Se tem algo que ajuda qualquer empresa é ouvir a voz do coletivo. Isso quer dizer que as ideias e opiniões de clientes e dos próprios colaboradores são essenciais para formar e desenvolver metas de crescimento. Muito mais do que isso, a eficácia em entender o que as pessoas pensam pode ajudar no desenvolvimento de processos, como no case de sucesso Univar.

Por isso, usar as melhores ferramentas nesse sentido é realmente interessante e vale a pena. Lembre-se de que, para definir objetivos, é extremamente necessário saber o que se passa em volta e, quanto mais rápidas essas respostas, melhor. Já pensou, então, se elas forem em tempo real? A Univar queria trazer para o seu universo essas facilidades — e o fez!

Com a ajuda da Waggl, a empresa solidificou seus processos e passou a fortalecer ainda mais a satisfação de seus clientes e parceiros. Quer saber mais? Confira abaixo!

Quem é a Univar?

Univar é líder global na distribuição de produtos químicos e ingredientes, oferecendo produtos e serviços diferenciados que geram valor aos clientes, fornecedores, colaboradores, comunidades e investidores.

Ela é uma empresa que está em constante crescimento, buscando sempre os melhores parceiros e investindo na satisfação de seus clientes. Presente em diversos países, a Univar tem mais de 8 mil funcionários em todo o mundo.

Na Univar, a segurança e integridade são levados a sério. Como exemplo, algumas unidades do grupo pelo mundo estão há mais de 1500 dias sem acidentes. Todo colaborador da Univar é treinado para identificar situações inseguras em seu trabalho e relatar imediatamente para evitar acidentes. Segurança e integridade são valores enraizados na cultura da empresa, não prioridades que se mudam ao longo do tempo!

A Univar está presente no dia-a-dia de todas as pessoas. Diversos produtos que fazem parte de nossa vida têm produtos distribuídos pela Univar: de filtros de proteção a radiação ultravioleta à bebidas funcionais com sabores deliciosos; de colchões com tecnologia da NASA até óleos lubrificantes que garantem maior durabilidade dos motores.

Como se deu início a parceria entre a Waggl Brasil e a Univar?

Diante do cenário bastante competitivo em que a Univar se coloca, que é de sempre encantar seus clientes, a empresa sabe que estar próxima de seus parceiros é uma das formas de atuar com excelência. Por isso, sempre acreditaram em mensurar a saúde de suas conexões e, principalmente, em saber se o cliente realmente estava se sentindo bem atendido e acompanhado.

Daí a Univar, por meio da experiência de sua rede de contatos, encontrou a Waggl Brasil e ficou muito interessada em fechar parceria com a empresa. E, após conversas frutíferas e interessantes, foi fechado um contrato Brasil-México, para atender aos dois escritórios desses países. Um dado importante é que, somente no México a empresa conta com mais de 500 colaboradores.

Vale dizer ainda que esse é o primeiro cliente que a Waggl Brasil atende em dois países. O mais bacana dessa parceria é que, hoje, a Univar é um dos clientes que melhor usam a plataforma Waggl , pois eles ampliaram a utilização para diversas áreas e temas, como no desenvolvimento de pessoas, na satisfação dos funcionários em relação aos projetos internos e muitas outras aplicações que somente o Crowdsourcing permite.

E-book_CrowdsourcingPowered by Rock Convert

Outro detalhe que faz toda a diferença é o fato de a Waggl ter uma plataforma que está disponível em diversas línguas, como inglês, espanhol, francês e chinês. Ou seja, a empresa pode atender clientes de várias outras nacionalidades.

Quais os resultados obtidos por essa parceria?

A Univar realiza pesquisas anuais de satisfação dos clientes por meio de um parceiro, mas isso não era o suficiente para continuar promovendo as melhorias e as mudanças que precisavam ser feitas ou até mesmo o que estava dando certo. Na verdade, o resultado anual era algo difícil de se basear por um ano todo. Então, a Waggl Brasil junto com o time de qualidade e operações tem mudado esse processo.

Só para você ter uma ideia, com a Waggl há a possibilidade de deixar a pesquisa de satisfação disponível em tempo integral, para que o cliente tenha transparência nos resultados e possa ter acesso em tempo real, e com facilidades como infográficos e ranking com as melhores respostas dos próprios clientes.

Outro resultado que foi sentido logo nas primeiras semanas foi a extensão dessas pesquisas de satisfação para também entender os demais integrantes de todo o processo de qualidade e operação. Afinal, é importante ouvir a opinião de todos que fazem parte do processo de atendimento ao cliente, para que possam alinhar a realidade e criar ações direcionadas para estes comentários e demandas dos clientes E o case de sucesso Univar reforça essa ideia!

Indo além, com a parceria da Waggl, a Univar também pode olhar para dentro da organização, com a ajuda de avaliações internas nas suas áreas, principalmente para saber como estava sendo vista a prestação de serviços para os clientes — o que é, sem dúvida, algo fundamental para entender se a linguagem pensada está sendo passada para o ambiente externo.

Então, dia após dia a parceria foi crescendo e o que antes tinha começado com foco na satisfação do cliente, chegou ao RH que passou a usar a Waggl em outras finalidades. A área de treinamento e desenvolvimento da Univar, por exemplo, fez um levantamento das necessidades do time da área comercial, que ajudou a empresa a construir ações de desenvolvimento focadas nas demandas atuais identificadas pelos próprios integrantes.

Por fim, ainda existe outro destaque muito bacana de se comentar, a área de comunicação, utiliza a plataforma para acompanhar a satisfação de uma série de eventos internos. Essa ação ajuda a entender a satisfação das iniciativas e a direcionar o que pode ser melhorado!

Como a Waggl também pode ajudar você nesse sentido?

Se o que você deseja é entender como seus clientes, colaboradores e parceiros veem a sua empresa e como se sentem, a Waggl está aqui para ajudá-lo. A empresa trabalha com o conceito de Pesquisa Pulso, que vem da expressão em inglês “take a pulse”, substituindo as tradicionais pesquisas anuais e ampliando a frequência de coleta de informações.

Tudo isso é feito de um jeito simples, transparente e rápido! O que é visto logo nas primeiras semanas em que a Waggl é utilizada.

Depois de conhecer melhor o case de sucesso Univar, ficou mais claro para você como o Crowdsourcing da Waggl pode ajudar a melhorar diversas áreas da sua empresa por meio da escuta coletiva? Invista nessa ideia e alcance os objetivos do seu negócio!

Gostou deste artigo e ficou interessado no assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo, pois, juntos, construiremos novas formas de relacionamento para a sua empresa!

Escute e selecione as melhores ideias com crowdsourcingPowered by Rock Convert