Entender que somente 1/3 dos profissionais são realmente considerados funcionários engajados faz os gestores de RH pensarem em que etapa estão falhando e o que podem fazer para mudar esse cenário.

A relação de confiança que deve ser instituída desde a admissão se torna parte fundamental para que o desempenho de cada pessoa esteja em constante evolução e equipes de alta performance sejam estruturadas de forma eficiente.

A confiança torna a convivência mais simples e gera nas pessoas o sentimento de pertencimento, estimulando as relações internas, a melhoria do clima organizacional, a produtividade e, consequentemente, o engajamento.

Para compreender a relação que existe entre esses aspectos, neste texto vamos apresentar como formar equipes de alta performance e mostrar que comprometimento é importante, mas contar com funcionários engajados é fundamental. Confira!

O que são funcionários engajados

Compreender a importância que o engajamento tem na trajetória do profissional durante sua permanência na empresa é imprescindível para o fortalecimento da marca empregadora, pois mostra que a organização se preocupa com o bem-estar físico, psicológico, intelectual, profissional e emocional dos membros de suas equipes.

Ao se sentir parte fundamental para o crescimento da empresa, o talento é capaz de se empenhar todos os dias para que as metas estipuladas pela organização sejam atingidas, pois ele sabe que seu trabalho será reconhecido.

Quando isso acontece, significa que você tem funcionários engajados na empresa.

Com isso, a satisfação dos colaboradores aumenta, o que reduz a taxa de turnover e fortalece os vínculos entre líderes e liderados.

Funcionários engajados ou funcionários comprometidos

Se você é líder de uma equipe e seus liderados cumprem com todas as atividades propostas e concluam as metas da organização, você tem funcionários comprometidos funcionalmente.

Contudo, se sua equipe atinge todas as metas com eficiência e, além disso, se envolve emocionalmente com as tarefas que executa e atua para que todas as atividades sejam otimizadas e a cada dia tem algo a acrescentar tanto para o setor quanto para a empresa, você tem funcionários engajados.

A diferença fundamental entre comprometimento e engajamento está na liderança.

Um bom líder guia seus liderados para que façam o que é certo e dentro dos prazos estabelecidos.

Um líder excelente vai criar um vínculo de confiança e parceria com sua equipe, prezando pelo bem-estar de todos, de modo que as atividades sejam realizadas de forma eficiente, mas que nunca falte em cada um o brilho no olhar que somente os talentos engajados têm.

Funcionários engajados são comprometidos funcionalmente e envolvidos emocionalmente com a empresa, o que fortalece a cultura, o clima interno e a produtividade.

Como manter os funcionários engajados

Para que o engajamento não seja mais confundido com comprometimento, algumas ações devem ser adotadas pela gestão de pessoas para aumentar a conexão dos talentos com a empresa.

Confira:

Valorizar os colaboradores

Profissionais valorizados pela companhia estão mais propensos a permanecerem nela por mais tempo, pois sabem que a meritocracia é uma prioridade e que seu grau de envolvimento juntamente com seus resultados é que definirão seus bônus.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Os líderes são os principais responsáveis por manter funcionários engajados, pois sua forma de conduzir a equipe exerce total impacto no desempenho e envolvimento de seu time.

A liderança participativa constrói vínculos de confiança e estimula esse comportamento, pois a equipe sabe que será justamente valorizada pelos resultados.

Implementar um cronograma de avaliação de desempenho, construir um plano de desenvolvimento individual e estimular o funcionário a segui-lo são ações que geram envolvimento e engajamento dos membros da equipe.

Investir no desenvolvimento das pessoas

Incluir o crescimento dos funcionários na estratégia da organização e prepará-los para as mudanças constantes no mundo corporativo são fatores fundamentais para o engajamento dos profissionais.

Ao se sentirem parte importante no crescimento do negócio, os talentos buscarão cada vez mais se atualizarem para que possam participar ativamente da evolução e construir sua marca pessoal nas táticas corporativas.

O RH deve investir em treinamentos e capacitações para que as equipes estejam em constante evolução e possam contribuir ativamente nas atividades, oferecendo novas ideias e produzindo com mais eficiência.

Potencializar a comunicação interna

Uma comunicação eficiente e transparente é responsável pelo vínculo de confiança em qualquer relacionamento, inclusive entre empregador e empregado, líder e liderado e membros de equipes.

Ouvir os colaboradores e fornecer feedback sobre suas ideias fortalece o vínculo de confiança e aumenta o número de funcionários engajados nas táticas empresariais.

Dar voz aos funcionários e envolvê-los de forma completa representa que a empresa confia em seu potencial e na importância que ele tem para o desenvolvimento da organização.

A responsabilidade consciente gera além de comprometimento, um envolvimento emocional responsável pelo engajamento das pessoas e a comunicação é parte fundamental para que a estratégia tenha resultados eficientes.

Envolver os talentos nos desafios estratégicos da empresa

Quando os talentos têm o fit cultural com a empresa gostam de ser desafiados em suas atividades. Tarefas monótonas e pouco instigantes desmotivam as pessoas e desencadeiam o descomprometimento e a baixa produtividade.

O líder precisa estar atento e acompanhar o time nos desafios, sem interferências diretas, somente estando por perto em caso de dúvidas dos liderados e para motivá-los durante o processo.

Ao serem lançados a uma missão desafiadora com propósito estratégico, os profissionais se sentem valorizados e desempenham a atividade com foco e empenho, muitas vezes entregando bem mais do que foi solicitado.

Em outras palavras, tornam-se funcionários engajados.

Entender que engajamento vai muito além de comprometimento é importante para que o RH foque nas ações e invista na relação de confiança que deve ser gerada para a formação de equipes realmente envolvidas emocionalmente e comprometidas funcionalmente com as estratégias do negócio.

Funcionários engajados são responsáveis pelo clima corporativo positivo, pela comunicação interna eficiente e amistosa, pela união das equipes e seus membros e pelo sucesso da organização, pois eles permanecem na empresa por mais tempo, o que reduz os custos de turnover e fortalece a marca empregadora.

Para que sua empresa inicie o processo de engajamento dos funcionários, que tal começar ouvindo o que eles têm a dizer e estreitar os laços de confiança?

Nossa empresa tem a ferramenta ideal para essa estratégia. Entre em contato conosco e conheça as soluções Waggl para o seu negócio.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert