A avaliação 180° é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada na gestão de pessoas.

Trata-se de um processo fundamental para o crescimento das empresas e para manter a qualidade no trabalho, estimulando o desenvolvimento contínuo.

Dessa forma, os gestores conseguem fornecer feedbacks mais precisos aos seus colaboradores e contribuir para que se tornem cada vez mais capacitados na realização de suas atividades.

Com a avaliação 180°, cada funcionário tem seu desempenho e comportamento avaliados pelos superiores imediatos, além de também poder fazer uma autoavaliação.

Para entender melhor esse recurso e saber como aplicá-lo na prática, continue a leitura!

O que é avaliação 180º

A avaliação 180°  é um recurso intermediário da avaliação de desempenho, no qual o teste é realizado de forma conjunta entre avaliador e avaliado, tendo como base as metas determinadas para o período.

Esse é um dos métodos mais utilizado em todo o mundo até os dias de hoje — principalmente em organizações de grande porte — por ser simples e eficaz.

Nele, o líder fornece orientação, informação, metas, objetivos e cobra resultados, enquanto o liderado gera desempenho, resultados e reivindica recursos do gestor. Isso permite uma rica troca de feedbacks, com transparência, clareza e objetividade.

A partir da sua conclusão, é possível implementar melhorias que contribuirão tanto para o crescimento da empresa quanto o para desenvolvimento do profissional.

É importante ressaltar que esse modelo se difere da avaliação 360º, uma vez que não conta com a participação de todos aqueles que mantêm alguma interação com o avaliado, normalmente, gestores, pares, subordinados, colegas, clientes e fornecedores. Apenas participam aqueles que têm uma relação de chefia imediata.

Vantagens da avaliação 180°

A troca de informações que acontece nos feedbacks entre gestor e colaborador por meio da avaliação 180° promove algumas vantagens essenciais para o crescimento de uma organização. Confira quais são.

Melhora o clima organizacional

Um clima organizacional saudável é fundamental para garantir o bem-estar dos profissionais e a produtividade. Divergências e conflitos devem ser trabalhados de forma adequada para que os empregados desfrutem de um ambiente laboral benéfico e seguro.

Quando o líder percebe que estão ocorrendo muitos atritos entre os colaboradores, é necessário conversar com eles para construir um clima pacífico entre os membros do time.

Nesse sentido, a avaliação 180°é a oportunidade ideal para abordar o assunto e individualmente dar um feedback construtivo, estimulando cada trabalhador a assumir uma postura mais adequada na companhia.

Assim, ele pode se aperfeiçoar de forma contínua, buscando desenvolver competências comportamentais e a cooperatividade.

Em outras palavras, essa ferramenta permite a conscientização dos empregados em relação às suas limitações para que possam corrigir distúrbios em suas atitudes e relacionamentos com os colegas, tornando o clima organizacional mais saudável.

Identifica pontos de melhoria

A avaliação 180° permite ao gestor identificar pontos de melhoria e dar ao colaborador um feedback construtivo, o que se torna para ele uma valiosa oportunidade de aprimoramento.

Por meio desse retorno, o funcionário passa a ter o conhecimento dos aspectos que precisa melhorar e, com isso, pode desenvolver estratégias e planos para se aperfeiçoar continuamente.

Dessa forma, essa avaliação fomenta uma cultura de autoconhecimento e de amadurecimento profissional.

Incentiva o diálogo entre líder e liderado

Quando há uma distância muito grande entre superiores e subordinados, a comunicação fica comprometida. Por isso, a construção de um relacionamento saudável e de confiança entre eles por meio de um diálogo franco e respeitoso é essencial para melhorar os processos da empresa.

Desse modo, a proposta da avaliação 180° é estimular uma conversação para que líder e liderado troquem ideias e compreendam da melhor forma possível o ponto de vista um do outro, fortalecendo o vínculo entre os gestores e a equipe.

Promove o engajamento

Ao realizar a avaliação 180° a organização está demonstrando que acredita no potencial do seu colaborador. Em contrapartida, ela tende a receber um retorno muito positivo, o que gera ótimos resultados.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Os profissionais, por sua vez, aumentam sua dedicação ao trabalho e entregam mais comprometimento com a companhia. Funcionários mais engajados rendem mais porque sabem o quanto esse processo é positivo para todos.

Além disso, o método ajuda a organização a oferecer benefícios e parabenizações — importante fator de motivação — quando os funcionários apresentam um bom desenvolvimento.

Orienta o crescimento profissional

É muito difícil um colaborador crescer profissionalmente sem receber nenhum feedback da organização. Esse retorno é muito importante para direcionar o trabalhador na busca contínua por desenvolvimento.

Assim, essa ferramenta permite ao gestor dar um parecer coerente ao mesmo tempo em que também dá oportunidade ao profissional de dialogar sobre a questão, promovendo mais perspectivas de ascensão na carreira.

Como aplicar a avaliação 180º na equipe

A aplicação desse tipo de ferramenta requer uma cultura de avaliação amadurecida, bem como uma boa comunicação interpessoal entre gestores e trabalhadores.

Por isso, é essencial que a organização oriente a todos sobre os critérios que serão utilizados, para que os resultados obtidos sirvam para incentivar a equipe a melhorar cada vez mais.

A seguir, confira algumas dicas importantes para que a aplicação da avaliação 180° seja ocorra de forma eficiente e eficaz.

Comunique os colaboradores

Todos os profissionais precisam ser informados sobre a realização da avaliação 180° para que se envolvam no processo. Essa medida é fundamental para promover a cooperatividade e incentivar um diálogo positivo entre o superior e o subordinado.

Se os trabalhadores forem apresentados ao processo sem um aviso prévio, isso pode gerar desconfiança e até mesmo desconforto, comprometendo a eficácia do procedimento.

Colete os feedbacks

Nesse momento, os líderes devem responder aos questionários a respeito dos seus liderados, atribuindo a cada item indicado uma nota.

A avaliação deve ser realizada de forma imparcial, isto é, com respeito, objetividade e foco nos resultados e melhorias propostas, levando em consideração o desempenho do profissional como um todo.

Além disso, a fim de evitar situações constrangedoras e que algum funcionário se sinta exposto ou prejudicado, a liderança precisa ter bom senso e empatia, não impondo julgamentos ou dando feedbacks fora de contexto.

Faça a devolução dos resultados

Depois que a avaliação é concluída, o gestor deve se reunir com cada trabalhador e apresentar as pontuações recebidas em cada item. O profissional, por sua vez, pode fazer perguntas sobre as notas.

O processo de feedback recebido do superior imediato é bastante positivo e contribui para otimizar o diálogo entre os líderes e liderados.

Desse modo, a aplicação desse recurso impulsiona o aumento da motivação e a melhoria do desempenho na execução das atividades.

Escolha uma periodicidade

O sucesso desse processo de análise requer também a determinação de uma periodicidade para sua aplicação — trimestral, semestral ou anual. Contudo, para empresas de pequeno porte, o intervalo entre as aplicações pode ser menor, já que as mudanças ocorrem com mais velocidade.

É interessante lembrar que a avaliação deve ser incorporada à cultura empresarial para que seja possível alcançar resultados eficazes e aperfeiçoar o negócio.

Cuidado para não deixar essa ferramenta cair em desuso, pois a avaliação arquivada é sinônimo de perda de tempo e de recursos.

Por fim, ressaltamos mais uma vez que para haver sucesso da avaliação 180° é fundamental que toda a estrutura organizacional esteja preparada e envolvida.

Caso contrário, o risco de se perder informações valiosas para a gestão de pessoas é muito grande.

Gostou do conteúdo? Entendeu como a avaliação 180° contribui para o desenvolvimento dos colaboradores?

Agora, aproveite e siga-nos nas redes sociais estamos presente no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Slideshare.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert