Não é fácil aprender como engajar sua equipe.

Mas esse desafio precisa ser encarado o quanto antes.

E uma das formas para que isso ocorra é ouvir os funcionários, coletar as ideias e transformá-las em ação.

Mas, para tanto, é preciso primeiramente reconhecer o papel do ser humano no crescimento do negócio.

Caso contrário, qualquer esforço para manter um time unido e empenhado será feito em vão.

Acompanhe o post, a seguir, para entender mais sobre esse assunto e veja algumas dicas de como engajar a sua equipe.

Por que engajar sua equipe

O modelo de gestão de pessoas tem se deparado com o desafio de engajar equipes de forma consistente e manter os resultados positivos ao longo do tempo.

No Brasil e no mundo, vários estudos são feitos com a intenção de identificar os motivos do desengajamento e as melhores práticas para contorná-los.

Uma dessas pesquisas, feita nos Estados Unidos, aponta que a maioria dos funcionários das empresas não são envolvidos com as organizações e com suas funções.

Ela revelou números alarmantes, veja: em 2016, apenas 33% dos colaboradores estavam engajados e esse número cresceu somente 3% entre 2012 e 2016.

Tal fator é reconhecidamente uma das maiores causas do turnover.

E os desligamentos custam ao país algo entre US$ 450 e US$ 550 bilhões a cada ano.

No entanto, a tecnologia vem se mostrando uma forte aliada para reverter essa situação.

Seja em uma pequena, média ou grande empresa, a aplicação de estratégias tecnológicas disponibilizadas em dispositivos móveis tem trazido melhorias significativas na comunicação e no engajamento das equipes.

Nesse cenário, organizações que prezam pela subjetividade das pessoas e valorizam a força da coletividade, agindo com transparência e demonstrando respeito aos seus colaboradores ganham destaque e conseguem atrair e reter contratações de talento.

Como consequência dessas ações, o que se tem é uma equipe cada vez mais comprometida com as suas tarefas. Assim, todos juntos buscam o sucesso da corporação e cada um assume a sua parcela de responsabilidade no processo.

Como engajar sua equipe?

Para engajar equipes, é preciso desenvolver estratégias que sejam compostas por ações inclusivas e transparentes, que abordem as necessidades e as aspirações dos profissionais, nivelando seus propósitos aos da empresa.

Essas ações devem ser dotadas de verdadeira profundidade e o seu planejamento precisa contemplar todas as fases da implementação, desde o diagnóstico até a análise dos resultados no longo prazo.

Ao sentirem que a empresa para a qual prestam serviços realmente se ocupa em promover o bem-estar e que valoriza o trabalho da equipe, os colaboradores buscarão retribuir, produzindo mais e com maior qualidade.

Listamos, abaixo, algumas maneiras de fortalecer o vínculo com os colaboradores e engajar a equipe. Observe:

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

1. Crie metas claras

Muitas companhias subestimam a importância das metas. No entanto, estabelecê-las deve ser uma prioridade desde a chegada de um novo funcionário até aos cargos mais altos da corporação. Além disso, ao estipulá-las para toda a equipe, cria-se também uma rede de colaboração mútua.

Um ponto importante na criação das metas é que elas devem ser alcançáveis, pois é pouco provável que alguém se sinta motivado a atingir algo que esteja longe da realidade em que vive e das suas capacidades.

2. Estabeleça planos de crescimento profissional

Ter objetivos claros e bem definidos é o que impulsiona as pessoas para a ação em qualquer área de suas vidas. Saber onde está e onde quer chegar é o princípio da motivação. E essa proposição não teria como ser diferente no campo profissional.

Portanto, para engajar os colaboradores defina um plano de crescimento profissional. A perspectiva de ascender a níveis mais elevados dentro da empresa fará com que eles se esforcem cada vez mais para melhorar o seu desempenho.

3. Ensine a cultura da empresa

A divulgação da cultura organizacional deve começar no processo de recrutamento e seleção. Os candidatos às vagas em aberto precisam não apenas conhecer os valores, a missão e a visão da empresa, mas também compartilhar desses ideais.

No cotidiano, a cultura é vivenciada em detalhes, no entanto, reforçar os seus pontos mais importantes, consolida os conceitos disseminados. Isso pode ser feito por meio de reuniões, palestras, treinamentos etc.

4. Ouça seus colaboradores

Favorecer uma cultura de feedbacks é essencial para a organização que quer ter uma equipe engajada. A prática desse exercício deve ser vertical (de líderes para liderados e vice e versa) e horizontal (entre funcionários de um mesmo nível hierárquico).

É preciso que haja liberdade e transparência. Desse modo, não existirá o receio de punições. Assim, o compartilhamento de sugestões e ideias para melhorias será constante e profícuo. Uma alternativa para que isso ocorra com sucesso é realizar pesquisas de satisfação com regularidade.

5. Reconheça e recompense os funcionários

Desde a mais tenra idade, ser reconhecido por algo de bom que fizemos está na nossa cultura. Uma das primeiras linhas teóricas da Psicologia, o Behaviorismo, postula que as atitudes do homem são direcionadas pelo estímulo e pela recompensa até o fim da nossa existência.

Portanto, não há motivos para negar a implantação desse método no âmbito empresarial. Os projetos precisam de energia para serem concluídos. E a meritocracia garante que o esforço individual em favor da coletividade seja recompensado sem que haja injustiças.

6. Faça análises constantes

Toda ação gera uma reação. Essa é uma das mais famosas leis de Isaac Newton, cientista (dentre outras coisas) que viveu entre 1643 e 1727.

Em vista disso, é possível constatar que as estratégias para promover o engajamento sempre geram resultados, sejam eles positivos ou negativos.

E é ao analisar esses dados que obtém-se as respostas que demonstram se as ações estão no rumo certo ou não.

Para saber como engajar a equipe, uma boa opção e que já falamos aqui é a pesquisa de satisfação com os funcionários.

Essa é uma poderosa ferramenta para fazer tal avaliação.

Por meio desse estudo, que deve ser feito constantemente, líderes e gestores detectam rapidamente quais são as falhas e quais os pontos fortes da sua gestão.

Com esses resultados em mãos, eles podem investir com mais agilidade em soluções que culminem no desenvolvimento das habilidades e competências de todo o time.

Como engajar sua equipe é uma questão que envolve inúmeras possibilidades de resolução.

Porém, nenhuma delas será eficiente caso o interesse e a preocupação com o ser humano não sejam genuínos.

Entender que as pessoas são o maior capital que uma empresa pode ter, é o primeiro requisito para envolver os profissionais em sua causa e alcançar o êxito.

Este post foi útil para você? Deixe seu comentário e interaja conosco! Sua opinião é muito importante para nós!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert