Um novo modelo mental no mercado de trabalho tem se tornado indispensável devido às mudanças constantes no mundo corporativo.

Vivemos hoje em um mundo de inovação constante, capaz de impactar  em pouco tempo os processos, estratégias, políticas e, em alguns casos, a cultura organizacional.

Então, não adianta o gestor investir em uma transformação de determinada atividade de forma pontual se não incorporar um novo modelo mental.

Ele precisa mudar a forma de enxergar o processo e seu resultado e estabelecer um novo sentido para tal.

Dessa forma, com uma nova visão, a chance da transformação dar certo será maior, principalmente se durante o percurso o trabalho em equipe for a prioridade.

Neste artigo, vamos apresentar a importância da valorização das equipes nas organizações e como o novo modelo mental ajuda nesse processo.

Novo modelo mental: mudanças de hábitos nas empresas

Um novo modelo mental é importante para lidar com o ritmo de transformações do mercado.

Com a conscientização das organizações de que o melhor capital a ser cultivado e desenvolvido é o humano, nos últimos anos, um dos requisitos mais solicitados e valorizados em processos de recrutamento é a habilidade para trabalhar em equipe.

Os líderes perceberam que os times produzem melhores resultados quando desenvolvem suas atividades em conjunto e em sintonia.

Além disso, um bom relacionamento entre os pares é importante para a manutenção de um clima interno saudável e cooperativo.

Para melhorar um pouco mais, talentos com facilidade no trabalho em conjunto são mais requisitados no auxílio às funções estratégicas do negócio, pois eles sabem ouvir e se expressam com empatia e cordialidade, atuando como facilitadores.

Novo modelo mental: importância do alinhamento de setores

Com organogramas cada vez menos verticais, as empresas começam a compreender que, para o negócio dar certo, é necessário que os setores estejam integrados e seus colaboradores compartilhem um mesmo modelo mental para a estratégia e para o cumprimento das metas.

Quando a empresa desperta para a necessidade de alinhar seus setores consegue extrair inúmeros benefícios:

  • Ganho de produtividade
  • Redução de custos operacionais
  • Estabelecimento de uma cultura de inovação a partir da troca de ideias entre diferentes tipos de habilidades e visões
  • Aumento da satisfação dos clientes internos e externos, que passam a perceber mais eficiência no dia a dia do negócio
  • Atração e retenção de talentos com potencial colaborativo e com facilidade de trabalhar em equipe
  • Elaboração de planos de ação conjuntos entre departamentos em prol da melhoria dos processos
  • Particularização em relação à concorrência pode reverter em mais lucratividade.

Para que esse alinhamento dê certo, o RH e os líderes precisam descobrir pontos em comum entre os setores e iniciar a integração a partir dessas afinidades.

Ao descobrirem afinidades, os talentos começam a enxergar os outros setores com mais empatia e gradativamente iniciarão o processo de unificação.

Profissionais com o modelo mental compatível com o alinhamento dos setores devem ser valorizados e incentivados a promover essa visão, pois eles serão os melhores incentivadores dessa prática tão importante para o crescimento corporativo.

O que é e como funciona esse modelo mental

Nos tópicos anteriores utilizamos a expressão novo modelo mental, mas não aprofundamos o assunto.

Agora, vamos compreender o que é o modelo mental e como ele influencia as estratégias das organizações.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Conceito de modelo mental

Cada ser humano tem uma forma de enxergar as situações ao seu redor, e isso é um reflexo das fontes causadoras dessa visão.

Elas são como filtros e é por meio deles que organizamos e damos sentido às nossas experiências. Inclusive, essas 4 fontes determinam as respostas que damos às circunstâncias que se apresentam em nossas vidas.

O modelo mental tem sua formação baseada nas seguintes fontes:

Biológica

Esse primeiro filtro é formado pelo sistema nervoso, em que absorvemos a situação ao redor e reagimos ou não conforme assimilamos. Toda limitação interna nos impede de tomar atitudes ou refletir.

Linguagem

Um filtro composto pelo meio com o qual se estrutura a consciência do ser humano. A forma como nos comunicamos com o mundo e com nós mesmos.

A linguagem, nesse caso, é baseada no rótulo que colocamos naquilo que conhecemos. Um bom exemplo é o sotaque de cada região do país, só de ouvir, algumas pessoas sabem sua origem.

Experiência pessoal

Esse filtro diz respeito ao que somos e nos tornamos ao longo dos anos: sexo, raça, nacionalidade, influências familiares, nível de educação, professores que tivemos, a forma como fomos tratados pelos nossos pais, amigos que escolhemos.

A forma como iniciamos nossa carreira profissional também é fruto da nossa experiência profissional e determinante para o nosso sucesso.

Cultural

Dentro de qualquer grupo: família, religião, país e outros, são desenvolvidos modelos mentais coletivos baseados nas experiências compartilhadas. Em cada círculo existe um conjunto de valores típicos de cada cultura e ela é determinante para os nossos relacionamentos.

Novo modelo mental de pensamento coletivo

Quando a empresa compreende os modelos mentais de cada talento — e isso pode ser feito por meio de pesquisas, feedback e reuniões com a equipe — será possível promover ações que estimulem a empatia, o respeito mútuo, o despertar do autoconhecimento e a incorporação da cultura organizacional.

A partir disso, o RH poderá iniciar as mudanças estratégicas necessárias, transformando inicialmente as relações humanas e a consequência serão equipes alinhadas, engajadas, produtivas, motivadas e as metas corporativas alcançadas.

A forma como cada pessoa enxerga o mundo é o chamado modelo mental, e alguns fatores interferem mais outros menos nas respostas que elas dão às situações que se apresentam.

O indivíduo costuma construir grupos com modelos mentais compatíveis com o seu, e isso não é diferente no mundo corporativo.

O RH e os líderes devem formar estratégias de pesquisa e conhecimento capazes de mapear esses modelos e desenvolver os talentos de forma que todos tenham uma nova visão da cultura empresarial, a fim de aderirem à estratégia do negócio de forma engajadora e produtiva.

Neste artigo, você compreendeu o quanto o novo modelo mental do mercado de trabalho é importante na formação de equipes engajadas e produtivas.

Quando o coletivo está em sintonia, todos os processos da empresa fluem de forma otimizada e eficiente.

Investir em uma estratégia como essa traz grandes benefícios para o negócio e seus profissionais.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert