Você já parou para pensar o quão difícil é realizar grandes eventos em sua empresa e, ao mesmo, fazer com que os colaboradores presentes participem de maneira efetiva? Em cerimônias com muitas pessoas é extremamente comum que grande parte do público não consiga ser ouvido, o que o impede de contribuir com as discussões.

Dessa forma, foi com o intuito de ouvir os participantes de forma inclusiva e ágil que a Volkswagen do Brasil fez uso da solução Waggl. Quer entender melhor como se deu essa parceria? Continue a leitura!

Como se iniciou a parceria?

Desde janeiro deste ano, a Waggl já vem apoiando a Volkswagen (VW) em alguns projetos, sobretudo no que diz respeito à inclusão de ideias e opiniões nas iniciativas de recursos humanos (RH).

Nesse contexto, por conta de já conhecer as soluções da Waggl e as diversas aplicações, a VW quis criar uma solução sob medida para um grande evento que aconteceria em abril deste ano (2018), o The Volkswagen Convention.

Com a parceria, a Volkswagen tinha como objetivo conseguir, de fato, dar voz às centenas de executivos da empresa na América do Sul que participariam do evento. Para tal, foram realizados vários momentos de interação entre o setor de RH da empresa e a Waggl, o que foi fundamental para definir a melhor maneira de atingir a meta proposta.

As perguntas, por exemplo, foram construídas a quatro mãos, garantindo total aderência à cultura da VW e ao tema do evento.

Além da tecnologia, vale destacar que a Waggl oferece um importante serviço de customização e consultoria. Isso facilita com que o cliente foque em suas atividades principais e tenha os resultados do evento potencializados.

Além disso, por ser totalmente inclusiva e transparente, a plataforma Waggl confere a chance de todos participarem e acompanharem os feedbacks de outros profissionais. Ou seja, ela não só propicia a coleta das opiniões como também ajuda a selecionar as melhores ideias — já que os participantes votam nos demais depoimentos dos colegas.

No tópico abaixo, vamos ver como foi a utilização da plataforma Waggl no evento. Confira!

De que forma a Waggl contribuiu para o evento?

Realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, o evento The Volkswagen Convention ocorreu durante todo o dia 10 de abril. Participaram cerca de 450 executivos — entre CEOs, diretores e colaboradores — que trabalham no Brasil, Argentina, entre outros países da América do Sul.

Como adiantado acima, ao longo da convenção, o objetivo era que todos pudessem dar suas opiniões sobre diferentes temas, o que, consequentemente, contribuiria para as discussões realizadas em painéis de debate compostos pelos principais executivos presentes.

Dessa forma, na abertura do evento, os participantes acessaram o link da plataforma em seus próprios celulares e passaram a interagir com a plataforma Waggl, não só respondendo a algumas perguntas, como também dando sugestões e votando nas melhores respostas. Para isso, o pulso contou com 3 etapas:

  1. uma em que os executivos respondiam às questões fechadas;
  2. outra em que eles tinham um espaço para escrever suas percepções;
  3. e, por fim, um momento para que votassem nas respostas (dadas pelos outros) com as quais eles mais se identificavam.

Após isso, com a tecnologia Waggl, as respostas e opiniões coletadas foram transformadas em infográficos com visualização de dados e ranking das melhores ideias — tudo apresentado de forma simples e ágil.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Com base nesses resultados, foram feitas discussões sobre o que havia sido compartilhado pelos executivos presentes. Assim, a Waggl acabou sendo fundamental não só para gerar insights, mas também para propiciar uma interação efetiva entre quem estava na plateia e no palco.

É importante ressaltar, inclusive, que, como a participação na plataforma é anônima, os integrantes se sentiram mais confortáveis em expressar suas opiniões e votar genuinamente nas melhores ideias.

Esse fator tornou a comunicação mais construtiva para os executivos, já que os assuntos puderam ser tratados e discutidos de maneira ampla. Um aspecto bastante comum em grandes eventos é que os participantes sintam-se acuados a participarem, já que há uma hierarquia vigente. O anonimato evita que isso aconteça.

Quais foram os resultados obtidos?

De certa forma, chega a ser raro ter um grupo grande que consiga interagir, de forma fácil e simples, com o conteúdo do evento. É sobretudo por conta desse contexto que, no The Volkswagen Convention, os números impressionam:

  • mais de 80% dos participantes escreveram uma pergunta ou sugestão;
  • houve mais de 10 votos por pessoa nas respostas dos outros profissionais;
  • em números totais, ocorreram mais de 4 mil votos.

Tudo isso tornou o processo de participação bastante eficiente. Além do que, como tratado acima, os participantes puderam não só dividir suas opiniões, como também ver discussões aprofundadas sendo realizadas entre quem estava no palco e na plateia.

Um detalhe importante a ser destacado é que com a Waggl participa quem quer. Com isso, quando grande parte dos presentes interage, pode-se perceber que as pessoas estão, de fato, engajadas em resolver os problemas.

Afinal, a parceria valeu a pena?

Definitivamente! Com a utilização da plataforma Waggl, o evento The Volkswagen Convention teve resultados muito mais consistentes, aproveitando — e muito — a diversidade e o conhecimento dos executivos presentes.

Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios obtidos com a parceria!

Agilidade

Os participantes puderam votar, responder e escolher a melhor resposta de forma bastante ágil. O período de interação com a plataforma foi, em média, de apenas 10 minutos.

Engajamento

Com a clareza e eficiência apresentadas pela plataforma, os executivos se engajaram em contribuir e agregar nas discussões. É muito mais prazeroso interagir com layouts mais responsivos que tiveram sua apresentação minuciosamente pensada.

Simplicidade

Como último benefício, é importante lembrar que o processo foi todo muito simples. Foram feitas 5 perguntas aos colaboradores e todos puderam responder de seus próprios telefones, não acarretando em muita complexidade a quem estava no evento. Com isso, foram gerados dados e infográficos em tempo real.

Conseguiu entender como a plataforma Waggl auxiliou a Volkswagen a conferir uma voz coletiva aos seus executivos? Entre em contato com a gente e saiba como podemos contribuir com sua empresa!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert