Ouviu falar em crowdsourcing e Waggl, mas não sabe bem do que se trata?

Então está na hora de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

A Waggl é uma plataforma de crowdsourcing (logo vamos explicar direitinho esse termo) que parte do princípio de que toda pessoa merece ser ouvida.

Sua aplicação mostra que a participação coletiva pode mudar a cultura corporativa e a sociedade, assim como o envolvimento dos indivíduos em uma causa é capaz de transformar o mundo.

A seguir, conheça a startup de tecnologia do Vale do Silício que está expandindo suas operações no Brasil e entenda como a Waggl — uma ferramenta para empresas que querem praticar a escuta entre pessoas — possibilita resultados surpreendentes por meio do engajamento dos colaboradores.

O que é crowdsourcing?

Pela tradução literal, crowdsourcing significa a fonte de informações oriundas de uma multidão. A prática é inovadora e tem como objetivo engajar uma multidão na resolução de problemas, com eficiência. São utilizadas novas tecnologias e por vezes as redes sociais — além de ser uma solução aplicada em inúmeras empresas.

Por meio do crowdsourcing, indivíduos contribuem para o coletivo com recursos, conhecimento, tempo ou ideias, apoiando projetos ou causas.

A solução torna a conectividade das mídias sociais em produtividade social, explorando um futuro centrado na participação do homem e na cocriação da inovação. A criação de soluções coletivas tem sido utilizada por grandes empresas, assim como em momentos de crise, como no terremoto seguido por tsunami de 2011, no Japão.

Por meio de plataformas de crowdsourcing, tem sido possível mapear pessoas em perigo ou até construir um mapa de recuperação para solucionar crises emergenciais.

Zonas de conflito, como Síria, têm sido beneficiadas pela solução. Trata-se da utilização de Big Data e da jornada digital para salvar vidas e disseminar causas sociais.

Entenda a seguir como isso se aplica na plataforma de crowdsourcing Waggl.

Como funciona a plataforma de crowdsourcing Waggl

Waggl é uma poderosa ferramenta para a construção de soluções.

A estratégia permite a obtenção de respostas, ao valorizar os conhecimentos e as ideias dos participantes.

Como uma ferramenta de feedback em tempo real, Waggl abre espaço para que todos os colaboradores compartilhem de forma simultânea uma opinião anônima, por meio de pesquisas pulso — com perguntas curtas, objetivas e frequentes.

Seu funcionamento tem como base o conceito de crowdsourcing, com o qual a Waggl reúne conhecimentos coletivos e voluntários para a construção de soluções de grande impacto, que podem ser utilizadas como ferramenta para a melhora da cultura, inovação ou gestão empresarial.

A estratégia utilizada ranqueia e prioriza os resultados mais relevantes e mostra de forma simples o que é mais urgente dentro de uma empresa a partir da visão dos funcionários.

As vantagens da plataforma de crowdsourcing Waggl são inúmeras!

Entre elas, a solução de problemas por meio do trabalho colaborativo, a avaliação de novos conhecimentos sem alto custo em pesquisas, além da possibilidade de inovação constante — vindas de um olhar interno, que conhece diversas facetas e urgências de negócio.

Até agora, você já sabe o que a Waggl faz.

Mas de onde vem esse nome?

Por que Waggl?

Waggl foi idealizada nos Estados Unidos, e seu nome remete a forma como as abelhas se comunicam por meio de dança, chamado waggle dance.

É esse mesmo ritual que propicia que uma colônia de abelhas trabalhe em direção a um propósito compartilhado: a sobrevivência.

A origem do nome da startup, fundada em 2014, fala muito sobre a plataforma de crowdsourcing, que inspirou-se na estratégia de comunicação das abelhas como uma referência para aproveitar a sabedoria de um grupo que, único, é mais forte e sábio que qualquer indivíduo isolado.

A Waggl é uma plataforma que também auxilia na estratégia de engajamento dos funcionários de uma empresa, pois seu método valoriza a voz de todos os colaboradores e tem como diferenciais:

  • Transparência nas respostas, não há curadoria das opiniões e insights coletados;
  • Flexibilidade pois pode ser aplicada em diferentes necessidades como satisfação dos clientes e funcionários, pesquisas de clima e outras;
  • Votação colaborativa onde as respostas são selecionadas pelos próprios participantes e nivelam as ideias sem diferenciação de cargo ou setor;
  • Data visualização = as respostas geram infográficos automaticamente que facilitam a comunicação.

Waggl é sucesso nos Estados Unidos, está no Brasil e também em países como e México.

Como é a participação do usuário com a Waggl

A Waggl é projetada para uma experiência centrada no usuário.

Por meio de perguntas, a partir do conceito de crowdsourcing, a Waggl faz com que seja possível criar alinhamento, convencimento e uma mudança de comportamento humano, que é positiva tanto para o funcionário, quanto para a organização.

A Waggl acredita que a escuta frequente dos funcionários é mais eficiente que qualquer outro tipo de pesquisa de engajamento isolada, realizada anualmente.

Isso permite auxiliar líderes a coletar informações e tomar melhores decisões com base nas opiniões do time.

Outra vantagem da Waggl é que a plataforma é 100% anônima e, com seu algoritmo crowdsourcing, permite a interação entre os participantes através de votações entre duas respostas abertas, em sucessão.

Com essa estrutura, é disseminada uma cultura da cooperação e do aprendizado, no qual todos estão aptos a contribuir com a expansão da organização.

O funcionamento da plataforma de crowdsourcing Waggl acontece da seguinte forma:

  1. O colaborador deve responder às perguntas que são elaboradas com métricas inteligentes;
  2. Com as respostas na plataforma, os próprios participantes identificam, por meio de votação, quais são as melhores ideias;
  3. Os resultados são disponibilizados em tempo real, reforçando a transparência e o alinhamento da ferramenta.

Como é o feedback da plataforma?

Pesquisas anuais ou esporádicas não são mais o bastante para que os negócios acompanhem a rápida necessidade de mudança existente em empresas cada vez mais conectadas.

Para acompanhar o ritmo acelerado de uma realidade conectada, torna-se necessário quebrar padrões e romper conceitos antiquados, na busca por um melhor resultado.

Isso acontece porque a plataforma permite que toda a força de trabalho contribua para a construção de um negócio.

A Waggl entrega resultados como fruto de um processo colaborativo, que incentiva a participação dos usuários com um método que estimula a ferramenta de construção comunitária.

Por permitir a colaboração e a construção coletiva, que aumenta a sensação de pertencimento, a Waggl auxilia a quebrar barreiras entre os colaboradores, ao estimular a coparticipação.

São pequenas mudanças que mantêm a ideia de parceria e o conceito de equipe em um ambiente que só funciona bem quando interligado.

Como a Waggl conquistou o mercado americano de crowdsourcing

A plataforma de crowdsourcing Waggl foi idealizada como uma forma a conectar as lideranças de um negócio aos insights mais relevantes para contribuir na tomada de decisões estratégicas.

Nos EUA, já recebeu reconhecimento de diferentes mídias e instituições relevantes. Os clientes globais da ferramenta incluem grandes corporações, como: Deloitte, eBay, Stanford University e Glassdoor.

No Brasil, Volkswagen, Goodyear, Banco Pan e outros colhem os resultados de um método de pesquisa pouco tradicional, mas altamente produtivo.

Por ser transparente, Waggl facilita o diálogo de duas vias — entre o pesquisador e os pesquisados.

Dessa forma, as empresas que implementam estratégias de escuta eficientes obtém aumento na performance, no engajamento, na produtividade e na redução de atritos internos, e isso é transformado em maior satisfação dos funcionários e clientes. Waggl aposta na tecnologia e na interconexão.

Sua plataforma disponibiliza:

  • Canal para feedback de colaboradores;
  • Priorizações e relatórios visuais em tempo real;
  • Identificação de padrões culturais;
  • Alinhamento em busca do alto desempenho organizacional;
  • Fonte para descoberta de ideias e de soluções.

Feita para ouvir pessoas, e encontrar as melhores ideias para ação, Waggl potencializa a taxa de sucesso das novas iniciativas, o volume de negócios e o alinhamento em toda a organização.

É assim que Waggl permite a interação entre colaboradores, a coleta de informações e a construção de soluções eficientes, baseadas na visão de quem mais conhece uma empresa — seus funcionários.

Para entender melhor como a Waggl pode contribuir com o seu negócio, entre em contato!