Em busca de ferramentas de gestão de RH?

Então você chegou ao lugar certo.

As empresas estão cada vez mais dinâmicas.

Inspiradas por grandes líderes corporativos e por gigantes internacionais, como Amazon e Google, organizações no mundo inteiro procuram uma abordagem mais moderna, que seja capaz de reconhecer e nutrir grandes talentos.

Nesse cenário, os profissionais de RH desempenham uma função crucial: caberá a eles, cada vez mais, assumir um papel de protagonismo dentro das empresas, ajudando a localizar e recrutar profissionais de alto nível, mas também garantindo que a cultura dentro das organizações seja ao mesmo tempo desafiadora e acolhedora.

Para adotar essa visão de futuro, é preciso lançar mão de ferramentas de gestão RH que deem maior liberdade às pessoas ao mesmo tempo em que forneçam aos líderes informações valiosas sobre produtividade e implementação de estratégias eficazes.

Abaixo, você vai conhecer algumas das melhores ferramentas de RH utilizadas por gestores de recursos humanos de sucesso no mercado.

5 ferramentas de gestão de RH

Confira, a seguir, nossa seleção com cinco sugestões de softwares que podem acelerar suas rotinas e melhorar sua organização no RH:

1. Trello

Como vimos, os gestores de RH estão cada vez mais engajados em orientar e incentivar as equipes dentro da estrutura organizacional e desempenharem sempre dentro de suas melhores capacidades, de forma coordenada e orientada ao cumprimento de metas.

Softwares como o Trello ajudam as equipes a focarem nas tarefas que têm diante de si, facilitando a visualização das metas estabelecidas, dos prazos estipulados e das etapas a serem cumpridas até que se alcancem esse objetivos.

O Trello é bastante simples e muito intuitivo, podendo ser usado facilmente por pessoas de vários perfis. Além de informações sobre os projetos em andamento, o sistema também facilita a comunicação entre os membros da equipe, podendo ser usado como um canal de comunicação oficial de fácil acesso.

2. Evernote

Um dos aplicativos mais usados em todo o mundo, o Evernote está sempre presente em qualquer lista que trate de produtividade e ferramentas de gestão RH.

Muito versátil, ele permite desde a edição de documentos de texto até a montagem de planilhas mais complexas, com prazos e metas.

Além de permitir a catalogação de informações de todos os tipos, o programa pode ainda disparar lembretes de proximidade dos prazos estabelecidos, ajudando a equipe a aumentar o foco nas tarefas urgentes.

Disponível para Windows, Android e iOS, o Evernote contém uma versão gratuita com muitas funcionalidades e uma outra, premium, com maior espaço de armazenamento e ainda mais recursos.

3. Profiler

Foi-se o tempo em que, na hora de avaliar um candidato, olhava-se apenas para seu currículo, procurando-se nada mais que formação adequada e experiência na função desejada.

Hoje, mais que nunca, os gestores estão interessados em descobrir perfis comportamentais que se adequem à cultura da empresa e à posição que se procura ocupar.

Isso porque, com um mapeamento de perfil comportamental bem feito, é possível alocar as pessoas certas nas posições ideais dentro da estrutura da organização.

Isso aumenta a sinergia dentro das equipes, provê ganhos em produtividade e reduz drasticamente os custos decorrentes de um turnover elevado.

4. Google Drive e One Drive

Pegando carona na tendência de armazenamento de dados na nuvem inaugurada por empresas como a Dropbox, serviços como o Google Drive (da gigante Google) e One Drive (da Microsoft) oferecem uma suíte com incontáveis recursos, que vão desde editores de texto até armazenamento de dados e cocriação de documentos compartilhados.

Banner Horizontal Aplicação LP EX Powered by Rock Convert

Tudo isso sem a necessidade de instalação de servidores físicos dentro da empresa, que requerem muito espaço, consomem energia para se manterem refrigerados e demandam manutenção especializada constante.

Além de estarem seguros e protegidos contra extravios, incêndios ou acidentes de qualquer natureza, seus documentos podem ser acessados apenas por pessoas autorizadas que possuam uma senha específica.

E mesmo entre as pessoas que participam do projeto, você pode designar diferentes níveis de autorização, permitindo que elas editem ou apenas visualizem cada documento.

Com essas ferramentas, todos os documentos e dados produzidos pela sua equipe ficam guardados nos servidores da empresa que presta o serviço, e podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, bastando para tanto um computador ou celular com acesso à internet.

5. Tangerino

Infelizmente, em grandes organizações é comum encontrarmos funcionários que não estão totalmente comprometidos com o trabalho.

Ao abusarem das pausas para descanso e não respeitarem os horários de entrada e saída, essas pessoas podem facilmente desmotivar aqueles que desejam dar o melhor de si.

Para ajudar o gestor a controlar os horários de trabalho, uma ferramenta muito útil é o Tangerino. Com ele você tem acesso em tempo real às informações sobre a presença ou ausência de seus funcionários.

Com esse tipo de monitoramento em tempo real, você pode remanejar sua equipe para cobrir a falta de um funcionário, organizar melhor sua folha de pagamento e mesmo estruturar melhor os horários de pausa, garantindo que postos estratégicos nunca fiquem desatendidos.

A melhor ferramenta de gestão de RH

Como vimos, saber encontrar e atrair profissionais de alto nível é apenas a primeira etapa do trabalho de um bom gestor de RH.

Uma vez que esse talento em potencial está dentro das estruturas da empresa, é preciso ter cuidados redobrados para que ele desenvolva todo o seu potencial e não acabe abandonando o barco por não se encaixar na cultura da organização.

Eis que surge, então, a Waggl.

Com essa ferramenta de gestão, você pode receber feedbacks constantes e pontuais de sua equipe, de forma anônima, acerca de todo tipo de informação relevante.

O sistema envia “pulsos” aos membros das equipes, com perguntas bem elaboradas que apresentam métricas de resposta bem estruturadas.

A equipe pode, então, votar nas melhores respostas propostas pelos próprios participantes, e o gestor tem uma visão transparente e em tempo real das estratégias com maior adesão.

Com uma visão panorâmica da organização, bem como a possibilidade de mergulhar nos detalhes, os administradores têm a imagem principal dos resultados da organização.

Criar um pulso é fácil com uma interface poderosa e simples.

Os painéis de resultados, relatórios e tendências são disponíveis em tempo real para acesso abrangente para usar na organização.

E aí, gostou das ferramentas de gestão RH que separamos para você?

É claro que existem muitas outras, e você deve experimentar diferentes soluções até encontrar aquela que mais se adequa ao perfil da sua organização.

Aproveite e divulgue este material nas suas redes sociais! Vamos juntos criar culturas de bem-estar e produtividade!

Banner Horizontal Aplicação Gestão Powered by Rock Convert