Já reparou como tudo em nosso planeta é feito da diversidade? Observamos isso nos animais, nas plantas, nas frutas e no próprio ser humano. Essa riqueza de variedades torna a nossa vivência mais interessante, divertida e significativa. Por esse motivo, o mundo corporativo está quebrando a padronização e promovendo a diversidade nas empresas.

Mas quais são os benefícios atingidos com essa pluralidade no time interno? Quais empresas são referências no estímulo da diversidade e que efeitos sentem na sua gestão interna? Neste artigo, comentaremos sobre esses questionamentos. Acompanhe com a mente aberta!

Entenda como a diversidade nas empresas pode contribuir para resultados mais efetivos

Imagine que você esteja fotografando um famoso ponto turístico e outras pessoas estão fazendo o mesmo. Será que todas as fotos revelarão exatamente o mesmo ângulo do local? Dificilmente. Na verdade, cada uma mostrará um detalhe único, que só foi possível porque os turistas viram o lugar de perspectivas diferentes.

Esse é o resultado quando o capital humano de uma empresa é composto de profissionais diversificados. Traduzindo em termos simples, a instituição alcança patamares que seriam impossíveis em uma equipe homogênea, ou seja, na qual todos têm características similares.

Infelizmente, nosso país ainda apresenta altos índices discriminatórios — algo que impede a implantação da diversidade nas empresas. De acordo com um estudo apresentado pelo site Valor Econômico, dos mais de 3.244 profissionais entrevistados, 40% sentiram-se discriminados em um processo seletivo. As razões são por causa da raça, idade, deficiência ou qualquer coisa que faça a sociedade encará-los como “fora do padrão”. Existem leis nacionais, como a nº 9.459/97, que elevam qualquer tipo de discriminação ao nível de um crime passível de detenção.

No entanto, se a motivação da empresa em contratar profissionais de diferentes grupos sociais for apenas respeitar a legislação, o ambiente interno não será acolhedor. Por outro lado, as instituições que valorizam a diversidade cumprem o seu papel social e ganham um excelente retorno com essa atitude.

Uma delas é a excelência nos serviços internos. Afinal, conviver com as diferenças é um fator estimulante para a equipe, permitindo um aprendizado de alto impacto. Além disso, o respeito pela diversidade gera um espírito de gratidão entre os colaboradores, que passam a amar o ambiente e a marca da empresa.

Fique por dentro da relação existente entre inovação e diversidade

Atualmente, o mundo corporativo valoriza muito a inovação. Na verdade, empresas que não inovam seus produtos e serviços acabam obsoletas e, por fim, são “engolidas” pela concorrência. É fácil pensar apenas em tecnologias quando ouvimos a palavra inovação, concorda?

Porém, a diversidade é um aspecto tão importante para a inovação quanto as soluções virtuais, mas costuma cair no esquecimento. Como assim? Por exemplo, digamos que uma empresa queira lançar um novo produto no mercado. A tecnologia ajuda na fabricação, na publicidade e na entrega do item, mas o desenvolvimento de uma fórmula que agrade aos clientes não é uma tarefa para as máquinas.

Em resumo, há aspectos humanos do mundo corporativo que a tecnologia ainda não alcançou, se é que um dia chegará lá. Mas o que tem a ver esse exemplo com a diversidade? Vamos explicar. Para que o produto ofereça algo que a sociedade nunca experimentou, portanto inovador, a empresa precisará de um ou vários colaboradores que entendam as necessidades do público-alvo.

Então, digamos que o produto seja voltado para as mulheres negras ou pessoas com deficiência. Como produzir um item que apresente uma solução eficiente para esses grupos sem que haja representantes no time da empresa? Também é impossível “pensar fora da caixa” em uma equipe onde todos agem e raciocinam da mesma forma.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert
Artigo_ProsperarPowered by Rock Convert

Pelo contrário, essa constituição reduz os horizontes e “sufoca” a criatividade. Por outro lado, quando há diversidade na empresa é possível alcançar diferentes públicos com as mais diversas necessidades. Dessa forma, cria-se algo que vai além da inovação, uma experiência incrível para os colaboradores e os clientes.

Conheça algumas empresas que já apostam em diversidade

Muitas empresas já “abriram os olhos” para as vantagens de uma equipe plural. A evidência disso foi apresentada por um estudo feito pela Gallup (empresa americana de pesquisa de opinião). Essa pesquisa foi feita com mais de 800 organizações que implantaram a cultura da diversidade no seu ambiente interno.

Os números mostram que os negócios que “acolhem” a diversidade tem uma receita financeira 14% maior do que as menos diversificadas. Vejamos algumas instituições que são exemplos no quesito diversidade.

Intel

A Intel (empresa desenvolvedora de software) assumiu um compromisso com a diversidade. Para isso, expandiu as oportunidades para as mulheres e as minorias que recebem pouco destaque no mercado de trabalho. Em vez de promover um sistema de cotas, a Intel elaborou estratégias inteligentes para:

  • a retenção dos profissionais de vários grupos da sociedade;
  • o treinamento dos gerentes para adotarem atitudes inclusivas;
  • a mudança da cultura interna.

Os bons resultados já estão sendo colhidos. A empresa conseguiu reduzir a lacuna da falta de diversidade no time e fortaleceu a marca, que atua no segmento da tecnologia há 50 anos.

ThoughtWorks

Outro exemplo de instituição que incentiva a diversidade é a ThoughtWorks. Para deixar esse conceito bem evidente, a empresa incluiu a justiça social entre os três pilares que sustentam e orientam as decisões internas. Como forma de educar a sociedade e os colaboradores, criou-se a cartilha da diversidade, que expõe os tipos de preconceitos existentes.

Visando fortalecer ainda mais a cultura da variedade, a ThoughtWorks promove workshops que abordam o assunto e tem programas de inclusão, como:

  • todas as mulheres na tecnologia;
  • enegrecer a tecnologia;
  • crônicas do arco-íris;
  • pessoas com deficiência.

Devido a esse esforço em prol da diversidade, a empresa ganhou dois prêmios importantes da Great Place To Work (GTPW) como “Destaque étnico-racial 2018” e de “Melhores empresas para trabalhar para mulheres 2018”. Como resultado, a ThoughtWorks ganhou mais visibilidade no mercado em que atua, sendo capaz de atrair grandes talentos e desenvolvendo ferramentas virtuais inovadoras.

Pepsico

A Pepsico (empresa líder do setor de alimentos e bebidas) assinou um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) que determina a equidade de gênero: o “He for She”. Desde então, a diversidade faz parte da cultura interna do negócio. Tanto que foi criada a área “diversidade & engajamento” exclusivamente para o incentivo da cultura plural.

Além disso, muitos programas internos voltados para o desenvolvimento dos profissionais estão sendo elaborados com a finalidade de disseminar a diversidade. Em resposta a essas iniciativas, o público-alvo da empresa aproximou-se da marca e o número de novos consumidores aumentou.

É claro que o respeito pelo que é diferente ainda caminha vagarosamente na nossa sociedade. Porém, as atitudes positivas que mostramos neste artigo sinalizam para um futuro mais igualitário para todos os profissionais do mundo corporativo.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como a diversidade nas empresas contribui para a inovação? Quer conhecer mais uma empresa que preza pela cultura plural? Entre em contato com a Waggl Brasil!

Powered by Rock Convert