Como está o clima organizacional da sua empresa?

Será que ele está contribuindo para uma boa performance ou atrapalhando?

Ter colaboradores comprometidos com o trabalho e com os propósitos da empresa é o que deseja grande parte dos líderes de equipe.

No entanto, para alcançar esse objetivo, é preciso estar atento e cuidar de uma série de fatores. Entre eles, um dos mais relevantes é o clima organizacional.

Manter a qualidade no ambiente de trabalho não é tarefa fácil. Talvez, por isso, nem toda liderança está disposta a fazer o que é necessário para mudar a realidade da empresa.

Contudo, estabelecer novas condutas e eliminar determinados problemas pode ser a chave para melhorar significativamente o desempenho dos trabalhadores.

Se você quer saber mais sobre a importância de um bom ambiente corporativo e o que fazer para aprimorá-lo, continue a leitura deste post!

O que é clima organizacional e qual a sua importância?

Na literatura das áreas de Gestão de Pessoas e Administração, pode-se encontrar diversas conceituações sobre o que é clima organizacional. Porém, de uma forma geral, todas convergem para sentidos semelhantes.

Como exemplo, podemos citar Roberto Coda e sua afirmação de que o clima organizacional indica o grau de satisfação dos profissionais de uma empresa em relação a diversos aspectos da cultura ou da realidade visível da corporação.

Entre eles estão a política de RH, o modelo de gestão, os valores e a missão da empresa, a comunicação interna, a valorização do colaborador e a sua identificação com a organização.

Já para Chiavenato, clima organizacional é a percepção e a experiência dos membros da equipe em relação à qualidade ou propriedade do ambiente corporativo, o que pode influenciar no seu comportamento.

Trata-se da atmosfera interna que existe entre as pessoas que convivem no meio organizacional e se relaciona com o grau de motivação de seus participantes.

Nesse sentido, há um entendimento de que essa consciência coletiva está diretamente ligada à cultura da empresa.

Por isso, é difícil determinar o conceito de clima de uma organização, pois, além de ser algo subjetivo e percebido de maneiras distintas por cada indivíduo, cada organização tem suas diretrizes e características únicas.

Ao observar essas definições, pode-se começar a entender por que o clima é tão importante para as empresas. Afinal, existe uma reação dos sujeitos aos processos empresariais e a essas percepções, o que os influencia positiva ou negativamente.

A maneira como os colaboradores interagem entre si e se relacionam com a organização é afetada pelo clima. Isso quer dizer que elementos como a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade etc. são resultados diretos do sentimento que os seus profissionais têm.

Portanto, cuidar da atmosfera psicológica de uma corporação pode proporcionar qualidade de vida no trabalho para o seu corpo funcional e vitalidade para o negócio, garantindo uma melhor imagem da empresa e dando-lhe mais competitividade.

Quem é responsável pelo clima organizacional?

Que as organizações vejam umas as outras como concorrência, não é novidade. Porém, as exigências do mercado atual têm formado pessoas individualistas que também encaram os seus colegas de trabalho como concorrentes.

Banner Horizontal Aplicação LP EX Powered by Rock Convert

Muitos acreditam que melhorar o clima organizacional é responsabilidade única do setor de recursos humanos. É verdade que o RH pode identificar os elementos que precisam de atenção e de mudanças.

Os profissionais dessa área conhecem, ou deveriam conhecer, as ferramentas necessárias para dissolver as dificuldades dos relacionamentos.

Todavia, esse setor sozinho não consegue alterar o clima organizacional. Colocar sobre seus ombros essa responsabilidade é uma maneira de não se comprometer com os processos da empresa e de sabotá-los.

Se considerarmos o tempo de exposição junto ao time e a natureza de seu relacionamento com os profissionais que o compõem, não é difícil perceber que os gestores são uma das variáveis mais relevantes para o clima organizacional.

Portanto, evitar ou reverter um quadro de disputa está entre as atribuições dos líderes de equipes. Para tanto, a relação com os seus liderados precisa ser dotada de transparência e a comunicação precisa ser clara.

Quando os profissionais se isolam e dão valor somente ao seu trabalho, a cooperação mútua, que é de grande relevância para uma corporação, deixa de existir. Nesse cenário, se faz necessário que o gestor mostre a importância de cada funcionário da empresa e como cada um contribui com o outro.

No momento em que há o reconhecimento da veracidade dessa proposição, a segurança e a confiabilidade do ambiente aumentam. Como consequência, o coleguismo e o suporte se estabelecem como práticas comuns, criando um espaço no qual a criatividade e as soluções mais eficazes têm maiores oportunidades.

Entretanto, para alcançar esses resultados, o líder precisa saber lidar com cada colaborador, respeitando as diferenças individuais, mas demostrando a todos que eles têm a mesma importância.

Por que fazer pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta criada para analisar o ambiente interno, partindo do levantamento de seus pontos de melhoria, de suas deficiências e necessidades. Ela tem como objetivo mapear e revelar os aspectos críticos em relação ao momento motivacional dos colaboradores, retratando suas expectativas e aspirações.

A partir dos dados obtidos com a pesquisa, é possível criar uma base de informações, identificar e compreender os fatos que geram impactos positivos e negativos no clima organizacional.

Desse modo, pode-se delinear planos de ação mais táticos para que se realizem melhorias no ambiente.

Com essa atitude, os níveis de comprometimento e produtividade têm grandes chances de elevação, pois os profissionais perceberão que a empresa deseja ouvi-los. É como dizer, de forma intrínseca, “queremos saber a sua opinião, ela é importante para nós”.

Contudo, para que haja sucesso na mensuração do clima organizacional, é preciso que o processo seja sigiloso e confiável.

Ou seja, os respondentes não podem, em momento algum, se sentirem coagidos ou ameaçados. Caso contrário, não haverá credibilidade na pesquisa e seus resultados não corresponderão à realidade.

Não existe uma pesquisa de clima padrão, visto que cada empresa tem o seu modo de operar. Mas o estudo precisa estar de acordo com o planejamento estratégico da companhia.

Assim sendo, ele deve conter questões de diversas variáveis empresariais. Entre elas podem estar:

  • a integração entre as pessoas e os departamentos;
  • as condições físicas de trabalho;
  • salário e benefícios;
  • desenvolvimento profissional;
  • estabilidade no emprego;
  • comunicação;
  • estilo de liderança;
  • etc.

O clima organizacional é algo vivo, que pode se modificar a todo instante. É o resultado da relação entre diferentes fatores. Entretanto, ele pode e deve ser compreendido e mensurado por meio de um instrumento adequado.

Dessa forma, será possível sanar problemas, garantir a continuidade da empresa e alcançar o sucesso.

Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus contatos a saberem um pouco mais sobre clima organizacional!

Banner Horizontal Aplicação Cultura Powered by Rock Convert