Empresas que buscam solidez no mercado mudaram o foco de preocupação, deixaram as máquinas em segunda escala e focaram na qualidade humana. Seus colaboradores tornaram-se peças valiosas para a empresa e a psicologia organizacional mostra que esse é o caminho para estar em evidência em um mercado tão competitivo.

O acesso ao conhecimento trouxe um novo paradigma para as empresas: não basta estar com equipamentos modernos prontos para o trabalho se a mão de obra humana está adoecida, sem condições de comandar as máquinas e produzir com eficiência.

E você? É um empresário que busca investir em seus colabores? Quer saber como a psicologia organizacional pode ser sua parceira? Prossiga com a leitura e fique informado.

Mas afinal! O que propõe a psicologia organizacional?

A psicologia organizacional ou psicologia do trabalho é uma ciência que se propõe a estudar o comportamento do indivíduo ou grupo de pessoas dentro do local de trabalho.

Independentemente do ramo, o espaço de trabalho é um ambiente complexo, com diversidade de pessoas de origens, hábitos, culturas e crenças diferentes.

Para entender o que fazer com essas diferenças, usufruir dessa riqueza e manter a harmonia entre elas, a psicologia organizacional tem o papel de ajudar a compreender o comportamento individual dos funcionários e aplicar recursos que melhorem a qualidade de vida na empresa.

A qualidade de vida passou a ser um aspecto muito valorizado no trabalho. Diferente do que ocorria no movimento de operários do século XIX, os CEOs e profissionais de RH já compreenderam que estabelecer um ambiente laboral favorável é a possibilidade de ampliar a produtividade e alavancar o potencial da empresa.

Nesse sentido, a psicologia organizacional assumiu a missão de contribuir para com o bem-estar dos funcionários em conformidade com o desenvolvimento da empresa.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Quais os benefícios da psicologia organizacional?

A psicologia organizacional bem aplicada torna-se uma aliada para a empresa e, consequentemente, para todos os envolvidos. Por exemplo, um funcionário desmotivado “contamina” todos ao seu redor. Mas, poder identificar as causas e trabalhar diretamente no problema promoverá o bem-estar de todos.

A funcionalidade da psicologia organizacional é bem vasta e é imprescindível para o bom desenvolvimento da empresa. Confira outras possibilidades, a seguir.

Mediar conflitos

A especificidade da psicologia é compreender e trabalhar o comportamento humano. Portanto, buscar o entendimento entre empresa e empregado é mais uma tarefa importante para a empresa.

Recrutar e selecionar conforme o cargo

Recrutamento e seleção pode ser também uma atuação da psicologia organizacional. A partir de técnicas e metodologias, os profissionais de RH avaliam o perfil, as competências e o comportamento dos candidatos.

Avaliar a eficácia do desempenho do colaborador

Avaliação é sempre uma estratégia fundamental para a empresa. Portanto, cabe à psicologia organizacional realizá-la de forma qualificada, identificando problemas, pontos de melhoria para a empresa e oferecendo suporte ao trabalhador quando necessário.

Diminuir o turnover

Independentemente de atuar dentro da empresa ou em um consultório ela pode detectar doenças psicossomáticas e causas da alta rotatividade de funcionários.

A avaliação ajuda a reduzir o turnover, já que a rotatividade por ser gerada pelo desentendimento, falta de diálogo, exigências mal planejadas e sem possibilidades de serem atingidas, ou seja, situações em que a psicologia organizacional pode intervir de forma estruturada, com competência e fundamento.

Nesse cenário atual, empresas que não se modernizam e não implantam um projeto multidisciplinar, tendem a desaparecer. É preciso novas perspectivas, pensar e fazer diferente, valorizar o seu colaborador, oferecer condições para desenvolver o seu trabalho com qualidade e apoiar em suas fragilidades. Afinal são seres humanos.

Gostou deste artigo sobre psicologia organizacional? Quer continuar inovando e renovando a sua empresa? Acompanhe nossas redes sociais e fique atualizado com as novidades. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert