Compreender bem o que é a colaboração nas empresas talvez seja mais importante do que você imagina.

Colaborar, nesse caso, significa unir todos os funcionários, líderes e stakeholders em torno dos objetivos do negócio, somando forças para alcançar os melhores resultados.

Essa abordagem vem ganhando ainda mais atenção na era digital, justamente porque o fator humano se tornou um diferencial competitivo prioritário. 

Logo, incentivar a cooperação entre os profissionais e equipes pode ter impacto direto na competitividade da empresa no mercado. 

Se você quer superar os desafios do cenário global, é melhor garantir que seu capital humano esteja devidamente integrado e caminhando na mesma direção.

Mas, como veremos ao longo deste artigo, essa não é uma tarefa fácil.

Para ajudar você nessa missão, preparamos o seguinte conteúdo:

  • O que é colaboração nas empresas
  • Desafios da colaboração
  • Benefícios de uma cultura colaborativa
  • Como promover essa abordagem na empresa.

Siga a leitura e veja por que o futuro da gestão será compartilhado.  

O que é colaboração nas empresas

A resposta para “o que é colaboração nas empresas” é simples: uma abordagem cooperativa e engajante capaz de unir todos em prol dos objetivos do negócio. 

Essa nova perspectiva envolve conceitos como as metas compartilhadas, visão em comum, trabalho em equipe e apoio mútuo. 

Tradicionalmente, o ambiente de trabalho remete à pressão e competitividade, mas esses conceitos estão sendo superados em nome da performance. 

Cada vez mais, está ficando claro para as empresas que a colaboração impulsiona o engajamento e melhora os resultados em todos os níveis. 

Surpreendentemente, estamos na era digital, mas o capital humano é a prioridade — e não as máquinas. 

Ou seja: as relações entre colaboradores, parceiros e comunidade se tornaram essenciais para o sucesso das organizações. 

Prova disso é que 77% das empresas digitalmente avançadas usam a colaboração e as equipes cross-funcionais para alcançar resultados, segundo a pesquisa Achieving Digital Maturity, realizada em 2017 pela MIT SMR e Deloitte. 

Equipes cross-funcionais, no caso, são times multifuncionais formados por colaboradores de várias áreas e especializações, também conhecidos como squads.

Mas essa é apenas uma das formas de incorporar a colaboração à cultura da empresa, como veremos adiante. 

Desafios da colaboração

Depois de entender o que é, de fato, a colaboração nas empresas, você deve ficar ciente dos principais desafios que envolvem esse aspecto das organizações. 

Veja como superar esses obstáculos. 

Problemas de comunicação

Os problemas de comunicação estão entre os principais desafios da colaboração, que incluem os famosos mal-entendidos e falhas de interpretação. 

Para que as equipes se tornem colaborativas, é essencial que a comunicação flua livremente e de forma aberta, de modo que todos tenham acesso às mesmas informações.

Como dizemos no mundo dos negócios, todos precisam “estar na mesma página” para trabalhar por objetivos em comum.

Falta de clareza nos objetivos

Outro problema grave é a falta de clareza sobre os objetivos da organização.

Geralmente, isso ocorre quando temos “decisores indecisos” (ironicamente), ou seja, líderes que não conseguem comunicar os propósitos da empresa e as metas da equipe com a objetividade necessária.

Então, se você quer um ambiente colaborativo, comece definindo claramente aonde a empresa quer chegar e qual o papel de cada colaborador nessa missão. 

Divergências de opinião

Com a diversidade da força de trabalho, é natural que surjam divergências de opiniões entre as equipes, principalmente quando há profissionais de diferentes áreas trabalhando juntos.

Por essa razão, os líderes devem estar preparados para mediar conflitos e incentivar a abordagem cooperativa para resolução de problemas.

Mentalidade competitiva

Quando a empresa propõe uma cultura colaborativa, a mentalidade competitiva não desaparece da noite para o dia. 

Na verdade, muitos colaboradores continuam tendo receio de compartilhar seu conhecimento e entregar seu diferencial, ou mesmo de perder espaço na equipe para outro colega. 

Para superar essa resistência, a empresa precisa mostrar que a colaboração é vantajosa para todos, e que o trabalho em equipe só trará ganhos para a carreira em longo prazo.

Ineficiência das ferramentas de comunicação

Nem sempre as pessoas são culpadas pelos problemas de comunicação, pois as ferramentas têm um papel importantíssimo na clareza e eficiência da mensagem. 

Um dos erros mais comuns das empresas é aplicar a abordagem colaborativa através do e-mail, que não serve para um grande número de colaboradores que precisam trabalhar ao mesmo tempo.

Por isso, você precisa implementar ferramentas de fato colaborativas, preferencialmente em nuvem, que permitam edições em tempo real, feedbacks instantâneos e acompanhamento de todos da equipe. 

Benefícios de uma cultura colaborativa

Ao descobrir o que é colaboração nas empresas, você se depara com muitos desafios, mas também se surpreende com os benefícios.

Confira as principais vantagens de criar uma cultura colaborativa.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Integração entre todas as áreas

Um dos grandes benefícios da cultura colaborativa é a superação dos silos organizacionais e integração entre todas as áreas da empresa.

Essa é uma das barreiras mais difíceis de romper, porque a estrutura departamental dificulta o alinhamento entre os colaboradores, quando a empresa deveria funcionar como um único sistema. 

Com a colaboração, é possível transformar a organização em uma grande comunidade, em que todos perseguem os mesmos objetivos e falam a mesma língua. 

Maior produtividade

Equipes integradas que trabalham em conjunto são obviamente mais produtivas do que colaboradores isolados em seus silos. 

Então, se o objetivo é fazer com que os profissionais produzam mais e melhor, a colaboração é a chave para impulsionar o desempenho

Maior engajamento e retenção de talentos

O engajamento também é uma consequência natural da colaboração, pois une pessoas em prol de objetivos únicos e alimenta o espírito de equipe. 

Assim, os colaboradores se sentem motivados e envolvidos com seu trabalho, reconhecendo sua importância na soma de esforços coletiva. 

Como parte de algo maior, eles dão o seu melhor para ver os resultados nos indicadores do negócio. 

E claro que essa satisfação também reflete diretamente na taxa de retenção, garantindo a permanência dos talentos essenciais à empresa. 

Compartilhamento do conhecimento 

Quando o conhecimento é compartilhado, a empresa constrói seu patrimônio de informação e garante o acesso de todos. 

Assim, é possível conduzir uma gestão do conhecimento eficiente e ampliar os horizontes da empresa. 

Ambiente propício à inovação

Se você quer inovação, precisa colocar seus talentos para trabalharem juntos. 

Isso porque a união de várias mentes chega a soluções muito mais criativas, como prova o conceito de inteligência coletiva.

Por isso, invista na colaboração para criar uma cultura inovadora, em que as ideias fluem livremente e geram novas oportunidades de negócio. 

Como promover a colaboração na empresa

Agora, sim, você já pode pensar em como implementar a colaboração no seu negócio e aproveitar todos os benefícios. 

Para isso, siga nosso passo a passo. 

Mude a estrutura 

Para que a colaboração funcione, a estrutura da empresa tem que ser pensada para facilitar a comunicação e circulação de pessoas entre as áreas.

Por isso, você deve começar pensando os espaços físicos, organograma e distribuição de responsabilidades da sua empresa, além das relações entre níveis hierárquicos.

Quando menos burocrático e mais flexível for o ambiente, melhor. 

Estabeleça um propósito em comum

Toda a cultura colaborativa parte de um propósito em comum, que será a proposta de valor da empresa.

Então, transforme a missão, visão e valores em uma única frase de impacto que revela a promessa da empresa para o mundo, capaz de inspirar os colaboradores a seguirem na mesma direção.

Crie equipes cross-funcionais

As equipes cross-funcionais são excelentes formas de organização, pois reúnem colaboradores de várias áreas e especialidades para alcançar objetivos em comum.

Essas equipes podem ser formadas para projetos específicos, por exemplo, inovando os métodos de trabalho da empresa para incentivar a colaboração.

Com pontos de vista múltiplos, é muito mais fácil pensar em soluções inovadoras e resolver as questões mais complexas. 

Promova a cultura colaborativa

Para promover a cultura colaborativa, vale desde a criação de espaços abertos e estações de trabalho rotativas até a organização de eventos e reuniões gerais.

A ideia é criar condições para que os colaboradores troquem conhecimento entre si, se reúnam para tomar decisões e sejam reconhecidos pelo trabalho em equipe. 

Quando essas práticas se tornarem parte do dia a dia, você terá alcançado a cultura colaborativa.

Invista em ferramentas tecnológicas

Por fim, você vai precisar de um suporte tecnológico para garantir que todos se comuniquem com eficiência. 

Para isso, existem várias ferramentas voltadas à colaboração, como redes sociais de negócios, plataformas de gestão de tarefas em nuvem e videoconferências. 

Se a ideia é ouvir o que os colaboradores têm a dizer, não se esqueça da Waggl e seu poder de acessar a sabedoria coletiva por meio da tecnologia.  

Dica: você pode agendar uma demonstração gratuita para descobrir os tipos de insights que se revelam quando os colaboradores da empresa entram, de fato, no seu radar.

Conclusão

A essa altura, você deve ter entendido a importância da colaboração em um cenário altamente competitivo.

A concorrência continua do lado de fora, mas você precisa da união e cooperação dentro da empresa se quiser aproveitar ao máximo seus talentos. 

Esse pode ser o diferencial que falta para alavancar sua produtividade e atingir resultados extraordinários.

Mas você vai precisar de mais do que um texto para construir sua cultura colaborativa.

Como próximo passo na jornada, baixe nosso e-book exclusivo Colaboração na Era do Capital Humano e comece agora a aplicar essa estratégia na sua empresa.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert