A pesquisa de satisfação interna é uma prática muito importante para as empresas que almejam conhecer melhor as características e pretensões dos seus colaboradores. O setor de RH deve ficar atento às inovações e ao crescimento das tecnologias relacionadas a essa temática.

Saber como está o clima organizacional é a forma mais eficaz dos gestores descobrirem como implementar mudanças e estratégias para a gestão de pessoas.

Ao longo deste artigo, vamos demonstrar como todas as funcionalidades e diferenciais da plataforma Waggl podem ajudar nesse processo. Por isso, confira todos os pontos importantes que separamos sobre a pesquisa de satisfação e como é possível melhorar o engajamento dos colaboradores. Continue a leitura!

O que é pesquisa de satisfação interna?

Em primeiro lugar, os gestores devem ter um bom conhecimento sobre essa metodologia de pesquisa. Isso decorre do fato de que a pesquisa de satisfação interna corresponde à aplicação de métodos que consigam mensurar, com profundidade, como os funcionários se sentem com relação ao trabalho.

Além disso, é possível retornar dados referentes a outros pontos de uma empresa. Por exemplo, as instalações físicas, benefícios oferecidos e também a relação com as lideranças e gerentes. Toda a gama de informações é imprescindível para que mudanças a favor de um ambiente produtivo e harmônico sejam implementadas.

Por que é importante?

Como já foi dito logo acima, a pesquisa de satisfação interna tem uma importância relevante para a análise dos mais diversos fatores que afetam o dia a dia de uma empresa. Entretanto, é comum que alguns gestores ainda tenham dúvidas quanto à aplicabilidade e importância dada a esse instrumento. Pensando nisso, listaremos alguns outros pontos que tornam a pesquisa de satisfação interna uma prática que não pode ser negligenciada. Veja logo abaixo!

Verificação de problemas que não são facilmente visíveis

Uma empresa possui diversos setores, com uma pluralidade de atividades e serviços inerentes. Com isso, é muito comum que alguns gargalos de crescimento ou pontos onerosos acabem não sendo detectados. Para evitar esses tipos de problemas, não há nada melhor do que contar com a opinião de quem vivencia a prática e a rotina de trabalho: os colaboradores.

Desse modo, é possível aplicar questionários e perguntas direcionadas a analisar e detectar os pontos que podem ser melhorados. Isso é imprescindível para quem almeja alavancar a produtividade da sua empresa e alcançar um novo patamar de gestão. Pense nisso!

Alinhamento da cultura organizacional

Todo empreendimento tem os seus valores e propósitos, que orientam as atividades e objetivos comerciais de uma empresa. Para tanto, é fundamental que os colaboradores estejam informados quanto a essa cultura organizacional. Além disso, é de suma importância que eles fiquem alinhados aos propósitos.

Com a aplicação de uma boa pesquisa de satisfação interna, é possível tanto conscientizá-los quanto resolver impasses que atrapalhem o alcance do alinhamento. Por isso, as empresas dos mais diversos nichos de mercado e volume de faturamento possuem suas ações de satisfação interna.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

Como funciona a pesquisa de satisfação interna?

Agora, referente à parte prática de uma pesquisa de satisfação interna, surge uma dúvida comum: como proceder? Em primeiro lugar, é necessário um bom planejamento para a aplicação correta do questionário. Ou seja, deve-se analisar previamente quais os objetivos da pesquisa. Isso pode ser feito com o auxílio de alguns colaboradores e de estratégias desenhadas pelo departamento de RH. Assim, fica bem mais fácil implementar a pesquisa.

Após o foco da pesquisa ser definido, deve haver a elaboração do questionário. Nesse ponto, é válido ressaltar que entrevistas feitas de forma tradicional (com papel e caneta) possuem algumas limitações. Atualmente, existem tecnologias específicas para esse tipo de demanda que conseguem retornar dados mais concisos, engajar os colaboradores na pesquisa e contar com relatórios finais completos.

Por onde começar?

O foco inicial deve ser o planejamento da pesquisa. Com as definições e metas bem claras, as perguntas do questionário devem estar alinhadas com os objetivos iniciais. Um fator interessante é que a formulação do questionário tem que ter como base a clareza das ideias. Afinal, é a partir delas que mudanças podem ser implementadas.

plataforma Waggl é uma excelente ferramenta a ser utilizada. Isso ocorre porque essa solução é focada em captar em tempo real as ideias e gerar relatórios que possibilitem implementar mudanças nos mais diversos departamentos e níveis da organização.

Com uma análise da sabedoria individual e coletiva, torna-se muito mais seguro executar as suas ações. Além disso, por serem feitas totalmente online, as pesquisas de satisfação interna feitas com a plataforma Waggl são bem mais seguras do que os tradicionais relatórios de papel. Informações em tempo real e relatórios visuais são pontos que tornam essa tecnologia um diferencial.

Qual é o impacto da tecnologia?

Automatização, segurança dos dados e um processo mais colaborativo e intuitivo ao responder os questionários são algumas das características que demonstram o porquê de a tecnologia ter chegado para revolucionar e modificar os tradicionalismos quando o assunto é pesquisa de satisfação interna.

A tecnologia já provocou mudanças significativas na forma de relacionar, comunicar e, até mesmo, trabalhar. Por isso, todo gestor deve analisar as potencialidades da utilização desses recursos na sua empresa. Melhorias estruturais e um ganho de produtividade podem ser alcançados quando todo o processo avaliativo é feito de forma profissional e segura.

Ao longo do artigo, foi possível compreender como a pesquisa de satisfação interna é um processo que não pode ser negligenciado. Toda tomada de atitude necessita de uma boa base de informações para que não haja contratempos e uma execução ineficiente.

Os colaboradores são uma peça-chave para detectar o nível de satisfação interno de uma empresa e o engajamento, para que todas as metas e objetivos sejam alcançados da melhor forma possível.

A Waggl Brasil está pronta para ajudar você, gestor, a melhorar não somente a forma como é feita a pesquisa de satisfação interna. Temos uma equipe especializada e todo o know how para ajudar nas suas estratégias de alinhamento organizacional. Ajudando você a ouvir melhor as pessoas, e a traduzir os resultados das opiniões em ações efetivas, gerando: Confiança, Engajamento, Agilidade e Performance.

Entre em contato com nossos consultores agora mesmo para ajudarmos você na busca do alto desempenho organizacional. Estamos prontos para entender as suas necessidades e ajudar na pesquisa de satisfação interna.

Powered by Rock Convert