhando conforme o esperado, detectar onde existe problema e tentar reverter a situação o mais rápido possível. Não desistir de alcançar a modernização no relacionamento corporativo deverá ser seu mantra!

Uma boa ideia é chamar sua equipe para conversar, explicar em que etapa a empresa se encontra e reforçar o quão essencial é a participação de todos nessa caminhada. Aproveite para dizer que no final todos sairão ganhando, com mais chances de bons resultados e retornos financeiros — isso pode ser uma boa forma de incentivo.

  • Foque no atendimento personalizado

Sabia que passar a ter um atendimento personalizado é um dos principais indícios de que seu negócio está se transformando e modernizando? Então, se antes o que importava eram os atendimentos rápidos, gerais e com foco apenas em vender, hoje o que vale é conquistar o cliente para que ele volte mais vezes e indique seu trabalho para outros consumidores.

De olho nisso, oferecer um atendimento personalizado deixará o relacionamento corporativo da sua empresa muito mais fortalecido e saudável. Parceiros também merecem essa atenção única, que já tenha as informações mais usadas em um perfil bem traçado, aumentando as chances de fechar negócio de uma forma interessante e duradoura.

  • Incentive a qualificação dos seus funcionários

Como colocar em prática uma transformação e imersão no mundo digital se os profissionais envolvidos não têm ideia de como tudo funciona? Mais do que nunca, é fundamental reforçar a importância de qualificação e aprimoramento de conhecimento para todos os funcionários da sua empresa.

RH tem um papel decisivo nesse sentido, já que poderá apontar as áreas em que mais é preciso treinamento, bem como quais são os profissionais que se adaptaram bem e podem servir como líderes nesse momento.

Dando um passo à frente, realizar feedbacks com os profissionais pode ser uma excelente forma de dizer a evolução do seu desenvolvimento dentro desse novo cenário. É interessante saber que muitas vezes você pode possibilitar que novas habilidades surjam, com profissionais mais completos e amplamente conectados com ferramentas e plataformas digitais.

Depois de todas essas informações, ficou mais clara para você a importância de iniciar um processo de modernização da sua empresa? Se todos os funcionários estiverem juntos e unidos para que o processo seja concluído com êxito, a caminhada será mais tranquila e repleta de surpresas interessantes e motivadoras.

Conte com a ajuda de pessoas que dominam o assunto, desenvolva uma estratégia detalhada e com vários pontos flexíveis para os momentos de mudança e chame todos os profissionais da organização para uma conversa esclarecedora. Tenha números e cases em mãos para reforçar a necessidade de mudança dentro do relacionamento corporativo — valerá a pena.

Não se esqueça de que a transformação digital é uma das melhores formas de elevar o negócio para um patamar de alta competitividade, além de se adequar ao que a sociedade hoje vive e deseja. Estar presente onde o cliente está, oferecer as ferramentas certas para sua equipe trabalhar e saber que a tecnologia é aliada e não inimiga farão de você um ótimo gestor que ruma para a modernização de toda a companhia! Dedique-se e boa sorte nesse processo!

Gostou? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba sempre em primeira mão conteúdos interessantes como este!

Powered by Rock Convert