Você sabe o que é uma pesquisa de clima organizacional?

Conhece os objetivos dessa metodologia?

Como esse assunto tende a gerar muitas dúvidas, elaboramos este material com tudo o que você precisa saber sobre ele.

Nas próximas linhas, vamos compreender melhor o que é uma pesquisa de clima organizacional, qual é a sua importância nas empresas e como implementar um processo de escuta dos colaboradores para levar seu negócio para um novo patamar.

O que é pesquisa de clima organizacional

Chiavenato (1997) define o clima organizacional como sendo o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

A partir da aplicação de questionários de pesquisa, o objetivo é obter dados e identificar o que pode ser feito a partir destes.

Existem diversas variáveis que impactam a rotina de um colaborador. Por exemplo, imagine a seguinte situação: um determinado trabalhador atua em processos de faturamento e expedição de mercadorias.

Essa atividade exige bastante atenção e foco para que não haja margem para erros e inconsistências. Entretanto, por meio da aplicação de uma pesquisa, este colaborador revelou que os barulhos provocados pelas máquinas próximas ao seu local de trabalho prejudicavam a execução das suas atividades.

Após o levantamento de dados não somente foi possível identificar o problema, como principalmente criar soluções para resolver este problema. Ou seja, através da pesquisa foi possível promover ações visando mais qualidade, satisfação no trabalho e consequentemente mais produtividade.

O exemplo acima ilustra um pouco da aplicabilidade da pesquisa de clima organizacional e da sua importância. Por isso é fundamental entender que é ela é uma ferramenta para identificar problemas.

Além disso, os resultados permitem a análise de métricas que orientarão quais pontos possam ser mantidos, revisados, melhorados ou eliminados.

Um ponto importante é que o gestor deve ficar atento aos feedbacks negativos recebidos durante a pesquisa de clima organizacional. Afinal, respostas indesejadas são fatores propulsores para a aplicação de medidas para melhorar o clima do ambiente de trabalho.

Por que fazer pesquisa de clima organizacional?

Essa pergunta é extremamente importante para que fique bem claros quais são os objetivos de implementar essa metodologia dentro de uma empresa. Antes de tratarmos sobre isso, um ponto precisa ser destacado: o papel do colaborador.

O desempenho dos colaboradores contribuem para o crescimento, imagem e a diferenciação da empresa. Eles são o motor propulsor para que todas as atividades sejam feitas da melhor maneira possível, tendo a excelência como uma pauta de trabalho.

Nessa perspectiva, é muito comum que os líderes foquem mais na prestação dos serviços ou venda de produtos pelas empresas em que atuam. Porém sob quais condições?

A cada dia aumenta mais e mais a preocupação das empresas em transformar seus processos e ambientes de trabalho para melhorar o clima e as relações.

Mas e quando não se consegue essa harmonia organizacional, o que fazer? É preciso aprofundar algumas questões e aumentar a frequência de aplicação de pesquisa para continuar ouvindo os colaboradores.

Definir quais perguntas serão feitas, qual a periodicidade em que serão aplicadas, coletar as informações e dados brutos, analisar o conteúdo desses dados e então, planejar as ações.

Apesar de na teoria isso ser muito fácil de ser compreendido, na execução é preciso ter cuidado e planejamento. O que ocorre em grande parte das empresas é que esse método de avaliação tem uma frequência única ou muito irregular, feita somente em momentos críticos.

Aí quando algum colaborador ou equipe busca apoio do seu líder para resolver um problema, para que uma mudança seja implementada na organização, a situação já atingiu níveis alarmantes.

Portanto, estabelecer uma frequência regular da pesquisa de clima organizacional é o que, de fato, fornece informações e métricas mais compatíveis com a realidade.

Outro ponto que deve ser ressaltado é referente à confiabilidade das informações. O recomendável é garantir o anonimato das entrevistas, favorecendo assim que os colaboradores sejam o mais transparente possível.

Isso ajuda a emergir a inteligência coletiva e mostrar o compromisso ético deve nortear a aplicação dos questionários. Lembre disso!

Objetivos da pesquisa de clima organizacional

Ter um panorama geral do ambiente de trabalho é o primeiro ponto.

Todos os aspectos correlacionados ao clima da empresa precisam ser analisados e, principalmente, desenvolvidas estratégias para melhorar a comunicação entre os colaboradores e líderes, independentemente da hierarquia.

1. Facilitar a tomada de decisões

Uma boa pesquisa de clima organizacional promove um diagnóstico sobre diversos fatores envolvidos no ambiente de trabalho, desde aspectos estruturais, processuais e relacionais.

Para que uma decisão alcance os resultados e expectativas, essa base de investigação bem feita sustenta tal medida.

Também é muito comum que a alta gerência tome decisões sem consultar previamente os seus colaboradores, causando efeitos inesperados e difíceis de se manejar.

Por isso, tudo começa com boas perguntas.

É imprescindível ter um bom questionário de avaliação que consiga retornar dados concretos e tangíveis ao RH e aos líderes.

2. Acompanhar evolução da motivação e do engajamento

Com uma boa frequência estabelecida, ações implementadas, é possível acompanhar periodicamente como anda o nível de engajamento e a motivação dos colaboradores.

Com o surgimento das startups — empresas com tecnologias disruptivas —, muitos negócios tradicionais passaram a dar mais valor ao desenvolvimento de ambientes aconchegantes e motivadores nos seus espaços.

Espaços de descompressão, mesas de jogos, puffes coloridos e videogames tornaram-se parte do dia-a-dia dessas empresas, cuja ideia principal é destoar daqueles velhos ideais de obrigação vigentes nas empresas.

Executar suas tarefas em troca de um salário mensal não é sinônimo de ambiente de trabalho. O objetivo é fazer com que de fato os colaboradores “vistam a camisa do negócio”, aumentando a produtividade e gerando um crescimento mais efetivo.

3. Melhorar a comunicação entre empresa e colaborador

A pesquisa de clima organizacional mostra que a empresa se importa em ouvir seus colaboradores.

Essa é a melhor estratégia para melhorar a comunicação, afinal, isso permite que as opiniões e ideias dos colaboradores possam se tornar importantes para o negócio.

O aprimoramento da comunicação é uma atividade diária. Para isso, é preciso pensar em formas de esclarecer as regras da empresa e permitir um debate saudável sobre os mais diversos assuntos inerentes ao dia a dia da organização.

Também é preciso lembrar que por meio da comunicação é que se constrói melhorias contínuas no ambiente de trabalho.

Entendendo as demandas, fica bem mais prático gerenciar mudanças que estão de acordo com as expectativas.

4. Diminuir a rotatividade

Uma alta rotatividade de funcionários é um desafio real para muitos negócios.

Profissionais qualificados são imprescindíveis para que haja uma boa organização gerencial e, por consequência, o crescimento.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional pode ser útil na identificação de gargalos existentes, possibilitando diminuir a rotatividade.

Isso é ainda mais evidente quando se trata da formação de líderes “em casa”, o que corresponde a investimentos em cursos de formação e capacitação, a fim de preparar os colaboradores que já têm um bom histórico na empresa e almejam alcançar novos postos.

Com um índice de rotatividade alto, fica difícil manter e formar novos líderes.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

5. Melhorar continuamente o ambiente de trabalho

As pessoas mudam.

Então, é preciso compreender que o ambiente e as relações de trabalho também devem acompanhar essas modificações.

A ideia mais comum é que o espaço de trabalho deva ser fixo e imutável, quando na verdade deve ser justamente o contrário.

Nessa lógica, há a possibilidade da aplicação periódica de questionários com o objetivo de estruturar e promover mudanças contínuas no ambiente de trabalho.

Por isso, a cada avaliação realizada, torna-se necessário reunir os dados e analisar quais modificações podem ser implementadas.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional

Depois de um panorama dos benefícios da utilização dessa metodologia, uma dúvida muito comum pode surgir: de que forma é feita uma pesquisa de clima organizacional?

Essa indagação é muito importante, pois existem passos a serem seguidos e tópicos que não podem ficar de fora dessa metodologia. Vamos descobrir quais são?

Antes de tudo, a preparação é o ponto inicial. Deve-se entender que há um problema específico que será o mais abordado na pesquisa. Por exemplo, o problema específico pode ser o ambiente físico de trabalho.

A partir dessa definição, outros pontos secundários podem ser incluídos ao longo da avaliação.

Posteriormente, é necessário elaborar estruturalmente o questionário de avaliação: qual o tipo de questionário será utilizado, o método de avaliação das respostas, análise estatística e instrumentos de avaliação.

Nesse ponto, um fator é muito importante: definir se a pesquisa será feita internamente, pelo próprio departamento de recursos humanos (RH), ou por meio de uma empresa terceirizada.

Há algumas vantagens em contar com a consultoria e a prestação de serviço de uma empresa especializada. Afinal, todo o know how e experiência da empresa contratada tende a gerar resultados acima do esperado e, além disso, minimiza as chances de erros ao longo do processo.

Contar com uma ajuda profissional é uma dica muito importante.

Na sequência da elaboração, deve haver a execução da pesquisa. Isso quer dizer que a aplicação deve ser feita aos mais diversos colaboradores da empresa.

Por fim, com as informações colhidas em mãos, os dados devem ser interpretados, a fim de se verificar se o feedback recebido condiz com o clima da empresa.

Principais perguntas da pesquisa de clima organizacional

Algumas perguntas não podem ser negligenciadas na sua avaliação. Contudo, haverá variações de acordo com a natureza do seu negócio e com os objetivos da pesquisa.

Todavia existem algumas que são básicas e se encaixam em quase todos os tipos de pesquisa de clima organizacional.

Veja quais são elas logo abaixo:

O ambiente de trabalho é bom?

Saber como anda o ambiente de trabalho é algo válido para todos os tipos de pesquisa dessa natureza. Por isso, deve existir esse tópico para que informações valiosas sejam repassadas quanto aos fatores que incomodam os colaboradores e prejudicam o bom andamento de suas tarefas.

Mas não pense que somente repostas negativas seja o objetivo dessa pergunta. Afinal, caso haja um bom número de respostas elogiando determinados aspectos do ambiente, é possível maximizar esses pontos.

Então, não se esqueça de incluir essa pergunta na sua pesquisa de clima organizacional!

Quais são os fatores que motivam e desmotivam você no trabalho?

Essa pergunta é muito importante para que os resultados colhidos não sejam muito superficiais e destoem da realidade. Desse modo, é possível estimular o entrevistado a expor o seu pensamento acerca de diversos aspectos.

Você consegue ser ouvido na empresa?

Saber se a comunicação ocorre de forma efetiva é um dos principais objetivos dessa pergunta. Por meio dela, podem ser obtidos dados importantes quanto ao diálogo construtivo de diversos aspectos operacionais e não-operacionais da empresa.

E saber se os colaboradores da empresa são ouvidos, independentemente de sua função e posição hierárquica.

Há uma homogeneidade da equipe para atingir os objetivos?

Uma empresa é feita de trabalho em conjunto. Ou seja, a união da equipe é primordial para que todos os objetivos e metas sejam alcançados.

Deve haver um comprometimento coletivo em torno dessas propostas. Então, a sua pesquisa de clima organizacional não pode deixar de avaliar esse ponto.

Como fazer pesquisa de clima organizacional online

Papel e caneta andam cada vez mais sendo substituídos por aplicativos e tecnologias digitais.

Nessa lógica, é bastante interessante considerar a opção de fazer uma pesquisa de clima organizacional online.

Há diversas oportunidades para aplicar questionários, customizados de acordo com os objetivos e necessidades de cada cliente. Para tanto, os questionários são criados e disponibilizados para acesso online.

Existem diversos tipos de perguntas e layouts que podem ser utilizados. Além disso, é possível dar um suporte muito mais personalizado e assertivo aos respondentes.

A vantagem competitiva mais evidente de realizar a pesquisa de clima organizacional online é que os relatórios formulados podem ser muito mais efetivos.

Isso vem do fato de que as questões e respostas podem ser cruzadas por algoritmos, resultando em relatórios com informações mais claras, verídicas e bem calculadas.

A garantia da ocorrência de um processo sigiloso, com segurança das respostas colhidas é outro fator que não pode deixar de ser destacado.

Exemplos de pesquisa de clima organizacional

Listamos, logo abaixo, algumas pesquisas simples e rápidas que podem ser adaptadas aos mais diversos tipos de necessidade! Confira!

Espaço físico da empresa

  • Como é a estrutura da empresa? Os móveis são ergonômicos?
  • Há uma boa iluminação?
  • O ambiente é arejado e tem uma limpeza regular?
  • De alguma forma, o ambiente de trabalho prejudica as suas atividades?

Benefícios e remuneração

  • Você acredita que seu salário está de acordo com o seu comprometimento?
  • Quais benefícios você gostaria de receber, além do salário?

Relação ao trabalho

  • Você é bem orientado e recebe informações para que seu trabalho seja bem realizado?
  • Trabalhar nessa empresa contribui com a realização dos seus planos?
  • Você sente orgulho da sua função? E das funções de seus colegas de trabalho?
  • Deseja demonstrar à empresa que você tem alguma capacidade além da que executa?

Fluxo de trabalho e processos

  • De que forma poderia gastar menos tempo na execução de suas tarefas?
  • Há uma distribuição organizada das tarefas na empresa?
  • Existe alguma dificuldade de comunicação com os seus colegas?
  • O que atrapalha a sua produtividade?
  • Que solução deveria ser proposta para os problemas que você acredita que existam?

Relacionamento com a liderança

  • Seu/sua líder contribui com o seu crescimento profissional?
  • Você confia nas decisões do seu/sua líder?
  • Fica receoso ao oferecer novas ideias? Por quê?
  • Acredita que o clima da empresa se torna mais leve quando o líder não está presente?

Ao longo do artigo, foi possível demonstrar como a pesquisa de clima organizacional é uma metodologia de avaliação de extrema importância.

Independentemente do seu mercado de atuação, número de colaboradores e nicho comercial, há sempre uma boa oportunidade ao aplicar uma pesquisa desse tipo.

Então, é preciso verificar as demandas internas antes de aplicar o questionário. Contar com uma ajuda especializada favorece muito a execução da pesquisa.

Por isso, analise, pesquise e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.

Fica mais claro promover mudanças quando se tem uma base sólida de investigação e análise dos mais diversos indicadores empresariais.

Dessa forma, não se esqueça de realizar uma avaliação criteriosa de todos os dados colhidos.

Eles representam um panorama do mais valioso ativo de qualquer empresa: os colaboradores.

Por isso, vale a pena utilizar uma boa pesquisa de clima organizacional para levar sua empresa ao próximo nível.

Não há dúvidas de que diversos aspectos podem ser melhorados, e alguns pontos que você até mesmo desconhecia se tornarão evidentes.

Gostou das dicas? Como você faz a escuta dos seus colaboradores na sua empresa? Deixe um comentário.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert