Um dos elementos mais importantes em uma gestão eficiente é a capacidade de ouvir. Verdadeiros líderes ouvem aquilo que as pessoas têm a lhes dizer, tanto dentro, quanto fora de sua estrutura empresarial, e buscam aplicar o que ouvem sempre da melhor maneira possível.

Os questionários direcionados são uma das ferramentas mais poderosas para que você possa ouvir seus clientes e colaboradores acerca dos problemas que eles têm ou dos projetos com os quais estão envolvidos.

Se você quer saber como tirar o máximo dessa ferramenta, aumentando a taxa de resposta em questionários da sua plataforma e obtendo informações e insights valiosos, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Qual a importância dos questionários internos e externos?

Como sabemos, questionários são ferramentas poderosas por meio das quais um líder atento pode obter as informações de que precisa para gerar engajamento na sua equipe e encantar seus clientes. Alguns dos principais benefícios de se aplicar bons questionários são:

Garantir a satisfação de clientes e funcionários

Por meio da aplicação de um questionário bem planejado e aplicado de forma correta, você conhece o nível de satisfação de clientes e de funcionários da sua empresa.

Esses dados são relevantes porque, ao mesmo tempo em que a maioria dos gestores e empreendedores entende a importância de procurar a satisfação dos clientes, ainda são poucos os que buscam garantir a satisfação das suas equipes.

Uma equipe engajada com seu projeto e com a visão da sua empresa para a sociedade e para o seu negócio não apenas cria uma cultura organizacional saudável e poderosa, como também investe seus melhores recursos intelectuais.

Com base nas métricas obtidas em questionários confiáveis é possível adotar medidas práticas para aumentar a percepção de felicidade da sua equipe e atender melhor as demandas dos seus clientes.

Verificar a eficiência das suas ações

Eis que você adotou uma nova estratégia de marketing, ou está implementando um novo processo dentro da sua empresa. Como você pode saber se suas ações estão, de fato, sendo eficazes?

A aplicação pontual de questionários especializados pode informar, em tempo real, o progresso em direção às metas e a eficiência real das suas ações, permitindo que você faça ajustes em tempo hábil.

Identificar problemas

Um aspecto importante da boa gestão é a capacidade de identificar e resolver problemas, permitindo que as pessoas da sua equipe se concentrem naquilo que fazem melhor.

Para que isso seja feito, é fundamental ter ao seu dispor informações relevantes que lhe permitam antever os problemas e abordá-los antes que causem maiores transtornos.

Esse tipo de informação pode ser obtido de forma confiável a partir de seus colaboradores, que são as pessoas que lidam com as questões corriqueiras e reais da sua operação. Portanto, eles são capazes de apontar aquilo que atrapalha sua produtividade, bem como o que causaria um grande impacto positivo.

Como melhorar as taxas de resposta?

Vamos conhecer, agora, algumas estratégias pontuais para melhorar a sua taxa de resposta em questionários:

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert

1. Mantenha o processo simples e objetivo

As pessoas não costumam ter muita paciência para responder a questionários longos, muito menos quando esses questionários ocorrem durante o expediente de trabalho e podem afastá-las de suas atividades principais.

O ideal aqui é fazer poucas perguntas com uma frequência maior que o habitual. Recomenda-se que a aplicação dos questionários de satisfação interna esteja alinhada aos ciclos de gestão, que geralmente são por trimestres, ou seja, minimamente um questionário por trimestre.

O importante, porém, é adequar o ciclo de aplicação de questionários aos ciclos da empresa, encaixando-os em uma janela na qual os gestores terão tempo de analisar os dados obtidos e pô-los em prática.

2. Use um formato inteligente

Pesquisas longas e enfadonhas têm menos chances de serem eficazes e transmitirem um quadro real de como seus colaboradores enxergam a empresa.

Uma forma inteligente de aplicar os questionários é através da metodologia de pulsos. Ao criar uma cultura interna de responder pulsos de pesquisa, você consegue ter acesso a dados importantes, como o grau de satisfação das pessoas naquele momento exato, por exemplo.

Obviamente, devemos sempre ter em mente que as perguntas enviadas através dos pulsos devem ser objetivas e curtas para que estimulem uma resposta imediata sem se tornarem simplistas ou generalistas em excesso.

3. Use um bom canal de comunicação

Assim como as perguntas devem ser elaboradas de modo a estimular respostas, também o canal usado para aplicar seu questionário vai influenciar diretamente sua taxa de resposta.

A ferramenta ideal deve ser leve, dinâmica e de fácil operação, tanto pelo participante da pesquisa, quanto pelo gestor, que deve ser capaz de visualizar os dados de forma clara e concisa.

Assim, busque canais e plataformas acessíveis que apresentem as perguntas e opções de resposta de forma direta aos colaboradores que recebem o pulso. Da mesma forma, a interface voltada ao gestor deve oferecer uma visão panorâmica da pesquisa com dados contextualizados e fáceis de interpretar e aplicar.

4. Vá além da pesquisa

O grande triunfo de qualquer tipo de pesquisa de dados é ser capaz de apontar direções para a tomada de ações concretas, e com as pesquisas internas não é diferente.

Dados de qualidade, obtidos através de métodos confiáveis, e perguntas pertinentes são apenas o primeiro passo: é preciso ir além da pesquisa e usar os dados obtidos para iniciar mudanças reais.

Ao aplicar seus questionários, você deve equilibrar opções objetivas de resposta com um espaço seguro para que as pessoas apresentem suas ideias e contribuições originais. Em posse dessas ideias você pode escolher as melhores para o problema que está enfrentando e elaborar um plano de ação a partir delas.

Se você apenas coletar dados e ideias, sem colocá-los em prática, sua pesquisa será estéril e seus colaboradores não vão demorar para perceber que suas contribuições não são levadas a sério.

Elevar a taxa de resposta dos seus questionários é fundamental para o sucesso da sua empresa a médio e longo prazo, e as dicas que separamos podem ajudar sua organização a se colocar no topo do mercado. Dessa forma, ela vai ser procurada por clientes e por profissionais de qualidade: um ciclo virtuoso muito benéfico.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer partilhar sua experiência com a aplicação de questionários, deixe seu comentário logo abaixo e nos ajude a construir uma comunidade melhor!

Powered by Rock Convert