Aumentar a produtividade da equipe é um desafio constante.

Você sabia que, para alcançar o valor da produção de um profissional norte-americano, seriam necessários sete brasileiros?

Sim, a produtividade no Brasil não é apenas um desafio, mas uma verdadeira missão.

E não dá para esquecer que a produtividade tem relação direta com a satisfação dos colaboradores.

Por esse motivo, investir em práticas de engajamento deve ser uma prioridade para líderes e gestores.

Assim, é possível garantir resultados positivos e o alcance dos objetivos traçados pela empresa.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso conhecer as reais necessidades do time e ir além da oferta de um bom plano de benefícios.

Continue lendo este post e veja algumas soluções para aumentar a produtividade de sua equipe!

Como aumentar a produtividade da equipe: passo a passo

Para aumentar a produtividade da equipe, primeiramente, deve-se ter ciência de que ações voltadas para a gestão de RH e a otimização dos processos operacionais e gerenciais são partes fundamentais do processo.

Empresas mais produtivas se destacam em vários aspectos. Isso ocorre porque as empresas com bons resultados investem em ações de desenvolvimento e gestão.

Separamos, abaixo, uma lista com algumas ações que podem ser adotadas pela empresa que deseja se destacar por meio da produtividade de sua equipe. Acompanhe:

1. Estabeleça e comunique metas claras e objetivas

O estabelecimento de metas deve ser coletivo e também individual. Isso quer dizer que, além de conhecer o objetivo geral do projeto, cada colaborador deve saber qual é o papel a ser desempenhado por ele para que a equipe alcance os resultados almejados.

Informar a estratégia por trás de cada tarefa, plano ou cronograma garante a transparência do negócio. Como consequência dessa atitude, o que se obtém é a motivação dos profissionais e um maior engajamento.

Entretanto, essa definição deve ser explícita e muito bem comunicada a cada funcionário.

Além disso, as metas devem ser realistas, ou seja, possíveis de serem alcançadas. Caso contrário, o efeito da iniciativa pode ser o inverso do desejado.

2. Forneça ferramentas e infraestrutura requerida

Essa é uma premissa básica.

Afinal, sem infraestrutura e sem os materiais necessários é praticamente impossível realizar um bom trabalho.

Esses recursos são indispensáveis para melhorar a concentração e aumentar a produtividade da equipe.

Mobiliários ergonômicos, apoio para os pés, boa iluminação, temperatura adequada, entre outros, não são usados apenas para deixar o ambiente mais confortável.

Eles também servem para evitar lesões e afastamentos por acidentes de trabalho.

Empresas que se preocupam em fornecer tais itens percebem facilmente a diferença na qualidade e na agilidade da entrega dos resultados de suas equipes.

Afinal, com as ferramentas apropriadas e uma boa infraestrutura, os profissionais podem aplicar seus esforços nas tarefas que realmente importam.

3. Agilize o fluxo do trabalho

Agilizar o fluxo de trabalho envolve uma série de ações relativamente simples, mas que podem aumentar a produtividade da equipe.

Para tanto, é preciso confiar nos colaboradores e dar a eles mais liberdade para que exerçam sua autonomia e sua criatividade.

Práticas como marcar reuniões em horários que sejam convenientes para todos, e utilizar a tecnologia para acelerar os procedimentos internos e externos podem fazer a diferença no dia a dia.

Banner Horizontal Aplicação LP MAGIC Powered by Rock Convert

Para esse fim, ainda é possível avaliar a real utilidade de algumas tarefas, verificando se elas agregam valor ou não, para que, desse modo, possam ser reduzidas ou extintas do cronograma. Assim como diminuir a burocracia, eliminando o envio de relatórios de atualização, formulários, mensagens e e-mails desnecessários.

4. Realize reuniões regulares e produtivas

Não há como negar que, para o bom andamento de um projeto, as reuniões são necessárias.

Com elas é possível alinhar os objetivos e os próximos passos a serem seguidos, compartilhar as realizações e melhorar os pontos que estão precisando de ajustes.

Realizar reuniões é como garantir que todos do time estejam na mesma página. Dar aos colaboradores a compreensão do que é realizado, incentiva-os a prosseguir trabalhando em conjunto para alcançar o objetivo em comum.

O cuidado, aqui, deve ser para não exceder o número de reuniões.

O ideal é marcar poucos encontros, mas garantir que a agenda de todos os participantes esteja reservada para os dias e horários combinados.

Envie sempre uma agenda com os tópicos que serão discutidos e o produto final da reunião. Ao final da reunião, verifique se a agenda e o produto final foram alcançados.

5. Fomente uma cultura de feedbacks

Cada vez mais as empresas se conscientizam da necessidade de feedbacks.

Se antes eles eram vistos de forma negativa, como o momento da bronca, do puxão de orelha, atualmente eles são solicitados pelos próprios colaboradores.

Fomentar essa cultura é dar abertura para que as trocas sejam feitas de forma vertical (de líderes para liderado e vice-versa) e horizontal (entre colaboradores).

Isso permite que se construa uma relação de confiança entre a equipe, bem como entre profissional e empresa.

Os feedbacks são a melhor forma de reconhecer o bom trabalho executado por um funcionário e também são o modo mais rápido de detectar e corrigir alguma falha. Esse fato é bom tanto para a evolução do profissional quanto para a melhoria dos processos de uma forma geral.

6. Incentive a organização da equipe

Para aumentar a produtividade da equipe, é preciso compreender que ela está diretamente atrelada à estrutura da empresa.

É difícil realizar um bom trabalho em uma mesa desorganizada.

Assim como uma mente agitada e cheia de preocupações não conseguirá manter o foco no que realmente precisa.

Um sistema organizado promove respostas adequadas a cada função. Por isso, é preciso dar ênfase ao que realmente importa, elencando a relevância de cada tarefa.

Dessa maneira, é possível saber o que deve ser realizado no início do dia, no meio da tarde ou o que pode ser deixado para o dia seguinte.

Manter uma agenda e consultá-la ao longo do dia, da semana e do mês é criar uma estrutura sistematizada e confiável que permite ao profissional se concentrar no que faz e realizar suas tarefas com eficácia.

No âmbito empresarial, organizar significa mapear, analisar, padronizar e otimizar a produção. Assim, viabiliza-se a redução de custos, pois torna-se mais fácil identificar e eliminar desperdícios, retrabalhos e improvisos.

Pronto para aumentar a produtividade da sua equipe?

Aumentar a produtividade de uma equipe é uma tarefa que exige uma visão mais humanizada dos colaboradores.

É preciso ouvir o que eles têm a dizer e entender que o objetivo das ações vai além do cumprimento das metas.

Para engajar a equipe se faz necessário promover um ambiente positivo e fazer com que os profissionais se sintam parte integrante dele.

Tudo começa com a definição das metas, mas esse é apenas o princípio de uma longa jornada.

Ao longo de todo o caminho, você pode contar com a Waggl, uma ferramenta de crowdsourcing que ajuda a ouvir a voz dos seus colaboradores e levar sua equipe em busca dos objetivos da organização.

Este artigo foi útil para você?

Deixe sua opinião nos comentários e nos ajude a produzir conteúdos cada vez mais relevantes para você e para sua empresa!

Banner Horizontal Aplicação Talentos Powered by Rock Convert